Análise | FIFA 18 – EA melhora sutilmente o jogo. Será o suficiente?

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Todos anos, a mesma história. PES e FIFA chegam com novas versões. Konami e EA brigam por nossa atenção enquanto a pelota rola nos gramados verdes (um mais verde que o outro) e cabe a nós, jogadores, decidir qual é o melhor para nós. Tudo funciona com base nos gostos e opções que cada jogo nos traz. Até que no final das contas o coração acelera mais forte com algum dos dois jogos, seja pela emoção das partidas ou pela irritação que cada jogo nos causa.

Já falamos de Pro Evolution Soccer aqui, em nossa análise. Agora é a vez de FIFA. Assim como no futebol da Konami, testamos por diversas vezes inúmeras builds de FIFA 18, até que finalmente pudemos testar por muitas semanas a versão final. Agora é a hora da verdade.

O técnico resolveu mudar a defesa

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De cara a maior mudança de FIFA 18 está relacionada a maneira que defendemos. De uma forma mais manual, não adianta mais apenas ficar apertando o botão de bote no momento certo. É necessário usar muito o L2/LT para que o seu jogador entre num estado de atenção e cerque o adversário. Mas claro que vai depender também da direção que você faz o jogador se mover. O negócio é acabar com o espaço do adversário sem cair em seus dribles. Ainda assim, somente desta forma é muito fácil de ver o adversário superando a sua defesa, o que exige que jogadores que querem levar o game a sério, tenham que aprender a defender usando a ajuda de mais um marcador, através do R1/RB. Assim, a máquina marca e você sobra pra marcar quem vai receber o passe. Sucesso!

A dinâmica de defesa realmente alterou a maneira com a qual FIFA se comporta. Apesar de na maioria dos fundamentos o jogo se parecer demais com FIFA 17, há uma boa diferença em como a bola rola. Se antes a disputa ocorria no meio campo, agora o embate ocorre de área em área. Ou seja, é muito mais fácil passar tocando e chegar na área adversária. No entanto, para se infiltrar na defesa e chegar na área a ponto de definir uma jogada, as coisas mudam muito. É preciso ter passe de bola, muita atenção pra escolher bem os jogadores. Dribles à toa não são bem vindos e as chances de perder uma bola boa por bobagem são altíssimas. As mudanças no sistema defensivo são muito bem vindos, mas às vezes irrita ver o jogo fluindo muito rápido de um campo para outro.

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Chutou e é gol?? Olha esse goleiro…

FIFA 18 tem uma mudança substancial nos chutes dos jogadores. De fora da área há sempre muitas chances de sucesso. Na segunda semana de vida do game a EA lançou um update e mudou algumas coisas. Os chutes voltaram a ser mais normais e os goleiros ficaram ligeiramente mais ágeis, o que garantiu que tudo voltasse ao normal. Mas voltar ao normal aqui significa ser igual ao FIFA 17. Então, na tentativa de melhorar o sistema de definição de jogadas, a EA acabou fazendo com que o sentimento de FIFA 18 seja muito parecido com FIFA 17.

Obviamente que não seria legal manter os goleiros fracos que a versão de lançamento possuía. Mas seria bom se pudessem ter mantido as mudanças e melhorado os goleiros. Ainda assim FIFA 18 se sai melhor que PES nos chutes, tendo mais potência e mais realidade na hora que estes tipos de lances acontecem. Os chutes com R1/RB continuam mortais, mas é preciso aprender a utilizá-los para não desperdiçar grandes chances. Na cara do goleiro estes chutes tendem a não dar mais tão certo, pois a reação melhorada dos porta redes faz com que a defesa seja bem possível de acontecer.

Passa essa bola! É falta juiz!! Ele deu escanteio? Apita direito!

Em FIFA 17 o passe de bola rápido ganhava jogo. Com as assistências que o game traz, basta escolher um lado e o toque vai, praticamente perfeito. Esse ano está ainda mais fácil avançar com passes ligeiros. Tem momento que é lindo de ver, e em outros momentos passa a sensação de que falta realidade. Isso é um dos fatores que permitem chegar na área adversária tão rapidamente ao ponto de parecer um Pinball e não um jogo de fuebol.

As bolas paradas estão idênticas às do ano passado, pelo bem e pelo mal. As cobranças de faltas são de lua, às vezes vão exatamente como quando você está no treinamento e às vezes vão ridiculamente mais forte do que você pediu. É estranho como isso ocorre e vem acontecendo por várias vezes em FIFA. Talvez seja uma forma de evitar que saiam muitos gols de falta. Os escanteios continuam com aquela bolinha amarela que devemos direcionar dentro da área. É bom e não é, eu particularmente prefiro o sistema clássico onde damos a força e direção através do direcional. Cruzar no primeiro pau com uma bola forte e mais baixa ainda é a melhor opção.

O juiz é praticamente o mesmo do ano passado. Temos árbitros que apitam direito, outros que invertem laterais, escanteios e tiro de metas. Na área ocorrem mais faltas de ataque que antes. Por diversas vezes o jogo parou em trombadas que no FIFA 17 o jogo seguia.

FUT e modos online

FIFA brilha muito com o FIFA Ultimate Team e esse ano não é diferente. Não temos tantas mudanças assim, mas com todos os jogadores atualizados, mais opções de cartas e os jogadores clássicos, tudo ganha ainda mais valor. O FUT Champions e a Weekend’s League são extremamente bem disputados e é impossível não gostar destes modos. Agora temos também novidades para jogar de 1 jogador, com o Squad Battles. Semelhantes a tarefas diárias e semanais de jogos que tentam nos manter ligados à eles com frequência, este modo nos coloca frente a frente com elencos de grande poder. Se vencermos, ganhamos moedas e pacotes de cartas, de uma forma semelhante ao FUT. É uma boa opção para variamos a jogatina e conseguir mais cartinhas.

Além das temporadas online, o Pro Clubs e os modos offline, como a carreira, temos ainda o modo cooperativo, que é um dos que mais jogo. A conexão melhorou bastante se comparando com FIFA 17 e passamos por poucos problemas neste modo. No geral, FIFA 18 traz muitas coisa pra fazer, muitas tarefas bacanas (até tinha esquecido do modo de construção de elenco) e tudo roda muito bem online.

Alex Hunter está de volta!

Desde o ano passado que fomos agraciados com o modo história de FIFA, apresentando Alex Hunter. O menino começou na Premier League e este ano é uma das grandes promessas do futebol. A história melhorou bastante, ganhou um tom mais dramático. Podemos jogar com outros players, além de Hunter, e é muito legal como todos possuem um grande carisma. Chega um momento que podemos inclusive escolher um jogador para fazer parte do time, e a escolha se divide entre 3 grandes estrelas. O jogador que passa a fazer dupla com Hunter começa como um rival e aos poucos cabe a você, dentro e fora de campo, melhorar seu relacionamento com a grande estrela.

As escolhas são sempre bacanas, mas no final das contas não mudam muito o que ocorre na história. O que muda mesmo a história é o seu desempenho dentro de campo, que pode definir o rumo da carreira de Hunter. Jogadores conhecidos da galera, como Henry, Ferdinand e tantos outros aparecem no caminho de Hunter e é bem interessante ver o desenrolar dos fatos. Hunter não somente tem que se preocupar com seu desempenho dentro de campo, como também agora tem uma grande surpresa familiar e pessoal.

Apesar de ser melhor que do ano passado, a carreira com Alex Hunter ainda não está perto do que a 2K faz com NBA 2K18. Mas a EA está no caminho certo pra fazer a história de Alex Hunter ser cada vez mais querida entre os jogadores de FIFA.

1×0 pro FIFA 18

FIFA ainda é o melhor jogo de futebol que temos disponível para PS4, Xbox One e PC (não testamos a versão Switch, Xbox 360 e PS3). No entanto, dá pra perceber que a falta de capacidade da Konami em melhorar o seu jogo de futebol, coloca a EA numa posição em que ela pode mudar pouco entre um ano e outro que acaba atendendo a necessidade dos jogadores. A concorrência é ótima neste estilo game, mas quando uma das partes não consegue fazer direito, a outra só se preocupa em manter o que vinha fazendo de bom. Não há um desafio em realmente melhorar o jogo a cada ano.

Não que FIFA 18 seja ruim, mas sinto que poderia ser melhor. Ainda temos alguns problemas de inteligência artificial, passes automáticos demais e erros bobos na mecânica do jogo. A bola rola muito mais solta em FIFA 18. O game é melhor que FIFA 17, mas por pouco. Em comparação com PES 2018, há uma grande diferença entre um jogo e o outro. A EA vence com vantagens por ter acertado nos games anteriores e por conseguir manter um bom jogo. FIFA 18 é divertido, desafiante e emocionante, com poucos momentos de irritação. É um game que vale a pena se dedicar. Mas como sempre falamos, vai do gosto de cada um.

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8 respostas

  1. Eu fico impressionado como na maioria da analises vcs não tocam nos problemas principais do jogo, o sistema defensivo do Fifa 18 chega a ser uma piada, zagueiros que não fazem a cobertura, quando há um lançamento os defensores parecem que travam antes de correr atrás do atacante, parecendo até que se trata de algo feito de propósito pela IA do jogo para favorecer o ataque, e os problemas de movimentação, é incrível como vc não aborda esse problema, o Fifa sempre prezou por movimentos realistas, sem dúvidas o Fifa vem perdendo isso, o que mais vemos nesse Fifa são jogadores “deslizando” em campo, movimentos bugados como jogador dobrar ou mesmo inverter o lado da perna no momento do passe ou finalização, parecendo ser um jogador de borracha, jogadores que deslizam em campo, da a impressão que o jogador está com patins nos pés, bola atravessando o corpo dos jogadores, entre outros problemas graves de movimentação, como jogador ficar olhando para o nada, entrar na bola de costas, entre outros. Incrível como vcs não abordam esses assuntos, os jogos de futebol estão muito abaixo do que poderiam ser sim, parece que só se pensa em gráficos, muito dessa estagnação se deve realmente a falta de concorrência, mas boa parte se deve a falta de senso crítico dos jogadores e principalmente de quem analisa os jogos e não tem a mesma exigência que teriam em jogos de outros estilos!

    1. Cara, entendo completamente teu ponto de vista. Tanto que não pegamos leve com PES. Mas o FIFA ainda é o mais coerente dos jogos de futebol. Todos esses erros que você falou, fora a zaga, eu percebo quando jogo com conexão de rede meio ruim. Os jogadores parecem deslizar e aparentemente há um problema nos FPS que cria essa sensação. Mas jogando offline ou com conexão boa, isso não acontece.

      A zaga não é ruim. Ela é diferente. É necessário ter mais atenção pra defender, segurar o L2 e diminuir o espaço. É questão de costume. Quando pega o jeito, o jogo muda por completo.

      Existem alguns problemas, como cotado na análise, mas não são tão graves assim. Tá mais fácil de fazer gol e os chutes são sobrenaturais muitas vezes. Mas não acho que seja essa tragédia toda não.

      1. Respeito sua opinião, mas tenho que discordar, os erros que mencionei não acontecem somente nas partidas online, aliás, pouco tenho jogado o Fifa 18 online, exatamente porque o jogo apresenta diversos problemas de conexão, mesmo tendo uma boa internet em casa, venho jogado mais de 80% do tempo offline, principalmente o modo carreira, e sim, os problemas são exatamente os mesmos, os jogadores parecem que deslizam em campo, o sistema defensivo parece que é feito para falhar mesmo, o jogo é feito para saírem gols, vc fala para usar o L2, pois é, eu uso isso desde o Fifa 13, só que nesse jogo nada funciona, vc aperta o L2 e o zagueira sai deslizando, entra de lado ou mesmo de COSTAS na marcação, e os demais membros da defesa parecem burros, eles abrem espaços, demoram para correr atrás do atacantes, etc. E detalhe, isso não acontece só comigo, os defensores da máquina fazem isso, será que a máquina também não sabe marcar??? Os placares das partidas revelam que algo está muito errado nesse jogo, são muitos gols, placares que não condizem com a realidade de uma partida de futebol, isso acontece no online e no offline, e acontece, inclusive com a máquina!

        Lhe aconselho que veja o vídeo do link, e veja que a própria EA fala que queria “piorar” a defesa no Fifa 18 para sair mais gols.

        https://www.youtube.com/watch?v=luUvKch1QGw&feature=share

    2. Abordagem perfeita! Este é o pior FIFA dos últimos anos… A zaga ficou ridícula, lenta, de movimentação quase nula. Um jogador rápido sem a bola não alcança um adversário veloz com a bola pq como vc disse, eles deslizam em campo, seja offline ou online! Não se trata de aprender a marcar para gostar do jogo, pois de nada adianta se o resto da zaga se comporta de maneira apática!
      E as finalizações extremamente perfeitas tiram completamente a graça do game.
      A Ea não se preocupa em melhorar isso, pq a Konami é incompetente na construção dos seus games e os fã boys de FIFA pouco reclamam, aceitam os jogos como são impostos!
      FIFA 18 tem poucos acertos e uma série de problemas muito maiores dos quais tenho certeza que não serão resolvidos!

  2. Pessoal bom dia, eu não sei se algum de vocês já notou, mas o FIFA 18 apresenta duas facetas, de manhã o jogo fica completamente lento, na parte da noite o jogo fica bem mais rápido. Eu já pensei que fosse por causa da Internet, mas noto isso até nos jogos offline. Na parte da manhã um passe para sair rápido tenho que pressionar forte no botao de passe, mas mesmo assim sai lento, e a noite sai mais fluido e sem esforço nenhum. Será que so eu noto isso? E noto que o adversário está acontecer tudo natural e rápido.

  3. O jogo apenas é uma merda. Eu quero passar um bom tempo jogando no UT e tou divisão 7 porque continuo pegando equipas com 86 de overall que me matam a jogar dentro do campo. Depois me metem equipas fracas para eu ficar com os pontos suficientes para ficar na divisão. 10 jogos e ter a sensação que os perdes todos tambem não deve ser bom de sentir. Eu sou atualmente divisão 1 de ut no fifa 17 e prefiro mil vezes do que este jogo que não vale uma merda. Cheio de problemas de defesa e ate jogadores sem velocidade apanham o cristiano ronaldo??? Que essa merda

  4. A inteligencia artificial do FIFA é uma bosta! Jogando o Modo Carreira como jogador, se estiver em início de carreira, pode ser o melhor em campo, artilheiro da liga, seleção da semana e líder em assistências… Mas mesmo assim, o técnico trata o jogador como iniciante e faz sua substituição ou as vezes nem te coloca na lista pra partida. Fico com muita raiva disso, uma coisa básica dessa. Um exemplo: Esse fim de semana comecei uma nova carreira, terminei a temporada como artilheiro, terceiro jogador com mais assistência, uma média de pontuação de 7,3… Mas mesmo assim, não consegui jogar uma partida completa… E na segunda temporada, ainda me deixam de fora de partidas e ainda sou substituído no segundo tempo… Nunca aconteceria no mundo real. FIFA precisa melhorar a inteligencia do jogo.

  5. É fato que a análise tem que ser realizada antes… Mas, depois de 7 updates (jogo no PC) é nítido a melhora na gameplay, principalmente na defesa… Falando de gameplay, gostava muito da jogabilidade do FIFA 14, principalmente a defesa, que era sólida e eficiente. No seu lançamento, também teve problemas, como o excesso de gols de cabeça, que também foram amenizados com atualizações…

    De qualquer forma, obviamente, longe da perfeição, mas, hj, janeiro de 2018, FIFA 18 é um bom jogo…

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