Análise | Little Nightmares – Sobreviver é a sua única saída

Little Nightmares

Compartilhe

Nascido das mentes dos talentosos produtores da Tarsier Studios, responsáveis por jogos icônicos e memoráveis como Tearaway Unfolded e Little Big Planet do PS Vita, Little Nightmares surpreende desde o princípio por se tratar de um jogo belíssimo em uma perspectiva lateral com um ambiente com profundidade, ou seja, é um jogo em 3D, mas jogamos como os clássicos games em 2D das antigas com uma dose maior de liberdade.

No jogo controlamos uma pequena garota que acorda em um local que balança como um navio, mas esconde segredos mirabolantes que vão desde pessoas modificadas, bebês, cozinheiros malucos e uma seita. Sem dizer uma única palavra, Little Nightmares fisga o jogador logo no primeiro momento e o que se segue é uma aventura que é bem curta, algo em torno de 5 à 6 horas, mas que será intensa.

Entendendo até onde pode chegar

- PUBLICIDADE -

A premissa de Little Nightmares é que enfrentemos nossos medos de infância e talvez por este motivo, jogamos na pele de uma personagem tão frágil, pequena e sem nenhum tipo de poder ou arma que deve usar o cenário como uma forma de escapar dos perigos que a cerca. Embora ela se mostre corajosa, Six (nome da personagem) não consegue lutar contra algo que a corrói por dentro, a fome.

Assim, diante de todos os perigos, devemos arrastar móveis para alcançar maçanetas mais altas que Six para adentrar em salas que nunca serão totalmente seguras. De começo parece que Six não conseguirá fazer muita coisa, mas em seus esforços para alcançar lugares inatingíveis por uma criança comum, acabam demonstrando que acima de tudo ela tem muita vontade de viver. Mas independente do que ela encontre no caminho, é necessário entender até onde ela pode chegar, caso contrário será melhor se esconder de baixo da cama.

- PUBLICIDADE -

Stealth misturado com terror e suspense



Publicidade



Quando digo se esconder de baixo da cama é no sentido literal, já que como Six é pequenina, ela cabe em qualquer lugar que sirva para escondê-la dos olhos dos inimigos, como em baixo de móveis, dentro de pequenas gaiolas e caixas e muito mais. Como a jogabilidade é simples e não temos armas, tentar sair correndo igual a um maluco geralmente resulta em mortes trágicas, então a solução mais inteligente na maior parte das situações é tentar passar despercebido, assim como qualquer animal menor do que você faria, afinal você só tenta capturar um rato ou matar uma barata quando algum deles acidentalmente aparece na sua frente, caso contrário é certeza que passarão despercebidos. Assim é Six.

As sombras são as melhores amigas de Six, por permitirem que ela percorra os caminhos bizarros durante praticamente todo tempo. Não fazer barulho pisando no piso de madeira e ao invés disso, andar sobre panos que escondem o sons dos passos da pequena garota é uma das melhores saídas para se manter vivo. Fazer um som em outra sala para que o inimigo passe correndo por você enquanto a pequena está escondida só esperando pela melhor oportunidade para correr desenfreadamente para sair da vista dos inimigos são alguns dos muitos exemplos de alternativa que o jogador possui para avançar no cenário. Ou talvez as únicas opções.

Clima TENSO

Little Nightmares é um jogo que podemos classificar como terror e suspense, tendo a ambientação como o maior trunfo do título. Cenários de madeira que fazem barulho por qualquer coisa, estátuas estranhas espalhadas pelo cenário, restos de comida e personagens totalmente feios e estranhos colaboram para que você queira tirar Six dali o mais rápido possível. A música nem deixa o clima tão medonho quanto poderia, mas faz muito bem o seu papel.

A atmosfera do jogo fica ainda mais rica com a forma que Little Nightmares conta sua narrativa, que mesmo não possuindo textos, vai te indicando o que pode estar ocorrendo naquele lugar. Ainda que você jogue o game inteiro, poderá ficar com muitas dúvidas daquilo que viu, como tudo ocorreu e se poderá realmente ter sido verdadeiro. A dúvida paira sobre o jogador a cada novo corredor, e ao chegar ao final não há como ficar alheio aos fatos. Little Nightmares brinca com nossas emoções ao criar situações diferentes, e mesmo com tão pouco tempo de jogo a experiência que o game nos proporciona é fantástica. Mesmo quem não curte muito games de terror deveria dar uma oportunidade para este, por se tratar de algo que, provavelmente, você não verá igual tão cedo.


Compartilhe

2 respostas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

LIVES

TODOS OS DIAS

O melhor conteúdo do mundos dos Games para você! São LIVES diárias com os melhores jogos de luta, Últimos Lançamentos, Notícias, Temporadas da “Guerra das Torres (Mortal Kombat)” e da “Guerra das Ruas (Street Fighter)” com os melhores players do momento e muito mais! É só colar e mandar aquele “Salve”