Forte tesoura no conteúdo
A Larian Entertainment enfim conseguirá lançar Baldur’s Gate 3 no Japão após diversos adiamentos devido ao controle de conteúdo.
No entanto, o lançamento no dia 21 de dezembro ocorrerá com diversos conteúdos censurados. A Spike Chunsoft (publisher responsável pelo lançamento no Japão) disse que cortará todas as cenas sexualmente explícitas.
Isso significa que os jogadores japoneses não poderão ativar conteúdo explícito no menu de opções, incluindo “exibição de órgãos genitais”, “exibição de nudez em cenas” e “ver cenas de sexo”.
Cabe ressaltar que existe a possibilidade de desligar a nudez nas demais versões do jogo. Porém, no Japão, o desligamento dessas cenas será obrigatório. Tudo isso para deixar Baldur’s Gate 3 enquadrado no Código de Ética da CERO em relação a “expressões proibidas”.
O anúncio da Spike Chunsoft também diz que o lançamento no Japão removerá a opção dos jogadores torturarem NPCs no Goblin Camp do Ato 1. Os cortes ocorrem mesmo com a classificação Z (a mais adulta de todas do órgão governamental japonês), mas as mudanças ocorrem para cumprir o Apêndice 3 do Código de Ética do CERO,
Este apêndice afirma que a expressão dos órgãos genitais e das relações sexuais, entre outras coisas como violência explícita, é estritamente proibido.