Battlefield 2042 traz a ação insana da franquia de uma forma desajeitada | Análise

EA Battlefield

Compartilhe

Battlefield 2042 nasceu em um trailer que pegou os fãs pelo coração e criou altas expectativas. Mas o tempo foi passando e o fato de o jogo não ter uma campanha dividiu muita gente. Afinal, pagar o valor completo de um game em lançamento com a sensação de ser incompleto afastaria de forma muito natural diversos jogadores que gostam de uma boa história em meio a guerra. 

Porém não havia mais o que fazer e essa seria a proposta do jogo. A Dice tentou criar um grande playground com muita coisa que deu certo no modo online da franquia Battlefield. Mas será que há algum acerto que faça a BF 2042 ser marcante?

Battlefield 2042 é um show de tecnologia e… bugs?
- PUBLICIDADE -

Battlefield 2042 faz jus a franquia BF em diversos aspectos. Seu visual é estonteante e em nossos testes, na GeForce RTX 3080Ti, vimos um gráfico inacreditável para um jogo online. Claro que a força de nossa placa ajuda a empurrar o visual da engine Frostbite, mas há um belo trabalho do time da Dice em deixar tudo belíssimo e rodando muito bem. A parte sonora é incrível, misturando o som das armas, dos veículos, a gritaria e também a dublagem, que mesmo sem ter um modo história, está presente em diversos momentos no game.

Os acontecimentos no mapa, como o tornado, geram momentos icônicos onde até deixamos de buscar os objetivos e kills para presenciar tamanha destruição. Ainda que seja um jogo crossgen, a EA e DICE conseguiram fazer efeitos excelentes para tornar estes eventos especiais.

- PUBLICIDADE -

No entanto, assim como outros jogos da franquia, Battlefield 2042 chegou com muitos bugs. Passei por alguns engraçados e outros nem tanto assim, que mais irritavam do que qualquer outra coisa. Além de alguns loading times e travamentos estranhos. Recentemente o jogo recebeu um grande update que melhorou bastante coisa.

Escolha seu herói e não a sua classe em Battlefield 2042

Battlefield 2042

Uma das mudanças que fez alguns jogadores reclamarem é a falta de uma classe específica, para dar vez a personagens. Até há uma espécie de background em cada um deles, dando a entender que há um motivo para tudo que fazemos nos mapas. Contudo, ao mesmo tempo que isso simplifica as coisas para jogadores novos, que podem ver cada personagem como uma mera skin, fez Battlefield 2042 perder um pouco da profundidade de gameplay que as classes poderiam trazer.

Assim, temos uma escolha de design que pode simplificar demais o jogo para tentar abocanhar um novo público e talvez não tenha sido o melhor caminho. Particularmente não vejo problemas nisso, mas entendo as reclamações. 

Modos de jogo totalmente multiplayers e para todos os gostos em Battlefield 2042

Battlefield 2042

Sem uma campanha off-line e com história, Battlefield 2042 tenta ser um grande parque de diversões para quem gosta de um bom modo online. Cada um dos modos são muito divertidos, mas em alguns podemos sofrer para encontrar partida por falta de jogadores, já que são muitos modos diferentes e nem sempre existem tantas pessoas querendo jogar o que você quer jogar. 

Os modos são: All-Out Warfare, que traz consigo o Conquista e Ruptura em mapas enormes. O Hazard Zone e o Portal.

All-Out Warfare traz a melhor experiência em Battlefield 2042. Certamente é o tipo de competição mais impressionante que o jogo pode proporcionar, com 128 jogadores espalhados pelo mapa. Cada mapa tem diversos objetivos e você nunca para. É realmente uma guerra. Certamente será o modo de jogo que mais vai durar em BF 2042.

O Hazard Zone consiste em chegar em um local em busca de dados perdidos, junto com seu Squad. Contudo, outros squads possuem o mesmo objetivo e vão disputar o mesmo loot com você. Então é preciso sair do mapa com os dados obtidos a fim de ganhar recompensas. Guardadas as devidas proporções, este mapa lembra um pouco jogos como Hunt Showdown, com um jeitão de Battlefield

Por fim temos o modo Portal, que foi muito mostrado antes do lançamento. Além de ter dentro dele as experiências clássicas de Battlefield, como mapas e modos de jogo, os jogadores podem ir além. É possível criar partidas com suas próprias regras, deixando tudo muito divertido. Certamente um dos pontos altos do jogo.

Battlefield 2042 parece incompleto

Battlefield 2042

Mesmo que tudo seja lindo tecnicamente, praticamente todos os modos consistem em personagens sem características próprias. Assim todo mundo pode fazer de tudo e no fim não há vantagem ou desvantagem em montar um Squad com especialistas em alguma coisa. O que dita o rumo de tudo são as armas. Desta forma, dependendo da atualização que o jogo está, algumas armas serão mais fortes que outras, tornando-se as preferidas de todos os jogadores e deixando tudo ainda mais parecido. Ou seja, se uma LMG é a melhor arma, todo mundo vai buscar jogar com ela. Então não importa quem você escolhe, só a arma que ele carrega.

Há também o problema de que a progressão no jogo é sem graça. Subimos de level, ganhamos mais armas, mas não são tantas assim. Talvez o jogo receba mais opções com o tempo. Os equipamentos, tão característicos da franquia, também são bem limitados.

Battlefield 2042 falha ao não ter mais motivos pro jogador casual fazer parte da brincadeira. A falta da campanha é algo que sempre é discutido em jogos do gênero e faz uma falta danada. Não é à toa que a EA anunciou uma mudança gigante na franquia Battlefield por conta disso. 

Por diversas vezes, ao procurar partidas, o jogo me colocava em mapas iguais, dando a sensação de que haviam poucas opções. Ainda que os mapas sejam enormes, chega uma hora que você cansa de cair no mesmo lugar.

O melhor de Battlefield 2042 deveria ser lançado separadamente e de graça

Battlefield 2042

Hoje em dia temos muitos jogos que ganham muitos adeptos e rios de dinheiro sendo gratuitos com boas ideias. Fortnite é um grande exemplo. Battlefield 2042 tem o modo Portal como algo grandioso, ou que possui um futuro enorme. Contudo, por fazer parte do pacote do jogo, que um dia terá seu suporte encerrado e tem essa barreira de entrada limitadora que é o preço do jogo, fará com que o modo Portal também tenha um limite para crescer. Assim, vejo que a Dice e EA estão perdendo uma grande oportunidade de fazer deste modo Portal um Battlefield gratuito e em constante evolução. 

Mas não parece ser essa a ideia da EA e este grande modo, cheio de boas ideias, deve ficar preso neste que é um dos Battlefields mais questionado da geração. 

Conclusão

Battlefield 2042 é um baita jogo em escopo, mas não é em execução. Infelizmente a boa quantidade de modos não condiz com a simplicidade de algumas decisões do time de desenvolvimento. Embora o visual, som e gameplay sejam excelentes, como todos os Battlefield são, não é o suficiente para prender o jogador, que pode acabar gastando mais de R$ 300,00 para ter alguns dias de diversão, mas logo poderá abandonar e esquecer do jogo.

A decisão de fazer Battlefield 2042 totalmente online não foi acertada e com certeza uma campanha fez falta. Mas mesmo assim o sentimento de que estaria faltando alguma coisa não teria sido apagado.

Compartilhe

Uma resposta

  1. NOTA 7? ou vc tá maluco ou tá recebendo de alguém pra dar essa nota aí né!?. merece no máximo 4 e olha lá.
    O jogo simplesmente copiou ou outros jogos (APEX, Rainbow SIX e COD) , apenas para entrar nessa modinha de battle royale.
    Antes tivesse feito um battle royale a parte igual o Warzone, e mantesse a essência do BF nesse jogo novo
    Os bugs hoje em dia, o pessoal acha normal. lança o jogo de qualquer jeito e depois lança atualização pra resolver.
    Mas bugs que atrapalham a jogar, vai se ferrar né. O jogo crasha do nada, cara dentro de parede, arma trava e nao atira.
    300 conto nessa bosta e nem tem campanha single player. deve tá escrito OTÁRIO na minha testa, só pode…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

LIVES

TODOS OS DIAS

O melhor conteúdo do mundos dos Games para você! São LIVES diárias com os melhores jogos de luta, Últimos Lançamentos, Notícias, Temporadas da “Guerra das Torres (Mortal Kombat)” e da “Guerra das Ruas (Street Fighter)” com os melhores players do momento e muito mais! É só colar e mandar aquele “Salve”