Bethesda vs Imprensa: Todo mundo perde com a decisão da desenvolvedora

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É de praxe há anos que a imprensa especializada avalie com antecedência qualquer tipo de mídia. Acontece com filmes, séries e com os nossos queridos jogos. É normal receber, até mesmo no Brasil, jogos com uma ou duas semanas de antecedência, para que nós jornalistas, possamos fazer o nosso trabalho sem pressa e assim indicar, ou não, um bom produto para você, consumidor.

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Acontece que a Bethesda anunciou esta semana que a partir de Skyrim: Special Edition as coisas serão diferentes. Ao invés de receber o jogo para análise e realizar o um bom trabalho, a imprensa em geral, receberá os games da produtora um dia antes do lançamento, sem tempo hábil para avaliar o game antes dele ser lançado. O que isso pode mudar na sua escolha na hora de comprar um game?

Uma compra no escuro

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Geralmente você vai ao cinema após receber alguma indicação de um amigo, ler ou assistir reviews pela internet a fora. Mas há pessoas que vão ao cinema no escuro, para serem surpreendidas de forma positiva ou negativa com determinado filme. Mas aqui estamos falando de um produto que custa entre 15 e 30 reais. E se o mesmo for aplicado a um jogo, que hoje no Brasil custa mais de R$ 200,00 e que pode muito bem ser um jogo ruim?

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Se você for fã de determinada franquia, dificilmente vai querer esperar pelas análises e vai sair comprando o game sem antes ver a opinião daquele site que você mais confia. Mas sempre haverá um jornalista que possui uma visão semelhante a sua e é a opinião dele que pode pesar para você comprar ou não algum jogo, mesmo que você esteja aguardando por algum lançamento há meses. Sem a opinião das pessoas que você confia, como se arriscar a comprar um produto tão caro e que não venha a suprir a sua expectativa? Seria um tiro no escuro que pode, ou não, dar certo. Mesmo que muita gente torça o nariz para as análises de sites especializados hoje em dia, a grande maioria das pessoas se importam em saber se o jogo é bom ou não antes de sair comprando.

O que a Bethesda tem a dizer?

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Segundo o comunicado da empresa, após o lançamento de Doom, que foi enviado para a imprensa um dia antes do lançamento, o jogo se tornou um sucesso de crítica e público vendendo bem e sendo bem avaliado. Com isso, a Bethesda quer dizer que não está escondendo o jogo e maquiando o lançamento de seus jogos por conta do tempo que a imprensa tem para testar o game, a ideia da desenvolvedora é que todos, jogadores e imprensa, possam testar o produto ao mesmo tempo.

Porém, a Bethesda da a entender que Youtubers e Streamers poderão receber os jogos com antecedência, mas sob efeito de embargos que não possibilitarão aos profissionais da área falar sobre os jogos antes do lançamento.

Mais cedo neste ano nós lançamos Doom. Nós enviamos cópias para análise para chegar um dia antes do lançamento, o que causou especulações a respeito da qualidade do jogo. Desde então, Doom foi lançado como um sucesso comercial e crítico, e é agora um dos shooters melhores avaliados nos últimos anos. Com os lançamentos de Skyrim Special Edition Earlier e Dishonored 2 que se aproximam, nós vamos continuar nossa política de enviar cópias para análise um dia antes do lançamento. Enquanto nós vamos continuar a trabalhar com a mídia, streamers e YouTubers para suportar sua cobertura – tanto antes como depois do lançamento – nós queremos que todo mundo, inclusive aqueles da mídia, experienciem nossos jogos ao mesmo tempo.

Os reviews são positivos se lançados em um tempo hábil

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Você deve se lembrar do caso de Assassin’s Creed Unity, que foi o primeiro jogo da série da Ubisoft a ser lançado especificamente para a nova geração. No lançamento, Assassin’s Creed Unity tinha diversos problemas e bugs, o que alertou os consumidores, que decidiram se comprariam ou não o jogo com diversos defeitos. A Ubisoft, pressionada pelo que a imprensa divulgou, tratou de correr atrás e arrumar os problemas do jogo logo em seguida, tanto que durante os primeiros dias de lançamento já tínhamos atualizações sendo lançadas para o game.

Imagine se Unity tivesse sido lançado sem a imprensa testar o game antes para alertar o consumidor. Todo mundo compraria o game e perceberia, por conta própria, os defeitos que o jogo possuía, e a Ubisoft iria tomar alguma atitude para criar patchs muito tempo mais tarde.

Qual a sensação que fica?

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Quando Battlefield 1 foi lançado, as análises já estavam no ar na maioria dos sites especializados em games. Sabemos muito bem como o jogo da Dice e EA era aguardado, e após as análises positivas o consumidor que já tinha certeza sobre sua compra, adquiriu Battlefield 1 sem medo. Àqueles que tinham dúvida sobre sua compra decidiram comprar, e até mesmo quem nem estava aí pro jogo viu a onda positiva em torno do título, tanto pela imprensa quanto pelos jogadores que compraram no lançamento, que muitos devem ter decidido entrar na mesma onda e compraram o jogo.

Outro exemplo foi Mafia 3, que se tornou um dos títulos mais aguardados do ano, mas ao ser analisado pela imprensa, se demonstrou um jogo diferente do prometido, alcançando uma qualidade abaixo do esperado. Sem dúvida alguma muitos consumidores deixaram de comprar o game por conta disto. Mas a culpa das falhas no game são da imprensa ou da produtora?

Não dá pra imaginar isso acontecendo com os jogos da Bethesda, caso ela persista realmente seguir este caminho. Fica a sensação de que a empresa não está querendo ter seus planos de venda arruinados pela imprensa, quando na verdade tudo depende unica e exclusivamente da qualidade de seus jogos. Se Skyrim Special Edition ou Dishonored 2 forem tão bons quanto prometem, qual é o receio?

A Bethesda deveria deixar de ignorar os sites e canais do Youtube que tanto divulgam seus jogos através de trailers e notícias durante todo o ano e colaborar para que nós, jornalistas, possamos fazer nosso trabalho em tempo hábil. Isso é bom para a indústria, para os jogadores e para as desenvolvedoras, desde que elas façam a parte delas de forma correta e nos entreguem jogos com boa qualidade. Afinal, os games são comparados ao cinema, mas custam seis vezes mais. O consumidor tem o direito de saber se está pagando por algo que realmente cumpre o que promete, ou contar com elementos suficientes que possam embasar a sua decisão de compra.

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