Call of Duty voltou a dominar as manchetes em novembro de 2024 com o lançamento de Black Ops 6. O impacto foi imediato: recorde de jogadores e um marco para o Game Pass da Microsoft. A estratégia de colocar o título no serviço desde o dia 1 se mostrou ousada e, inicialmente, bem-sucedida.
Segundo dados da Ampere, cerca de 33,7 milhões de pessoas jogaram Call of Duty naquele mês — um salto de 13 milhões em relação ao ano anterior. A Microsoft também registrou seu maior dia de novos assinantes para o Game Pass com esse lançamento.
Apesar do sucesso inicial, os dados analisados pelo site The Game Business indicam um declínio significativo nos meses seguintes. Em março de 2025, o número de jogadores ativos caiu para 20,6 milhões — abaixo do mesmo período em 2023. Além disso, a participação do Xbox entre os consoles utilizados para jogar caiu de 47% para 37%.
A Circana reforça esse cenário: em novembro, o Xbox liderava com 47% da base ativa de Call of Duty, mas em março, ficou empatado com o PlayStation, ambos com 33,3%. Ainda assim, a participação do Xbox se manteve acima da registrada em 2023, quando era de 32,5%.
Game Pass continua relevante para o Xbox
Mesmo com a queda nos números da franquia, o Game Pass se mostrou resiliente. As assinaturas cresceram 11% no primeiro trimestre de 2025 em relação ao ano anterior. Além disso, a Microsoft continuou investindo em seu catálogo, incluindo jogos como Indiana Jones e o Grande Círculo, Avowed e futuras apostas como Doom, Gears of War e The Outer Worlds.
A grande dúvida agora é se os jogadores que entraram por causa de Call of Duty continuarão ativos no serviço. Para a Microsoft, o foco está em ampliar a descoberta e incentivar a diversificação de jogos dentro da plataforma.
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