CD Projekt, dona de Cyberpunk e The Witcher, suspende vendas de seus jogos na Rússia e na Bielorrússia

Compartilhe

CD Projekt Red decide suspender vendas físicas e digitais de seus jogos

A invasão russa da Ucrânia criou ondas em toda a indústria. Nos últimos dias, vimos empresas como a Apple interrompendo o fornecimento de seus produtos na Rússia, além de estúdios de videogames, como a EA, removendo os times russos de jogos como FIFA 22 e NHL 22. Agora, a CD Projekt Red, estúdio por trás de franquias como The Witcher e Cyberpunk 2077, anunciou que irá suspender a distribuição de seus jogos no país.

Em uma carta postada no Twitter, o estúdio anunciou um esforço maior para dar apoio à Ucrânia. Isso começa com o fim de todas as vendas de jogos da CD Projekt Red na Rússia e no aliado da Rússia, a Bielorrússia. Para esse efeito, a CD Projekt está atualmente trabalhando com seus parceiros de distribuição para retirar sua biblioteca de jogos, incluindo Cyberpunk 2077 e a franquia Witcher, das plataformas digitais. Também está trabalhando para interromper as remessas de cópias físicas dos jogos para os dois países. 

- PUBLICIDADE -

A decisão também envolve o GOG, sua plataforma de distribuição digital de jogos sem DRM. Quanto ao motivo pelo qual a CD Projekt decidiu tomar essa decisão, ela diz claramente que a empresa “mantém-se firme com o povo da Ucrânia”. A CD Projekt diz que, embora não aspire ser uma entidade política, acredita que “entidades comerciais, quando unidas, têm o poder de inspirar mudanças globais”. Vale lembrar, no entanto, que a empresa já doou mais de US$ 240 mil a entidades que trabalham diretamente com esforços humanitários dentro do país.

Em seguida, veja o comunicado:

“À luz da invasão militar russa em nosso país vizinho da Ucrânia, até novo aviso, o Grupo CD Projekt RED tomou a decisão de interromper todas as vendas de nossos jogos para a Rússia e a Bielorrússia.”

A invasão e guerra da Rússia e da Bielorrússia com a Ucrânia começou em 24 de fevereiro e continua em andamento. Dezenas de estúdios de jogos em todo o setor fizeram declarações claras em apoio à Ucrânia, fizeram doações substanciais ou foram além, como a CD Projekt fez. Assim, para um exemplo, a 11Bit Studios, responsável pelos jogos Frostpunk e This War of Mine, anunciou que vai passar a direcionar temporariamente seus ganhos para a Cruz Vermelha, que atua na Ucrânia.

As ações foram tomadas um dia após o Primeiro Ministro da Ucrânia, Mykhailo Fedorov, pedir para que “todos os desenvolvedores de jogos” temporariamente suspendessem suporte na Rússia e Bielorrússia. Segundo ele, todas as empresas “que dão apoio aos direitos humanos” precisam deixar os mercados do país o quanto antes. A CD Projekt Red é a primeira grande desenvolvedora AAA a suspender as vendas de games nos países, e será interessante ver quem mais irá aderir ao movimento, no entanto.

- PUBLICIDADE -

Por fim, o que você achou desta notícia? Comente abaixo e compartilhe conosco sua opinião! Em seguida, não se esqueça de se inscrever em nosso canal do YouTube e seguir o Combo Infinito nas redes sociais para mais notícias FacebookTwitterInstagram.

Fonte: VGC

Em seguida, veja as últimas notícias:

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

LIVES

TODOS OS DIAS

O melhor conteúdo do mundos dos Games para você! São LIVES diárias com os melhores jogos de luta, Últimos Lançamentos, Notícias, Temporadas da “Guerra das Torres (Mortal Kombat)” e da “Guerra das Ruas (Street Fighter)” com os melhores players do momento e muito mais! É só colar e mandar aquele “Salve”