Crítica | Batman: O Retorno da Dupla Dinâmica homenageia série de 66 com muito humor

Compartilhe

Santo crítico de cinema Batman!

Hoje em dia, ao ouvir falar do nome Batman, sua cabeça automaticamente te leva pra uma Gotham City chuvosa, com Bruce Wayne bebendo um caro Whisky em frente a uma parede de vidro, que escoa lentamente a água antes de ela encontrar o chão, que um dia os pais de Bruce pisaram, na mansão Wayne. O Batman de hoje é preocupado, melancólico, triste e preocupado se as pessoas sangram.

- PUBLICIDADE -

Não deixa de ser legal esse clima dramático do Cavaleiro das Trevas, porém o morcegão é um dos poucos personagens em qualquer tipo de mídia que conta com dois tipos de vertentes, sendo o Cavaleiro das Trevas e as histórias de Batman & Robin. Santa Dupla Dinâmica!

A Série de 1966

batman-o-retorno-da-dupla-dinamica-01

Em 1966 nascia uma série de comédia totalmente inesperada, que infelizmente, durou pouco tempo. Com 60 histórias, sendo elas divididas em dois episódios, em um total de 120 capítulos, a série Batman, que também ficou conhecida como Batman & Robin marcou uma época e uma geração com uma sátira das histórias em quadrinhos do icônico personagem da DC. Com um Batman que foge totalmente do ideal, Adam West tinha as melhores teorias que um super herói poderia ter, as melhores tiradas e as melhores soluções para situações não solucionáveis. Acompanhando sua forma maluca de agir e seu físico totalmente despreparado para o papel, estava Robin, interpretado por Burt Ward, que até hoje tem suas frases repetidas por muitas pessoas, sempre iniciando com “Santa” alguma coisa Batman! A dupla tinha tanto carisma e entrosamento, que a série, que se chamava Batman, é mais conhecida como Batman & Robin.

- PUBLICIDADE -

Havia um humor diferenciado na série, que trazia situações inesperadas e que acabavam sendo engraçadas de tão idiotas que pareciam ser, O Comissário Gordon por exemplo não fazia nada, apenas usava o símbolo do morcego nos céus ou pegava o telefone vermelho e ligava para o Batman, ficando totalmente dependente do herói. Quando Batman chegava na delegacia para discutir os planos maléficos dos temíveis vilões de Gotham, suas teorias malucas era vistas como algo inteligentíssimo e Gordon, junto com o policial O’Hara, ficavam “Nossa, como não pensamos nisso antes?”. Os vilões da série eram muitos, como toda história do Batman, e o Coringa de Cesar Romero, com sua cara de maluco e risada maléfica são lembrados até hoje.

Isso sem falar da Feira da Fruta. Não conhece? Faz uma busca no Youtube que você vai entender.

O Retorno da Dupla Dinâmica

batman-o-retorno-da-dupla-dinamica-06

Eis então que numa ideia genial, a Warner conseguiu trazer de volta não somente o clima da série para o nosso tempo, como também o elenco original (que ainda vive) para um filme que conta mais uma história da Dupla Dinâmica. Batman: O Retorno da Dupla Dinâmica é a mais nova animação da produtora, e conta com Adam West, Burt Ward e Julie Newmar nos papeis de Batman, Robin e Mulher Gato, respectivamente. Transformar o clima da série em um filme foi excelente, tanto pelo humor ímpar que existia no formato e que não se repete em nenhum outro material do Batman, quanto por conseguirmos ver e ouvir Adam West e Burt Ward como os dois heróis.

Os demais dubladores fazem um ótimo trabalho na tentativa de reproduzir as vozes dos atores que já faleceram, como Cesar Romero (Coringa), Burgess Meredith (Pinguim) e Neil Hamilton (Comissãrio Gordon).

Bat-Possibilidades

batman-o-retorno-da-dupla-dinamica-04

O Retorno da Dupla Dinâmica é tão divertido quanto a série da década de 60, com a mesma pitada de humor e as mesmas características. O trabalho de animação dos filmes da DC é excelente e aproveitaram muito bem os recursos pra misturar os conceitos da série antiga com o que seria possível se realizar, levando aquelas histórias para um mundo mais fantasioso e com mais efeitos. Os diálogos continuam impagáveis, o roteiro é bem amarrado e toda hora tem uma reviravolta maluca acontecendo.

A animação é uma forma de ir além e dar ainda mais vida para personagens tão queridos e cheios de carisma, de uma maneira que nunca pudemos imaginar. Uma série da década de 60 não poderia ter metade dos acontecimentos que surgem na animação, tamanha a habilidade que o estúdio teve em se aproveitar da tecnologia para levar o ambiente da série ainda mais além.

Humor acima de tudo

batman-o-retorno-da-dupla-dinamica-05

Não há do que reclamar em Batman: O Retorno da Dupla Dinâmica. A não ser que você vá para o cinema desavisado, se você conhece a série de 66, o trabalho de Adam West e companhia, tudo que você verá na tela vai te divertir e fazer rir, mesmo que você perceba que as piadas são forçadas, tipo aquelas que seu tio faz no natal com o pavê. Há uma inocência enorme no roteiro, pro lado positivo, que diverte na menor intenção possível de piada. É incrível ver um trabalho ser lembrado durante décadas e receber uma nova roupagem como essa, de uma maneira tão bem executada e fiel.

Batman: O Retorno da Dupla Dinâmica é obrigatório pra qualquer fã do Homem Morcego e ainda mais obrigatório se você conhece a série da década de 60. Com humor afiado e vozes originais (em inglês), a fidelidade é o ponto mais alto, junto com o humor único e imprevisível. Ver este filme no cinema foi uma experiência bem diferente, que você também pode ter no dia 10 de outubro, quando o Cinemark, em parceria com o site Omelete, vai exibir o filme em 46 cinemas. Mas fique ligado, pois será apenas no dia 10 de outubro e nem um dia a mais. A versão em home vídeo já estará disponível no dia 12 de outubro nas lojas digitais, enquanto que a versão física chegará mais pra metade do mês.

Compartilhe

3 respostas

  1. Não acredito que eu vi isso Robin,não acredito que eu vi isso, você é de um menino Robin.
    Agradecido vou te botar no colégio interno

  2. Faltou somente mencionar a dublagem brasileira da animação, que conta com o Márcio Seixas no retorno do papel que tanto o marcou nas últimas décadas. Mas apesar disso, a crítica foi excelente e bastante informativa.

    1. Valeu Leonardo! A versão que vimos no cinema estava legendada, então não tínhamos como avaliar a dublagem. De todo modo, ótima informação. Volte sempre!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

LIVES

TODOS OS DIAS

O melhor conteúdo do mundos dos Games para você! São LIVES diárias com os melhores jogos de luta, Últimos Lançamentos, Notícias, Temporadas da “Guerra das Torres (Mortal Kombat)” e da “Guerra das Ruas (Street Fighter)” com os melhores players do momento e muito mais! É só colar e mandar aquele “Salve”