Crítica| Tolkien é um filme do Senhor dos Anéis nunca antes visto

Compartilhe

Tolkien foi um gênio, isso ninguém pode dizer o contrário. O cara teve uma vida dura e conseguiu vencer muitos obstáculos e chegou a um lugar que é para poucos. O filme biografia de um dos maiores escritores da história da humanidade conta muita, mas muita coisa interessante.

Uma flor no lixão

Tolkien e a primeira "Sociedade do Anel"

- PUBLICIDADE -

Tolkien, ou melhor, J R R Tolkien, foi, sem dúvida, um dos grandes personagens do século passado. Suas obras ecoam até hoje, sendo usadas como referência em quaisquer universos de fantasia. Mas o como tudo começou, pode explicar um pouco da magia que o inglês tinha em sua mente.

Jon Ronald viveu uma parte de sua vida na África, onde cresceu em um ambiente calmo e ameno. Cedo, seu pai faleceu, fazendo com que sua mãe e seu irmão pequeno voltassem para a Inglaterra. Não passou muito tempo e sua mãe também o deixou. A sorte do garoto e seu irmão, que obtiveram uma ajuda providencial da igreja. Dessa maneira, puderam ser “cuidados” por uma senhora rica, que os proporcionava conforto e uma das melhores escolas da Inglaterra.

Aí que vimos um grande prodígio da humanidade nascer. A Chegada do garoto mexeu com toda a sua classe, causando inveja nos seus colegas, chegando até a sofrer bullying. De toda forma o menino segurou firme e conseguiu fazer amizade com aquele que te perturbava.

- PUBLICIDADE -

A Magia da vida de Tolkien

Além de ter um cérebro privilegiado, Tolkien teve oportunidades que são para poucos. Não apenas por estudar em colégios ótimos, o rapaz teve grandes amigos que estimulavam sua mente. Sua mãe, antes de falecer, foi uma das grandes incentivadoras da criatividade de seus filhos, pois na maioria das noites contava histórias de maneira performática e muito interessante. Vale destacar que o menino tinha um gosto peculiar por livros, tendo como suas principais leituras, mitologias antigas.

De várias outras formas, a vida contada do autor, mostra que tudo o que ocorreu em sua vida o fez trabalhar em sua mente e criar as coisas espetaculares que já conhecemos. Claro que no filme vemos algumas ideias ficcionais, porém, quem conhece um pouco da vida dele, sabe que sua trajetória influenciou diretamente nas aventuras.

A 1ª Guerra Mundial – Tolkien conhece Mordor

Um paralelo muito interessante que o filme traz é a passagem do escritor pela 1ª Guerra Mundial. Esse foi um dos grandes gatilhos para desenvolver o verdadeiro inimigo em seus livros. Tolkien lutou, não por muito tempo, mas o suficiente para sentir o terror e a morte ao seu lado a todo momento.

Foi no campo de batalha que deu-se início a uma amizade muito conhecida dos leitores e espectadores de Senhor dos Anéis. Também foi durante os horrores da guerra que vimos várias ideias nascendo da cabeça do, então, soldado.

Tolkien, em um certo momento da vida, se vê em um dilema terrível, no qual precisa fazer escolhas bem difíceis que decidirão o destino da sua felicidade. Todos esses momentos pesados, fizeram-no crescer como pessoa, logo, aparecem de uma maneira ou de outra, em suas histórias.

O Verdadeiro Gênio

Tolkien em sua mesa

Antes de ir para a Guerra, Tolkien cursou uma das faculdades mais prestigiadas do mundo, Oxford. Foi lá que conheceu professores magníficos, que o fizeram incrementar sua paixão por idiomas. Até aquele momento, o rapaz já tinha inventados palavras, dialetos, um idioma completo com até estruturas verbais prontas, mas faltava uma coisa – os significados.

Foi então que professor Right e com uma ajuda de leve de sua amada, aconteceu o que já sabemos. O escritor conseguiu desenvolver raças, criaturas, línguas, continentes e tudo mais.

Tornou-se uma importância enorme na faculdade muito cedo, mas faltava colocar toda aquela magia que tinha em sua mente, no papel.

O Senhor dos Anéis que nunca vimos

Independente de ter uma pitada de ficção, Tolkien nos traz uma visão de como senhor dos anéis foi concebido. A Sua amizade inseparável com seus amigos, a guerra, sua infância difícil, sua trajetória como filólogo e cada aspecto importante de sua existência, contribuíram para as maiores obras de sua vida.

Cenas marcantes, nos fazem lembrar de momentos épicos do cinema criados por Peter Jackson. O bom gosto do diretor desse filme, nos faz acreditar a todo momento, que estamos vendo um LOTR camuflado. E devo dizer, em muitas ocasiões, é emocionante.

Veredito

Tolkien te mostrará a nada desinteressante vida de uma das maiores mentes literárias que já existiu. Tudo o que esse cara criou teve uma gênesis, seja ela em momentos bons, seja nos ruins. Conhecemos o gênio de uma maneira muito diferente e, para quem é fã de suas obras, adorará ver como se saiu na vida.

O Hobbit, Senhor dos Anéis e todas as suas outras obras são essenciais para quem curte um universo fantástico. E é para você que Tolkien foi feito. Eu recomendo fortemente.

Trailer

 

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

LIVES

TODOS OS DIAS

O melhor conteúdo do mundos dos Games para você! São LIVES diárias com os melhores jogos de luta, Últimos Lançamentos, Notícias, Temporadas da “Guerra das Torres (Mortal Kombat)” e da “Guerra das Ruas (Street Fighter)” com os melhores players do momento e muito mais! É só colar e mandar aquele “Salve”