Sem dúvidas, Dragon Ball Budokai Tenkaichi foi um dos fighting games mais aclamados da era PlayStation 2 nos anos 2000. A sequência, Dragon Ball Sparking Zero, teve revelação oficial em março de 2023, deixando os fãs com muitas expectativas sobre seu lançamento. Infelizmente, porém, parece que o novo jogo não terá um recurso muito querido pela comunidade.
O multiplayer local com tela dividida pode ficar de fora do novo jogo da franquia. A ausência dessa funcionalidade acabou sendo confirmada pela Bandai Namco através da página do jogo em plataformas como PS Store, Steam e o próprio site oficial. Segundo consta, o jogo será uma experiência single-player no modo offline e para dois no multiplayer online.
Originalmente, a informação acabou encontrada pela página de X (Twitter) “ShonenGameZ“. Veja abaixo:
Em outra ocasião, o produtor de DBZ Sparking Zero, Jun Furutani, falou sobre vários aspectos da sequência através do canal Sofian Le Geek. Ele explicou que a ausência da funcionalidade seria devido às políticas da Sony e da Microsoft, que estariam dificultando a implementação do recurso para (supostamente) favorecer as vendas do PS5 e do Xbox Series S e X.
Além da potencial ausência do modo multijogador local, ao acessar a página do jogo na Steam, observa-se que apenas dublagens em inglês e japonês estão listadas no título. Assim, isso sugere que, infelizmente, a petição promovida por fãs no Brasil pode não ter alcançado o sucesso desejado.
Até o momento, não ficou claro se essa decisão é permanente. Segundo Furutani, a funcionalidade ainda está sendo negociada, mas há uma certa resistência.