Game Pass dá lucro ou não? Fontes discordam e a discussão esquenta

Game Pass

Compartilhe

Game Pass é lucrativo para a Microsoft — mas há um detalhe importante nessa conta

A rentabilidade do Game Pass voltou ao centro das atenções após cortes profundos na divisão de jogos da Microsoft e o cancelamento de projetos importantes. Inicialmente, declarações do editor Christopher Dring, do The Game Business, sugeriam que os cálculos de lucro do serviço não incluíam os custos de produção dos jogos internos — o que acendeu o alerta sobre sua real viabilidade.

Porém, o próprio Dring esclareceu em seguida que, segundo fontes próximas da Microsoft, o Game Pass é lucrativo mesmo considerando a perda de receita com vendas diretas e microtransações dos títulos first-party. Isso indica que o serviço, apesar das críticas, continua gerando resultados positivos dentro do modelo adotado pela empresa.

- PUBLICIDADE -

Grande parte dessa sustentabilidade vem do fato de que os jogos da Xbox Game Studios continuam gerando dinheiro por outras vias. DLCs, vendas premium, microtransações e agora até versões para o PlayStation 5 fazem parte da estratégia. Lançamentos como Oblivion Remastered, Forza Horizon 5, Minecraft e Indiana Jones and the Great Circle lideraram rankings de venda na plataforma da Sony.

Mas há críticas…

Ainda assim, o modelo não convence todos os especialistas. O cofundador da Arkane, Raphael Colantonio, criticou duramente o modelo de assinatura, afirmando que ele é “insustentável” e só sobrevive devido ao que ele chama de “dinheiro infinito” da Microsoft. Segundo ele, a prática tem prejudicado o equilíbrio da indústria há anos.

Acho que o Gamepass é um modelo insustentável que vem prejudicando cada vez mais a indústria há uma década, subsidiado pelo “dinheiro infinito” da Microsoft, mas em algum momento a realidade tem que bater. Não acho que o GP possa coexistir com outros modelos; eles ou acabarão com todos os outros ou desistirão.

Vale lembrar que a Microsoft investe mais de um bilhão de dólares por ano em acordos para incluir jogos third-party no Game Pass. Isso levanta dúvidas entre analistas e desenvolvedores: até que ponto esse modelo é sustentável sem prejudicar a diversidade, a inovação e a rentabilidade dos estúdios envolvidos?

- PUBLICIDADE -

Apesar da pressão e incertezas, o Game Pass segue como pilar da estratégia do Xbox, funcionando como uma proposta para conquistar mais jogadores. Se será sustentável a longo prazo — esse ainda é um jogo em aberto.

Por fim, comente o que você achou da notícia, compartilhe e não deixe de acompanhar nossas últimas notícias e análises de séries e jogos.

Fonte: Eurogamer

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

LIVES

TODOS OS DIAS

O melhor conteúdo do mundos dos Games para você! São LIVES diárias com os melhores jogos de luta, Últimos Lançamentos, Notícias, Temporadas da “Guerra das Torres (Mortal Kombat)” e da “Guerra das Ruas (Street Fighter)” com os melhores players do momento e muito mais! É só colar e mandar aquele “Salve”