GTA 7 pode custar menos que GTA 6 graças à IA, revela ex-dev da Rockstar
Enquanto a expectativa por GTA 6 domina a indústria, um novo olhar para o futuro da franquia surge com uma previsão sobre GTA 7. Segundo Obbe Vermeij, ex-líder técnico da Rockstar Games, o próximo capítulo poderá ser mais barato de desenvolver do que seu antecessor — e o motivo está na crescente adoção da inteligência artificial.
Durante uma entrevista ao podcast Kiwi Talks, Vermeij comentou que ferramentas de IA estão mudando profundamente o modo como os jogos são produzidos. Ele explicou que cutscenes inteiras, por exemplo, podem ser geradas automaticamente: “Você poderia simplesmente descrever a cena e deixar a IA renderizar personagens e diálogos. Ainda será preciso refinar, mas será uma primeira tentativa funcional”.
Essa automação impacta diretamente na estrutura das equipes. Segundo ele, programadores representavam um terço das equipes no passado. Hoje, são apenas “10 a 15%”. Isso porque muitas das tarefas tradicionais, como física, colisão e animações, já tornaram-se integradas diretamente nos motores gráficos como Unity, Unreal ou Rage, dispensando o trabalho manual.
Vermeij acredita que essa transição tecnológica continuará a se intensificar com a IA: “Haverá ainda mais trabalho automatizado”, disse. Mesmo reconhecendo que ainda é necessário esperar muitos anos até GTA 7 se tornar realidade, ele destaca que a tendência é clara: o futuro do desenvolvimento de jogos será mais rápido e menos custoso.
Vale lembrar que a Take-Two revelou que o desenvolvimento sério de GTA 6 só começou em 2020, mesmo com seu lançamento marcado para 26 de maio de 2026. Se a previsão de Vermeij estiver correta, a produção de GTA 7 poderá ser radicalmente diferente.
Por fim, comente o que você achou da previsão sobre GTA 7. Além disso, compartilhe com os amigos e não deixe de acompanhar nossas últimas notícias e análises de séries e jogos.
Fonte: GamingBolt