Jogamos! Spider-man do PS4 expande o sistema de combate de Batman Arkham

Compartilhe

Spider-man do PS4 recria cenas incríveis do cinema e da história do aracnídeo

Lembro com muito carinho da primeira vez que vi Homem-Aranha no cinema em 2001. Além de apreciar a história e os personagens daquele universo, foi emocionante vê-lo balançando por Nova York. Principalmente quando ele dava aqueles rasantes perto do chão. Então logo depois, ele era alçado até a altura dos prédios mais altos e ficava grudado na parede de algum deles. Assim, foram exatamente essas memórias que vi sendo evocadas no momento em que pude realizar a mesma cena, agora em um videogame.

Embora não faltem experiências anteriores de controlar o teioso, sendo Spider-Man 2 (PS2, GameCube, Xbox) a tentativa de maior sucesso até então. É neste Spider-Man pra PS4, no entanto, que a sensação de se tornar o herói atinge graus de perfeição, graças aos excepcionais controles e gráficos ultra realistas. No chão, basta segurar R2 e correr em direção a qualquer parede para iniciar uma corrida vertical. No ar, o mesmo botão atira a teia em diferentes pontos indicados por uma mira. Nessa brincadeira, não existem sequências pré-programadas que sacrificam o controle a favor de cenas impactantes. O espetáculo visual depende totalmente do jogador, que tem a seu favor controles fluidos e bastante precisos.

Spider-man Arkham York

- PUBLICIDADE -

Muito se falou das batalhas serem bem parecidas com as da série Batman Arkham. Ao jogarmos não foi surpresa perceber que de fato são. Em uma das sequências de ação, situada no alto de um prédio em reforma, era possível abater sorrateiramente inimigos de forma semelhante aos jogos do homem morcego. Assim como nas lutas mano a mano, em que o balé de chutes, socos e esquivas contra vários inimigos simultâneos é quase uma referência direta. Até a indicação visual de um golpe iminente, representado pelo “sentido de aranha”, parece extraído do título da Rocksteady.

No entanto, é através de sua teia que Spider-Man expande as possibilidades de combate. Barris espalhados pelo cenário, por exemplo, podem servir para o herói girá-los e derrubar inúmeros inimigos. Granadas podem ser devolvidas da mesma forma. Assim, elas explodem na cara do infeliz que a atirou. Outros usos são uma série de teias especiais, que vão desde explosivas até as que jogam um inimigo contra o outro. Pra fechar o pacote, há ainda um especial que atira várias teias em todas as direções. Esse especial deixa os inimigos grudados no chão. O sistema de combate se mostra versátil o suficiente para estimular a criatividade do jogador.

- PUBLICIDADE -

Um Parque de Diversões para quem solta teias

Ao se posicionar em um lugar alto, é possível identificar as várias sidequests em diferentes pontos da cidade. E tudo sem auxílio de um mapa. Em uma delas, as habilidades de fotógrafo foram exigidas ao precisar registrar alguns carros suspeitos que circulavam por Manhattan. É esperado que uma parte das sidequests sejam para tarefas mais mundanas do que salvar a cidade de vilões como Rhino, Lagarto e Escorpião.

A demo da E3 era um grande parque de diversões. Ela serviu para termos uma ideia mais palpável de todas as habilidades do amigo da vizinhança. Apesar de recheada com coisas pra fazer, muito do meu tempo foi gasto apenas indo de lá pra cá ao tentar reviver a cena do mencionado filme de 2001. Após ter chegado lá no alto e conferir um belíssimo por do sol, logo antes de outro rasante ao chão, só espero uma coisa: que setembro chegue bem rápido.

E você, o que espera do novo Spider-man do PS4? Comente!

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

LIVES

TODOS OS DIAS

O melhor conteúdo do mundos dos Games para você! São LIVES diárias com os melhores jogos de luta, Últimos Lançamentos, Notícias, Temporadas da “Guerra das Torres (Mortal Kombat)” e da “Guerra das Ruas (Street Fighter)” com os melhores players do momento e muito mais! É só colar e mandar aquele “Salve”