Os jogos LEGO foram desenvolvidos exclusivamente pela TT Games, da Warner Bros, desde os anos 2000. Desde aquela época, a desenvolvedora abordou uma série de IPs populares, como Batman, Indiana Jones e mais. Embora esses jogos tenham permanecido mecanicamente simples ao longo dos anos, a franquia evoluiu por meio de visuais aprimorados, recursos de jogabilidade modernos e narrativa mais cinematográfica. E agora, a sua nova oferta, LEGO Star Wars: A Saga Skywalker, promete ser uma nova experiência ainda mais única e inovadora para os fãs.
De fato, Star Wars sempre foi um grande sucesso no reino dos videogames, mas a série LEGO especificamente sempre manteve um forte número de seguidores, com elogios ao quanto LEGO Star Wars evoluiu ao longo dos anos. A franquia está atingindo um novo pico com The Skywalker Saga, que conta a história de todos os nove filmes de Star Wars com o mesmo charme LEGO divertido.
Um jogo imenso
Quando falamos sobre a história de LEGO Star Wars: A Saga Skywalker, significa que o jogador terá total liberdade para se aventurar em todos os nove filmes da franquia; Mas a princípio, apenas os capítulos iniciais de cada trilogia serão desbloqueados – liberados conforme se completa a campanha básica. Há ainda o tradicional modo livre de se revisitar missões de campanha ou áreas abertas de hub, com personagens diversos já liberados, para fazer aquela busca por peças escondidas, segredos alternativos e missões secundárias.
Porém, qualquer um que tenha jogado um jogo LEGO antes deve se sentir em casa aqui. Os ambientes e objetos quebráveis, resolução de quebra-cabeças fáceis e desbloqueio de personagens estão todos presentes, mas expandidos para níveis grandiosos. O jogo fornecerá aos jogadores uma lista insana de mais de 400 personagens diferentes para escolher; que varia de clássicos heróis como Obi-Wan Kenobi e Luke Skywalker, a vilões obscuros como Darth Vader, Palpatine e Darth Maul.
Com esse número imenso de personagens, há também cenários incríveis que os jogadores poderão se aventurar. Existem mais de 20 mapas principais apresentados nas três trilogias e, quando você está entre as missões da história, é livre para explorá-los à vontade – sendo repletos de itens colecionáveis, como minikits e tijolos Kyber, missões secundárias, áreas opcionais para explorar e muito mais.
Melhorias no combate
Diferente dos outros jogos, LEGO Star Wars: A Saga Skywalker apresenta uma visão em 3ª pessoa mais centrada, por cima do ombro, e traz muito mais controle sobre seus ataques. Agora, se você estiver controlando um personagem equipado com um blaster, você tem a opção de se esconder atrás de paredes e outros objetos para atirar nos inimigos de longe. Além disso, o combate tem um medidor de combinação. Dessa forma, quanto mais tempo os jogadores puderem encadear ataques, também influenciará seu multiplicador.
Sobre as boss-fights, LEGO Star Wars: A Saga Skywalker não exige muito esforço do jogador. Claro, se tratam de sequências elaboradas, mas o quesito dificuldade delas é baixo. Importante lembrar: este é um jogo voltado a um público mais infantil e familiar. Então, não espere nada que saia do protocolo ou qualquer aspecto mais violento graficamente; mas as possibilidades de combate são ricas e tornam o enfrentamento algo muito divertido.
Mas além das lutas com sabres de luz, blasters e outros objetos, as batalhas espaciais não ficaram de fora. Em missões onde é necessário destruir a Estrela da Morte, por exemplo, os jogadores têm a missão de atirar lasers em espaçonaves inimigas e salvar membros da Aliança. Embora no início os jogadores podem se sentir um pouco confusos (às vezes, é fácil perder a noção de espaço); se localizar no mapa é rapidamente fácil, graças aos indicadores que te direcionam até o oponente.
Personagens e habilidades
Os personagens são divididos em classes, com habilidades específicas, o que permite que o jogador monte o grupo com seus heróis favoritos da saga Star Wars. Há, ainda, um sistema de evolução para essas classes, que adiciona um elemento de RPG para a fórmula. Esta, por sua vez, não é uma árvore de habilidades daquelas comuns em RPGs ou jogos semelhantes. Todas as melhorias presentes são aquelas que buscam trazer mais simplicidade na gameplay, como uma barra de vida extra, menos tempo de carregamento de uma ou outra funcionalidade, e assim por diante.
Dessa forma, cada um apresentará uma vantagem específica. Durante a jogatina, muitas vezes os jogadores precisarão trocar de personagem rapidamente (com o uso do L1); para solucionar quebra-cabeças simples, passar por ambientes pequenos, ou conseguir um objeto específico. Por exemplo, Obi-Wan Kenobi não consegue decifrar códigos para abrir portas, como R2-D2 faz. Da mesma forma, C-3PO pode separar suas pernas de seu torso e controlar ambos individualmente, permitindo que ele se mova através de pequenos dutos.
Um jogo que te convida a relaxar e se divertir
Mas lembramos que, embora o título seja “fácil” de se jogar, isso não é necessariamente uma coisa ruim; Porque mesmo que quase não haja estratégia ou desafio envolvido no combate, você ainda estará sempre se divertindo. Claro, os desafios e a essência dramática dos filmes ainda estão lá; mas sempre com um tom alegre e descontraído, que lembra o jogador de apenas desligar o cérebro e, o mais importante, se divertir.
Cenas bobas, porém, divertidas, aparecem a todo momento. Por exemplo, é possível flagrar Stormtroopers relaxando em uma banheira; fazendo uma sessão de Yoga e até mesmo Palpatine acidentalmente emitindo a Ordem 67 em vez de 66 e forçando todos os clones a espontaneamente começar a dançar uma discoteca. Porém, o que deixa tudo mais especial é a dublagem em PT-BR. Muitas das vozes dos dubladores originais dos filmes estão presentes, e causam uma sensação ainda mais nostálgica para o jogador.
Porém, para aqueles que decidirem explorar a história em modo co-op, um adendo: muitas vezes a câmera pode levar a perspectivas estranhas, trazendo um espaço limitado da tela. Nos jogos anteriores, a TT Games introduziu sistemas para ajudar cada parceiro cooperativo a se orientar; Mas para este jogo, é possível que um jogador se “perca” de seu companheiro facilmente, já que a liberdade é grande.
Um jogo lindo, porém com problemas
LEGO Star Wars: A Saga Skywalker não é apenas divertido de jogar, mas também parece incrível. Dos arredores arenosos de Tatooine e os desertos gelados de Hoth aos corredores enormes da Estrela da Morte, locais memoráveis e amados de Star Wars são trazidos à vida com excelente atenção aos detalhes. Você não só sente o reflexo das pecinhas de plástico, mas vê ranhuras e imperfeições sobre o material. Ambientes naturais, como a grama, terra e água estão particularmente muito bem representados, e ainda há destaque para o belo trabalho de iluminação natural.
Por outro lado, o desempenho, por vezes, deixa a desejar. No console em que joguei, o PlayStation 4, não é raro se deparar com ocasiões onde o cenário se renderiza em meio a uma cutscene e, na maioria das vezes, “travar” em determinadas partes e, pior ainda, fechar completamente. De fato, isso dificultou muito a imersão no gameplay, fazendo com que precisasse reiniciar jogo várias vezes para continuar a história.
Além disso, alguns momentos icônicos, infelizmente, ficaram de fora do gameplay. Sequências inteiras foram resumidas em poucos diálogos, e passagens que poderiam durar um tempo em tela, passaram muito mais rápido do que outras não tão significativas. Talvez seja uma resposta às críticas de que os jogos LEGO anteriores ficaram muito “inchados” de conteúdos, ou talvez tenha sido uma limitação dos recursos de desenvolvimento, mas seja qual for o caso, o jogo parece um pouco ”apressado”, muitas vezes levantando o sentimento de “Poxa, mas já?”
Mas afinal, LEGO Star Wars: A Saga Skywalker vale a pena?
A gameplay não é perfeita, é claro. Porém, apesar dos problemas mínimos, LEGO Star Wars: A Saga Skywalker justifica toda a longa espera entregando aos fãs um jogo cheio de conteúdo. Visualmente deslumbrante, mecânicamente evoluído e infinitamente divertido, o título consegue te fazer adentrar em uma aventura épica com muitas gargalhadas e ação descompromissada; o que o torna um jogo essencial para qualquer fã do universo de Star Wars e, ao mesmo tempo, uma carta de amor à maior saga.
LEGO Star Wars: A Saga Skywalker está disponível para PC, PlayStation 4, PlayStation 5, Switch, Xbox One e Xbox Series X/S.
Por fim, o que você achou deste artigo? Comente abaixo e compartilhe conosco sua opinião! Em seguida, não se esqueça de se inscrever em nosso canal do YouTube e seguir o Combo Infinito nas redes sociais para mais notícias Facebook; Twitter, Instagram.
Em seguida, veja as últimas notícias:
- CD Projekt explica motivo sobre o novo The Witcher usar o Unreal 5
- The Quarry: Novo jogo da Supermassive Games ganha 30 MINUTOS de gameplay
- Ubisoft está trabalhando em novo shooter em 3ª pessoa chamado ‘Pathfinder’ – Rumor
- The Coalition apresenta “The Cavern”, nova demo fotorrealista feita no Unreal Engine 5