Mafia Definitive Edition é um Remake obrigatório e especial

Compartilhe

Mafia é uma franquia que só pelo seu tema pega o interesse de todo mundo. Desde o Poderoso Chefão que o entretenimento entendeu que mafiosos são legais. Mas claro, que apenas na ficção. Yakuza, hoje uma grande franquia da Sega, brinca com o tema também, mas com a máfia japonesa. Contudo, os videogames demoraram bastante para ter o seu próprio “Poderoso Chefão”em algum game que pudesse ter o mesmo sentimento.

Então em 2002 nascia Mafia. O jogo trazia Tommy Angelo como protagonista. Um taxista comum, que estava no lugar errado e na hora errada. Dali pra frente sua vida mudaria completamente e ele passaria a fazer parte da “família”. 

- PUBLICIDADE -

O sucesso da franquia foi bem grande, mesmo saindo um ano após do estrondoso GTA 3. Embora muito mais sério que a franquia da Rockstar, Mafia ganhou seu espaço. Hoje já são três jogos ao todo. Agora é a vez do Remake.

Mafia Trilogy

A 2K anunciou Mafia Definitive Edition ao trazer melhorias ao segundo e terceiro game. Mas dentro da trilogia é este remake que importava mais. Afinal, Mafia 2 teve poucas mudanças e Mafia 3 a adição de alguns efeitos gráficos. Os fãs queriam ver a história de Tommy novamente. E aqueles que começaram por Mafia 2 ou 3 gostariam de conhecê-lo.

- PUBLICIDADE -

Pois bem, o remake aconteceu e Mafia Definite Edition traz grandes melhorias em comparação ao jogo de 2002. É impressionante o avanço gráfico. Embora em vários outros aspectos o jogo não tenha evoluído tanto. Mas dependendo do ponto de vista, não se torna um problema. É isso que discutiremos nesta análise.

A história de Mafia, agora mais bonita graficamente

Mafia Definitive Edition traz exatamente a mesma história. Contudo, existem cenas extras ou refeitas com um novo roteiro. Certamente para ajustar a maneira com a qual a história é contada nos dias de hoje. A história é o que Mafia Definitive Edition tem de melhor a nos entregar. Ver todos os personagens refeitos e com novas voze simplesmente transformou a experiência. É como um grande filme, com ótimos momentos e interpretações excelentes.

Alguns personagens a gente consegue até conhecer melhor, em comparação com o game de 2002. Conversas paralelas ou até mesmo o fato de agora entendermos exatamente como cada um se sente muda tudo. A trilha sonora, embora não seja muito variada, ajuda a criar uma ambientação envolvente em cada nova cena. O mais impressionante é que todas as cenas usam a engine do jogo. 

Ainda que em sua essência a história não seja tão diferente de outras obras envolvendo mafiosos, é muito bom ver a construção de cada personagem. Principalmente o respeito que Tom, Paulie e Sam possuem por Saliere, o big boss. 

Um game de 2020 com jogabilidade antiga

Mafia Definitive Edition não atualiza tanto assim o seu gameplay. Temos três tipos de jogabilidade: no carro, no tiroteio e a pé. 

Nos carros as mudanças é a adaptação do primeiro Mafia ao formato de Mafia 3. Cai bem ao game, mas não traz nada muito novo. Lembra inclusive o dois primeiros Drivers: aceite sua missão, escolha seu carro e vá do ponto A ao B. Não há desvio, não há motivo para desviar.

A pé o jogo tem alguns movimentos meio travados. Agora no tiroteio é onde a jogabilidade brilha, mas um pouco ofuscada. Mesmo que seja divertido mandar bala pra cima dos mafiosos, o gameplay é meio travado. No entanto, não é algo que atrapalhe, apenas incomoda. A sensação de acertar um headshot é bem recompensadora e o som das armas estão muito bons. 

A dificuldade vai ditar a sua diversão

Se há algo que eu gostava na versão original era a dificuldade. Inclusive podemos escolher a dificuldade clássica ao iniciar o game. Se você começar no normal ou fácil, sinto que o desafio será bem baixo. Mas do difícil para cima fica excelente. Dependendo da dificuldade você precisa até prestar atenção na quantidade de balas que você tem na arma. Se recarregar antes de finalizar o pente, você perde as balas que ficaram nele. 

O sistema de cobertura lembra Gears, fazendo você ter que esperar para atacar. Caso contrário, tomará bala. Embora a energia se recupere no melhor formato Call of Duty, ela não enche por completa. Na verdade, fica apenas o suficiente para você tomar mais alguns tiros e ainda ter uma chance de recuperação. Assim você precisará encontrar kits médicos para sobreviver e nem sempre é fácil. Os checkpoints nem sempre são bem posicionados, fazendo você repetir algumas partes que já passou. 

Eu joguei no PC em uma GeForce RTX 2080 Super, com um SSD NVMe (Seagate Firecuda 520), o mesmo que será usado na nova geração de consoles. Cada morte trazia um loading, mas era bem rápido, em torno de 7 segundos.

Mafia: A cidade do céu perdido

A cidade de Lost Heaven tem um papel importante na história de Mafia. O Hangar 13, estúdio que desenvolveu Mafia 3 e o remake, não mudou muita coisa. Claro que graficamente tudo está diferente. Contudo, a cidade não é um playground, como em outros games de mundo aberto costumam fazer. Não existem missões paralelas, tudo gira em torno da história. 

Assim, acaba havendo um desperdício no que diz respeito ao que o remake poderia fazer. Claro que um remake não tem por obrigação redesenhar o design original do game. Temos alguns exemplos que fizeram isso muito bem hoje em dia, como RE2 e Final Fantasy VII. Contudo, cada estúdio tem a liberdade de como vai abordar a criação de um remake.

O estúdio Hangar 13 decidiu que o foco deste remake seria o visual, a narrativa e o roteiro. O jogo foi transformado completamente neste aspecto. Mas nos demais, é um game com cara de antigo. Desta forma, os fãs do jogo original vão se sentir em casa, mas quem esperava por algo novo pode ficar incomodado. Eu fiquei no meio termo, pois estava muito interessado em reviver a história. Mas seria muito interessante poder entender mais dos personagens com missões extras. E claro, ter mais segredos da cidade revelados.

Conclusão

Em um momento onde a indústria dos games está em busca de reviver alguns jogos que foram importantes, Mafia Definitive Edition nasce na hora certa. No entanto, as decisões tomadas no remake vão agradar alguns e deixar outros pensando que poderia ser melhor. Mas no final das contas é inegável que a experiência é extremamente valiosa, numa das histórias mais cheias de reviravoltas que os games já viram. Não tem como não ficar pensando no final desse jogo, que é surpreendente (o mesmo do game original).

Assim, Mafia Definitive Edition não é apenas obrigatório para os fãs da franquia, mas para todos os jogadores entenderem a importância destes personagens. É uma pena porém que no que diz respeito aos gráficos, som e história o jogo seja um Triplo A. Mas na jogabilidade ele fica um pouco abaixo. É travada, mas diverte. 

E tenha em mente que depois que você entra para a família, não tem mais volta. Então se essa for a sua primeira vez em Mafia, prepare-se para jogar os outros dois. São experiências valiosas para qualquer gamer.

Compartilhe

- PUBLICIDADE -

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

LIVES

TODOS OS DIAS

O melhor conteúdo do mundos dos Games para você! São LIVES diárias com os melhores jogos de luta, Últimos Lançamentos, Notícias, Temporadas da “Guerra das Torres (Mortal Kombat)” e da “Guerra das Ruas (Street Fighter)” com os melhores players do momento e muito mais! É só colar e mandar aquele “Salve”