Nier Replicant ver.1.22474487139 é um modelo de remaster a ser seguido | Análise

Nier, Nier: Automata

Compartilhe

O que você espera ver de um remaster? Basicamente, um remaster é uma atualização gráfica de um game de uma geração passada que será, novamente, comercializado para os consoles atuais. Ademais, nestas versões atualizadas, não há quaisquer mudanças, a não ser as visuais. Contudo, há remasters que fogem deste conceito e entregam um produto repleto de conteúdos e novidades, como é o caso de Nier Replicant ver.1.22474487139.

Com o lançamento marcado para o dia 23 de Abril de 2021, amanhã,  Nier Replicant ver.1.22474487139 chega para PS4, Xbox One e PC. Lembrando que o título estará também disponível nos consoles da atual geração (PS5 e Xbox Series) via retrocompatibilidade. Assim, essa versão remasterizada do primeiro Nier promete muitas novidades, além das melhorias visuais, como de praxe.

- PUBLICIDADE -

Mas será que Nier Replicant ver.1.22474487139 será apenas um remaster aos moldes tradicionais ou, de fato, é um produto, mesmo relançado, que vale a pena o investimento? É isso que iremos tratar nesta análise.

Um frescor para os fãs e uma grande oportunidade para os jogadores de primeira viagem

A franquia Nier nasceu em 2010, mas seu nome só se tornou popularmente conhecido com o mais recente título, lançado em 2017, Nier: Automata. Automata trouxe uma nova roupagem e uma evolução de todas as alegorias que outrora tinham sido criadas no primeiro game. Assim, essa popularização iminente alcançou não apenas Japão , mas também o ocidente.

Portanto, Nier Replicant ver.1.22474487139 nada mais é que um reconhecimento e oportunidade dos fãs experimentarem um capítulo anterior da série. Porém, com muitas novidades e homenagens ao adorado Nier: Automata.

- PUBLICIDADE -

Dito isso, Nier Replicant é o título da versão japonesa do game. Aqui no ocidente, o título chegou apenas como Nier. Dadas as devidas informações, Nier se passa em um futuro muito distante de nossa realidade onde conhecemos a história dos dois irmãos, Yonah e Nier. Vale destacar que o remaster é da versão japonesa onde Yonah e Nier são irmão e não Pai e filha, como retrata a versão ocidental.

Nier

Assim, Yona sofre de uma doença terminal chamada de Rabisco Negro, com Nier partindo para procurar uma cura. No caminho ele encontra um livro falante chamado Grimório Weiss, que sugere que ambos se juntem a fim de utilizarem a magia de Weiss com o objetivo de achar a cura de Yonah. Nessa jornada em busca da cura para sua irmã, Nier encontra novos personagens que a acabam se tornando aliados. Em paralelo, Nier irá enfrentar um mal ainda maior nas busca pela cura da sua irmã.

“Nier Replicant ver.1.22474487139 nada mais é que um reconhecimento e oportunidade dos fãs experimentarem um capítulo anterior da série.”

De todo modo, a história é emocionante e bem intrigante, e repleta de coisas bizarras, característica de Yoko Taro. Portanto, tudo que vimos em Automata nasceu em Replicant, desde trilha sonora, personagens memoráveis e toda a complexidade e estranheza deste universo distópico. Portanto, se seu amor por Nier começou em Automata, sinta-se obrigado a conhecer esta aventura anterior. Mas se você ainda não conhece a franquia, esta pode ser uma ótima oportunidade.

 Nier: Automata dentro de Nier Replicant

Se tem uma coisa que esse remaster tem de especial, é a imensa participação de conceitos vistos em Nier: Automata. Quem jogou a versão original de 2010 e pretende jogar esse remaster irá notar uma suavização dos movimentos, bem como um combate mais frenético, como vimos na sequência de 2017.

Nier

Portanto, essa revitalização – aproveitando as mecânicas de combate de Automata – fazem de Nier Replicant ver.1.22474487139 um game com um combate atual. É incrível como eles conseguiram trazer para Replicant todo o senso de reflexo, combinações de golpes e magias com controles intuitivos. Jogar esta nova versão é um frescor para quem jogou Nier: Automata a quase quatros atrás. Na verdade, essa ideia de atualizar um título de 2010 para os dias de hoje, com mecânicas recicladas de um game de 2017, é uma forma dos fãs se sentirem familiarizados com um game com dez anos de vida.

Além do combate, a perspectiva da câmera em alguns momentos no game como no combate, por exemplo, muda para o 2D e para a forma isotérmica, como  em Diablo. Esta técnica veio de Automata como forma de quebrar um pouco da perspectiva que o jogador vem tendo com um game, sobretudo, oferece ao jogador um desafio a mais. Por fim, Replicant homenageia seu sucessor com novidades que só jogando poderá descobrir. Prova disso, são algumas músicas presentes em Automata que estão na trilha sonora do remaster

Um verdadeiro presente para os fãs da franquia

Nier Replicant ver.1.22474487139 é uma verdadeira carta de amor para os fãs da franquia. Embora a série só tenha ganhado destaque com Automata, este remaster é a oportunidade de você conhecer um capítulo anterior com inúmeras melhorias, novidades e um esmero trabalho por parte Toylogic. Falo isso, pois o game poderia simplesmente chegar como um remaster tradicional com gráficos em Full HD e nada além disso. Contudo, a nova versão de Nier Replicant é um modelo que as empresas devem seguir quando pretendem relançar títulos antigos.

A nova versão de Replicant traz combates e sistema de câmeras atualizados aproveitados de Nier: Automata; possui uma trilha sonora completamente regravada com os compositores originais do game de 2010; todas as vozes da versão original retornaram para o remaster; por fim, adições de missões secretas e os aprimoramentos visuais e técnicos. Assim, é nítido o esforço da Toylogic em trazer um produto já lançado, mas com melhorias e adições que compensam o investimento. Para se ter uma ideia, Nier Replicant ver.1.22474487139 terá conteúdos inéditos que não estiveram na versão original, tais como: cenas cortadas e chefes. 

Portanto, se você já jogou o game original, você vai se surpreender com as adições. E se ainda não jogou, será uma experiência nova e atualizada em todas as alegorias.

Uma trilha sonora além de sua época

Nier

Além dos combates, a trilha sonora de Nier Replicant é um dos grandes pontos.  Explorar os inúmeros cenários do game é algo gostoso de se fazer ao som de uma trilha sonora viciante e cativante. Assim, ter toda essa trilha sonora regravada e com adições de algumas faixas só engrandece essa versão.

Em adição, ouvir essas faixas musicais é a prova que essa clássica trilha sonora é além de seu tempo e que mesmo depois de uma década elas proporcionam uma experiência sentimental com base nos eventos que o game retrata. Em suma, jogar o título ouvindo estas faixas é o que há de melhor nesta versão remasterizada de Nier Replicant.

Mas afinal, Nier Replicant ver.1.22474487139 vale mesmo a pena?

Não há dúvidas que este remaster é um exemplo a ser seguido. O que a Platinum fez com Nier Replicant é algo incrível e um verdadeiro fan service. Afinal, rejogar ou conhecer um capítulo anterior desse universo maluco e emocionante, com melhorias e adições, é algo que presenciamos pouquíssimas vezes dentro da indústria. O remaster de Nier Replicant é um produto revigorado com ideias aproveitadas sem a menor preocupação de beneficiar os fãs com um material atualizado e com a intenção de dar ao seu público uma experiência mais próxima possível da atual. Particularmente, não me senti jogando um game de 2010, embora alguns conceitos não possam ser mudados como sistemas de missões e o level designer

Contudo, esse estigma logo sai quando entramos em um combate ou ouvimos uma trilha sonora totalmente cativante e viciante. De fato, jogar esta versão é algo revigorante e nada longe do que estamos adeptos atualmente. Por fim, Nier Replicant ver.1.22474487139 é uma carta de amor para os fãs da franquia e uma oportunidade para quem ainda não jogou conhecer a série.

Compartilhe

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

LIVES

TODOS OS DIAS

O melhor conteúdo do mundos dos Games para você! São LIVES diárias com os melhores jogos de luta, Últimos Lançamentos, Notícias, Temporadas da “Guerra das Torres (Mortal Kombat)” e da “Guerra das Ruas (Street Fighter)” com os melhores players do momento e muito mais! É só colar e mandar aquele “Salve”