Nintendo deverá pagar royalties do 3DS para outra empresa

Compartilhe

nintendo-e-tomita-3ds

O pilar da atual geração da Nintendo, seu incrível portátil, o 3DS, passa a ser um problema para a empresa japonesa. Apesar de incrível pelo 3D sem óculos e principalmente pelos diversos jogos de qualidade para o sistema, o problema não vem da tela do portátil.

- PUBLICIDADE -

Segundo o site Kotaku, no mês passado – ou ano passado se você for um cara muito detalhista – um juiz Norte Americano deu o parecer, dizendo que uma das tecnologias utilizadas na câmera do portátil, infringem as patentes criadas pela Tomita Technologies USA.

Assim, a Nintendo deverá repassar 1.82% de cada 3DS vendido para a Tomita. Além disso, a Big N precisará pagar exatos U$ 241.231 mil Obamas por danos adicionais. Complicado hein…

Veja também: Nintendo anuncia o 2DS – veja nossa opinião

nintendo-e-tomita-3ds-txt1
As duas câmeras do portátil do 3DS. A Nintendo poderia ter ficado sem essa…

Este processo já durava algum tempo e a Tomita buscava ganhar ainda mais da Nintendo. Inicialmente, a empresa americana de tecnologia queria levar no bolso U$ 4.45 Obamas de cada 3DS vendido. O tribunal optou por uma porcentagem, haja visto que os preços dos aparelhos de vídeo game e tecnologia mudam frequentemente de preço, e isso poderia ser um problema ainda maior para a Nintendo. Com o uso da porcentagem, a Tomita passa a ser uma espécie de parceira da Nintendo, mas apenas nos ganhos.

- PUBLICIDADE -

É fato que esta patente foi infringida pela Nintendo, e então o justo deverá ser feito, que é o pagamento dos direitos à Tomita. Uma pena que a Nintendo que já precisava de grana, passa a ter mais um custo com seu portátil, e isso com certeza deverá ter reflexo no preço que nós pagamos por ele. Se a Nintendo estava planejando um corte nos preços, esta queda deverá ser repensada e talvez nem aconteça.

Veja também: Sony: “Precisamos da Nintendo fazendo muito sucesso”

A patente citada inicialmente, tinha relação com o uso do 3D do aparelho, além das câmera. Porém, a definição do tribunal foi de que “apenas” algo relacionado a patente do uso de duas câmeras com foto e vídeos em 3D, seria o real problema.

Você acha que a Nintendo perde muito com essa decisão, ou é algo que a companhia já esperava? Estaria realmente a Tomita com a razão? Comente!

Compartilhe

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

LIVES

TODOS OS DIAS

O melhor conteúdo do mundos dos Games para você! São LIVES diárias com os melhores jogos de luta, Últimos Lançamentos, Notícias, Temporadas da “Guerra das Torres (Mortal Kombat)” e da “Guerra das Ruas (Street Fighter)” com os melhores players do momento e muito mais! É só colar e mandar aquele “Salve”