A controvérsia sobre Perfect Dark, após seu cancelamento, voltou à tona após uma alegação de que o trailer de gameplay de 2024 seria “basicamente falso”. A informação circulou nas redes sociais após um relatório indicar que o vídeo não refletia o progresso real do jogo na época.
No entanto, um ex-desenvolvedor do projeto decidiu rebater a acusação. Adam McDonald, que atuou como designer de níveis em Perfect Dark, via Blueskey, afirmou que o trailer estava rodando com o motor gráfico real e que ele participou diretamente da construção da demo.
Segundo McDonald, o trailer funcionava de forma jogável, mesmo que exigisse uma execução precisa. Ou seja, quem gravou o vídeo precisou seguir uma rota específica, mas isso não significa que o material era uma farsa total.
Em suas palavras, alguns elementos do trailer eram “fake”, porém o núcleo da jogabilidade era funcional. O parkour era totalmente real, enquanto os sistemas de hacking e enganação estavam em sua maioria operacionais.
“Havia algumas coisas falsas nele, e os sistemas reais funcionavam bem o suficiente para parecerem bons no vídeo”, explicou. Ele ainda garantiu que a equipe fazia decisões de design rapidamente para evitar qualquer tentativa de enganar os jogadores.
“A jogabilidade é ‘real’ no sentido de que alguém realmente executou cada ação do vídeo, embora tudo estivesse montado para ser jogado daquela forma específica”, detalhou.
Cancelamento de Perfect Dark pegou até a equipe de surpresa
A repercussão da “veracidade ou não” do gameplay incomodou o ex-dev, que fez questão de se posicionar. Infelizmente, mesmo com os avanços recentes no projeto, Perfect Dark foi oficialmente cancelado durante a última leva de demissões na divisão Xbox, o que levou ao fechamento da The Initiative.
McDonald revelou que, nos meses anteriores ao cancelamento, o time havia virado uma “curva positiva” e as coisas estavam indo melhor do que nunca. Ele também descreveu o passado do estúdio como um período de “inferno no desenvolvimento”, indicando que o jogo enfrentou diversos problemas durante sua produção.
Mesmo com os ajustes no trailer, McDonald defende que houve esforço genuíno para entregar uma experiência que refletisse o potencial do projeto.
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