Pikmin 3 Deluxe brilha no Switch como nunca antes brilhou num console da Nintendo

Compartilhe

Pikmin é uma franquia que eu sempre olhei com uma certa estranheza e agora, tive a oportunidade de jogar Pikmin 3 Deluxe no Switch. Na época do Gamecube, quando o primeiro game nasceu, eu via imagens e não entendia. Afinal, como era a mecânica daquele game? Depois no Wii U Pikmin 3 se mostrou um jogo excelente. Mas tanto o Gamecube quanto o Wii U não foram consoles que eu tive acesso. Então, Pikmin ficou na minha mente, mas nunca pude experimentar.

Agora com o ótimo relacionamento que o Combo Infinito tem com a Nintendo, recebemos Pikmin 3 para review. De forma antecipada, pude me aventurar no planeta PNF-404. Jogamos com Alph, Brittany e Charlie. Os três são exploradores do planeta Koppai. Após muitos anos, a população consumiu tudo que o planeta tinha para oferecer. Então os aventureiros precisam encontrar um novo local e recursos para sobreviver. Contudo, um acidente acontece e eles se separam. 

Reunindo a turma e encontrando Pikmins em Pikmin 3
- PUBLICIDADE -

O jogo começa com várias atividades que servem de tutorial. Assim somos apresentados aos Pikmins. Eles vivem neste novo planeta e por alguma razão, atendem ao chamado de um apito que os aventureiros carregam. De uma forma muito interessante, podemos reunir os Pikmins e dar ordens para eles. Então percorremos cenários inexplorados do planeta PNF-404 em busca de reunir os três aventureiros e encontrar frutas especiais para gerar um suco, que ao ser guardado, oferece o alimento dos aventureiros.

Ao encontrarmos os sobreviventes, o jogo passa a ter uma dinâmica muito melhor. Ou seja, não temos três personagens à toa. Há um propósito muito bem estabelecido na jogabilidade do game que faz quase que necessário que você separe os Pikmins por grupos. Embora seja um planeta com muitos recursos, PNF-404 também possui muitos perigos. E é aí que o desafio de Pikmin 3 Deluxe acontece.

- PUBLICIDADE -
Pikmin 3 traz gameplay estratégico simples e viciante

O objetivo de Pikmin 3 é simples: sobreviva ao dia e colha recursos. Afinal, antes de se reunir com seus amigos, é preciso estar vivo. Mas nossos aventureiros não conseguem fazer muita coisa neste mundo perigoso. Então para que as coisas corram bem, você precisa dos Pikmins. Pikmin 3 Deluxe traz vários tipos de Pikmins que você precisa utilizar de forma estratégica. Alguns deles são resistentes ao fogo, eletricidade, alguns voam, outros são pesados e quebram vidros, por aí vai. Saber quando e como usar cada tipo de Pikmin é o grande desafio. Além de mantê-los vivos. Você pode ter até 100 Pikmins em seu exército e ter outros guardados próximos de sua nave. 

Logo que chegamos na missão, o dia está claro e você tem bastante tempo para fazer o que precisa. Desde a missão principal até a exploração de encontrar todas as frutas, por exemplo. Contudo, conforme o dia vai passando você precisa realizar as tarefas cada vez mais rapidamente. Se o dia escurecer e você não tiver voltado para a nave ou guardado seus Pikmins, criaturas surgirão no mapa para tocar o terror.

A mecânica é extremamente viciante e de certa forma difícil de se dominar. No entanto, o jogo tem uma progressão tão gostosa, que quando você menos perceber estará lidando com vários tipos de Pikmins ao mesmo tempo. Pikmin 3 Deluxe ainda tem a opção que só existe no Switch, de percorrer toda a aventura em coop e tela dividida.

Jogabilidade e diferenças na versão Switch

A jogabilidade de Pikmin 3 Deluxe é muito boa e grande parte da minha experiência foi no modo portátil. Embora no Wii U em 2013 o jogo contasse com alguns recursos de HUD na tela do controle, agora tudo está na própria tela do jogo. Mas não senti que havia elementos demais. Me acostumei rapidamente a tudo que o jogo utiliza nesse sentido. 

Todo o conteúdo de DLC que saiu para o jogo original está presente nesta versão. Assim como as Side Stories, uma espécie de missões paralelas com desafios ainda mais cabulosos. Neste modo o jogo eleva tanto o gameplay que parece que é aqui que mora o limite das mecânicas de Pikmin 3.

Mas nem tudo funciona como deveria. No Wii U muita coisa funcionava por movimento. No Switch também, mas desde que você não esteja no modo portátil. Ainda no modo portátil, a qualidade da imagem é boa, mas parece que poderia ser um pouco melhor, ainda mais que estamos falando de um jogo de 2013. Na TV existem momentos que o jogo impressiona muito visualmente. Já em outros momentos parece simples. 

Uma grande chance de Pikmin 3 Deluxe brilhar

Mesmo com alguns pesares pequenos diante de sua qualidade, Pikmin 3 Deluxe é um jogo excelente. É uma das franquias da Nintendo que possui a magia da empresa, mas que ficou escondida por muito tempo. Pikmin 3 Deluxe pode ser o começo de uma nova era para a marca. Existem muitos motivos para os jogadores do Nintendo Switch darem uma chance para o game. Mas o maior deles é o fator de diversão e replay que o jogo possui. O ciclo de dia e noite lhe força explorar os cenários de uma maneira muito singular. 

Assim, quem tem um Nintendo Switch e não passou pela época do Wii U, tem mais um game na biblioteca para dar atenção. E dependendo da atenção, poderemos ver um Pikmin 4 nascendo, quem sabe. O presente nos traz Pikmin 3 Deluxe e pode ter certeza que vou continuar explorando o planeta PNF-404 até colher todas as frutas. 

Compartilhe

- PUBLICIDADE -

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

LIVES

TODOS OS DIAS

O melhor conteúdo do mundos dos Games para você! São LIVES diárias com os melhores jogos de luta, Últimos Lançamentos, Notícias, Temporadas da “Guerra das Torres (Mortal Kombat)” e da “Guerra das Ruas (Street Fighter)” com os melhores players do momento e muito mais! É só colar e mandar aquele “Salve”