PlayStation Studios: Até onde desenvolver exclusivos cross-gen pode ser prejudicial?

Compartilhe

Uma PlayStation menos seletiva nesta nova geração

Em 2014, com o lançamento do PS4, a PlayStation foi bastante seletiva em proporcionar os delírios da nova geração de consoles daquela respectiva época. Assim, embora com poucos títulos no catálogo, ficou claro que para jogar Knack, Resogun e Killzone Shadow Fall era preciso ter um PS4. Portanto, de forma clara e honesta, a Sony estabeleceu uma distinção entre sua comunidade de PS3 e PS4.

Hoje, com a nova geração de consoles – com o PS5 – é perceptível uma mudança de dogma dentro da PlayStation, onde dar apoio a sua grande comunidade que ainda faz jus do PS4 é o correto a se fazer. Reconhecimento pelo sucesso do PlayStation 4? Absolutamente. Deste modo, nesta nova geração estamos vendo uma Sony menos tradicionalista, quiçá tão pouco seletiva. Prova disso são os mais recentes lançamentos do PS5 chegando também ao PS4, onde a empresa consegue agradar a gregos e a troianos.

- PUBLICIDADE -

Spider-Man: Miles Morales

O lançamento do PS5 trouxe consigo um título nativo do novo hardware (Demon’s Souls) e dois cross-gen que também estrearam o PS4 (Sackboy: Uma Grande Aventura e Marvel ‘s Spider-Man: Miles Morales). Assim, optar por tal estratégia pareceu positiva e digna que visa um reconhecimento para os milhões de donos de PS4 ativos.

“embora o cross-gen limite o desempenho criativo, estamos falando de uma integração suave e menos forçada de levar sua comunidade para um hardware inicialmente lançado com pouco a oferecer.”

Antes mesmo da estreia do PlayStation 5, Jim Ryan, atual CEO da SIE, disse que a transição da forte comunidade do PS4 para o PS5 seria feita de forma natural e menos rígida. Portanto, já estava claro para a PlayStation a forma como abordaria essa nova geração em uso de dois hardwares. 

- PUBLICIDADE -

Além de Spider-Man: Miles Morales e Sackboy: Uma Grande Aventura, Horizon: Forbidden West, o novo God of War e Gran Turismo 7 também estamparão as prateleiras das lojas com a logo do PS4, mesmo totalmente sendo pensados para o PS5. De todo modo, tal notícia vem como um frescor e calmaria para os ainda proprietários de PS4 – principalmente aqui no Brasil – que se sentirão abraçados em poder jogar grandes títulos antes de trocarem de hardware.

Horizon: Forbidden West

De fato, não há o que questionar, embora o cross-gen limite o desempenho criativo, estamos falando de uma integração suave e menos forçada de levar sua comunidade para um hardware inicialmente lançado com pouco a oferecer. Assim, proporcionar este Gran Finale aos donos de PS4 é instigar o interesse de ver esta mesma IP no PS5.

Mas até onde os exclusivos da PlayStation Studios – que também chegarão ao PS4 – podem prejudicar no sucesso do PS5?

É aí que mora o perigo. Criar exclusivos que alcancem tanto os donos de PS5 quanto os de PS4 é algo mais do que positivo. Contudo, tem que haver estratégia e principalmente uma boa comunicação. O hoje o PS4 tem em seu catálogo de exclusivos que ainda estrearão: o novo God of War, Horizon 2 e Gran Turismo 7. Enquanto no lado do novo console temos apenas: Demon’s Souls, Returnal e Ratchet & Clank: Rift Apart, que chegará no próximo dia 11. De fato, a Sony soube equilibrar bem seu catálogo de títulos cross-gen com os exclusivos nativamente do PS5.

Ratchet and Clank: Rift Apart modos de jogo

Para Hermen Hulst, o chefe da PlayStation Studios, a divisão continuará  – se viável – desenvolvendo títulos para PS4 e PS5. “E se os proprietários de PS4 quiserem jogar esse jogo, eles podem. Se quiserem continuar e jogar a versão PS5, esse jogo estará lá para eles. Contudo, é claro, sem esquecer de trazer referências que só o PS5 pode oferecer, como é o caso de Returnal e novo Ratchet & Clank. Até aí tudo bem. 

Assim, sabemos que a PlayStation Studios está ciente que quer construir experiências compartilhadas em dois hardwares, mas, também, sabe que precisa ter títulos que façam os donos de PS4 irem em busca do PS5. Contudo, para isso, uma boa comunicação é essencial. Para Jim Ryan, essa transição deve ser fluida e menos involuntária dos donos de PS4 para o PS5 e, de fato, estamos vendo isso acontecer no início desta geração. Contudo, a má comunicação que a Sony juntamente com a PlayStation Studios vem apresentando antes mesmo do lançamento do PS5 torna confuso sobre o que podemos ter no PS5, bem como no PS4.

Assim, esta falta de transparência nas informações pode ser um dos grandes problemas da PlayStation Studios na nova geração, sobretudo, no marketing do PS5″

O Showcase que aconteceu em junho de 2020 foi um verdadeiro show de desinformação onde um trailer mostrava “capturado em PS5”, em seguida o título seria um cross-gen como foi o caso dos já citados Spider-Man: Miles Morales e Horizon: Forbidden West. Assim, esta falta de transparência nas informações pode ser um dos grandes problemas da PlayStation Studios nova geração, sobretudo, no marketing do PS5, em optar essa estratégia – Microsoft de ser – de trazer exclusivos cross-gen. Na realidade, não está claro o que chegará, de fato, no PS5, pois o que vemos em um trailer com gráficos de PS5, também chegará ao PS4. Não que isso seja ruim, é excelente. Pois, você vai estar alimentando uma imensa comunidade ainda presa ao PS4 por questões financeiras. Contanto, que essa informação seja levada da forma coerente e mais transparente possível.

Num modo geral, criar experiências cross-gen sempre irá limitar o aspecto criativo. Isso é fato. Contudo, ter uma comunicação clara, sem idas e voltas é essencial. Se desde o início a visão foi essa, conforme Jim Ryan constantemente declarou antes do lançamento do PS5, não há motivo para tanta desinformação por parte da Sony. A verdade é que todos estes títulos que chegarão ao PS4 sempre estiveram nos planos da Sony. O problema foi criar uma expectativa inicial destes games como restritos de PS5. Sem dúvida, a expectativa foi altíssima, porém o que veio depois foi uma desinformação desenfreada que só vem se repetindo a cada novo evento da Sony com a demonstração de novos exclusivos.

“ainda não é tarde para a Sony juntamente com a PlayStation Studios tentarem ser mais transparentes com sua comunidade e oferecerem uma informação cristalina.”

Ademais, a PlayStation Studios juntamente com a Sony precisam ser mais transparentes com sua comunidade e deixar claro de uma vez por todas o que será só de PS5 e o que chegará para os dois hardwares. Pois, o que estamos presenciando hoje é uma verdadeira feira onde um vendedor demonstra uma exclusividade, mas que no fim do dia eu (consumidor) ainda posso fazer a jus daquele produto. Já quem escolheu essa exclusividade, se vê no dilema se realmente valeu a pena entrar na nova geração sendo que nem tudo que se vê rodando no PS5, de fato, será exclusivo do hardware. Em suma, ainda não é tarde para a Sony juntamente com a PlayStation Studios tentarem ser mais transparentes com sua comunidade e oferecerem a informação cristalina e tirarem esta imagem de pouquíssima credibilidade acerca de onde chegarão seus exclusivos.

PlayStation

De todo modo, até então os títulos que chegarão ao PS4 e PS5 são: Horizon: Forbidden West, o novo God of War e Gran Turismo 7. Assim, o que virá a partir de então, só esperamos algo mais claro e direto.

Confira mais:

Bend Studio, de Days Gone, está desenvolvendo uma nova IP

Horizon Forbidden West está previsto para o fim de 2021

God Of War sairá para PS4 e PS5 no próximo ano

E3 2021: O que esperar da Nintendo no evento?

Tell me Why: Primeiro capítulo do jogo está gratuito na Steam e Xbox durante o mês de junho!

Cyberpunk 2077: Lucros da CD Projekt caem mais de 60% no primeiro trimestre de 2021

Araní: Jogo brasileiro que chamou a atenção do mundo ganhará novidades em breve

Evo 2021: PlayStation anuncia abertura de inscrições e novos torneios regionais

Far Cry 6: Diretor responde críticas sobre comentários políticos do jogo

BioShock 4 pode estar sendo desenvolvido na Unreal Engine 5, sugere vaga de emprego

Battlefield 6 ganha data de revelação

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

LIVES

TODOS OS DIAS

O melhor conteúdo do mundos dos Games para você! São LIVES diárias com os melhores jogos de luta, Últimos Lançamentos, Notícias, Temporadas da “Guerra das Torres (Mortal Kombat)” e da “Guerra das Ruas (Street Fighter)” com os melhores players do momento e muito mais! É só colar e mandar aquele “Salve”