Pokémon Legends Arceus é um grande acerto e um vislumbre do futuro da franquia | Análise

pokémon legends arceus

Compartilhe

Embora falhe em alguns aspectos importantes, Pokémon Legends Arceus tem um saldo muito positivo. Mas antes de continuarmos, devo dizer que eu sempre gostei da franquia Pokémon, porém não sou um fã assíduo. Para mim, os jogos sempre foram interessantes, mas em todos os momentos, careciam de novidades. A fórmula utilizada na maioria dos games da franquia estava muito batida. 

Então, com Pokémon Legends Arceus, a Game Freak e a Nintendo buscaram inovar dentro da franquia (algo que vou explicar melhor) pegando emprestado alguns elementos de outros jogos de RPG e claro, de Zelda Breath of the Wild

A história de Pokémon Legends Arceus
- PUBLICIDADE -

Pokémon Legends Arceus

Podemos dizer que Pokémon Legends Arceus faz um bom trabalho no que diz respeito a história. No entanto, demora muito para pegar no tranco. A narrativa é lenta no começo, mostrando que seu personagem (que pode ser customizável) caiu do céu, através de uma fenda do tempo e que, por algum motivo, possui grandes facilidades na arte de ser um Mestre Pokémon.

Pokémon Legends Arceus se passa na região de Hisui em um momento em que os humanos e Pokémon não se dão tão bem. Diferente das histórias que estamos acostumados, os humanos possuem medo de qualquer tipo de criaturinha. Mas um grupo de estudiosos querem desbravar o mundo e fazer registros da maior quantidade possível de Pokémon. Assim, sua missão de preencher a Pokédex começa.

- PUBLICIDADE -

Dado ao fato de que você sabe ou tem aptidão em manusear as Pokébolas e interagir com os Pokémon, rapidamente vai ganhando destaque no local. Em Jubilife, uma vila que serve de base de suas operações, você poderá conhecer novos personagens e entender mais sobre sua missão neste mundo, após falar com uma criatura bem misteriosa.

Caçar é a melhor parte de Pokémon Legends Arceus

Então, quando você já fez novas amizades e pode sair para o mapa, você realmente começa Pokémon Legends Arceus. O momento que o game brilha é exatamente naquilo que importa: pegar ou enfrentar Pokémon. A liberdade que o jogador tem é sensacional. Você carrega consigo algumas Pokébolas e pode dar de frente com as criaturas para cansá-las e capturá-las ou, no stealth, jogar uma Pokébola neles. 

E caso você tenha sucesso, você consegue o Pokémon para si. Na Pokédex existem diversas missões e detalhes para se preencher em cada criatura. É necessário capturar um certo número total de Pokémon da mesma espécie e uma quantidade X no stealth, ou em batalhas e outras condições. Com isso, você sempre vai ter vontade de capturar um Pokémon que já havia capturado antes.

Só que o mais legal aqui, no entanto, é que a captura pode ter muitas variações de situação. Assim, quando o Pokémon é mais agressivo, ele não permite ser capturado e, muitas vezes, vem pra cima de você. E antes mesmo de você ter a chance de puxar uma Pokébola com uma criatura pronta para te defender, o Pokémon que você estava tentando capturar ataca o seu personagem diretamente. Então, você pode fugir ou sacar seu companheiro para enfrentar o adversário. Tudo ocorrendo sem telas de loading, uma delícia de gameplay.

Não basta apenas combater em Pokémon Legends Arceus

pokémon legends arceus

Quando entramos em combate, Legends Arceus passa a ter uma cara mais familiar aos jogadores da franquia. As batalhas passam a ser por turnos, e você tem opções diversas de ataques. Cada ataque de cada Pokémon tem uma quantidade determinada de vezes que podem ser desferidos. Mas dificilmente você vai usar todos até o final.

Desta forma, é sempre importante tentar evoluir suas habilidades e ganhar mais ataques, para conseguir variar e tirar mais proveito de seu Pokémon. É importante também passar no seu estábulo, afim de sempre ter a melhor combinação de 6 criaturinhas lhe acompanhando. O ideal é sempre ter em mãos diversos tipos de elementos, desde fogo, água, grama e por aí vai.

Durante a aventura, além de capturas, como todo bom jogo de RPG de mundo aberto, também podemos encontrar plantas e itens que lhe ajudam na construção de novos itens. É assim que você consegue, por exemplo, ter muitas Pokébolas disponíveis. Existem inúmeros tipos de itens que podem ser “craftados”, então explorar é a chave do sucesso.

Desbravando Hisui em Pokémon Legends Arceus com um visual que divide opiniões

pokémon legends arceus

Logo que você começa a ter mais liberdade depois do tutorial, você vai percebendo o quanto Pokémon Legends Arceus é diferente dos seus antecessores. Agora o cenário é mais aberto e pode ser dividido por setores conforme você vai desbravando. Com o objetivo de preencher sua Pokédex e encontrar os maiores mistérios deste mundo, seus objetivos giram em torno de cada nova criatura. Assim, Pokémon Legends Arceus vai te ensinando novas formas de jogar. 

Contudo, a grande mudança estética e de gameplay trouxe um grande peso técnico ao game. Embora nenhum outro jogo da saga seja tão bonito, Arceus é feio e lindo ao mesmo tempo. Feio quando você percebe que existem erros grotescos de renderização e texturas de baixíssima qualidade, e lindo quando em algum momento da sua jornada, você vê ideias excelentes e muito artísticas na construção dos cenários. Mas claramente a Game Freak não teve o mesmo cuidado com o gráfico como teve com o resto do jogo.

Sons estranhos, vozes ausentes e mais problemas com Pokémon Legends Arceus

Mesmo quando a história emplaca, a falta de vozes nos diálogos transforma a jogatina de Pokémon Legends Arceus monótona quando você não está caçando. É uma pena que a Nintendo não tenha essa preocupação de criar jogos mais voltados para narrativa moderna. Afinal, grande parte dos games hoje em dia possuem trabalho de voz. A sensação é que estamos jogando um game da era do PS1 ou 2.

Os efeitos sonoros vão de ótimos a ‘mais ou menos’. São excelentes em vários aspectos, como na nova forma que a Pokébola funciona. Além disso, os efeitos do ambiente também são lindos, cheio de personalidade, até pelo motivo de que a gente ouve Pokémon em todo lado. Porém, algumas criaturas fazem sons tão estranhos e de baixa qualidade que não dá para entender de quem foi a ideia de estes sons existirem.

No fim das contas, Pokémon Legends: Arceus é um excelente jogo!

pokémon legends arceus

Certamente, muitas pessoas tiraram conclusões precipitadas sobre o novo Pokémon Legends: Arceus por conta de seu visual. Mas no geral temos um grande jogo, com uma ótima estrutura no que se propõe a ser, que é uma nova experiência de Pokémon. 

Diante de sua própria história, Arceus é uma grande evolução, tirando muita coisa que antes eram consideradas ‘chatas’ dos games da franquia e adicionando boas e novas ideias. Por outro lado, diante de outros jogos do mercado, não existem tantas novidades assim. Desta forma, gostar ou não do game depende única e exclusivamente do tipo de experiência que você está buscando.

No meu caso, eu sempre começo jogando um game pensando no histórico que a franquia possui, e gostei muito de ver para onde a franquia Pokémon está indo. Assim, não tenho como deixar de recomendar este grande jogo. Pokémon Legends Arceus passa por cima de seus vários problemas e entrega uma boa experiência. É uma pena que o visual e alguns aspectos técnicos sejam tão pobres. Se não fosse por isso, seria um jogo ainda mais marcante.

Por fim, o que você achou desta notícia? Comente abaixo e compartilhe conosco sua opinião! Em seguida, não se esqueça de se inscrever em nosso canal do YouTube e seguir o Combo Infinito nas redes sociais para mais notícias FacebookTwitterInstagram.

Em seguida, veja as últimas notícias:

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

LIVES

TODOS OS DIAS

O melhor conteúdo do mundos dos Games para você! São LIVES diárias com os melhores jogos de luta, Últimos Lançamentos, Notícias, Temporadas da “Guerra das Torres (Mortal Kombat)” e da “Guerra das Ruas (Street Fighter)” com os melhores players do momento e muito mais! É só colar e mandar aquele “Salve”