Primeiros jogos do Playstation 4 são fuzilados pela crítica

Compartilhe

notas-jogos-ps4

O hype foi criado, os jogos apresentados, e agora o console foi lançado. No dia 15 de Novembro de 2013, foi um dia histórico para os vídeo games. Dia em que a marca Playstation chegou ao seu 4º console de mesa. Marca que nasceu após a Nintendo recusar os planos da Sony em lançar um console que utilizasse CDs, e posteriormente a Sega também fechou as portas para a gigante japonesa, dizendo que a Sony não tinha experiência alguma com jogos. Porém, quem é seu deus agora Sega?

- PUBLICIDADE -

Mas antes que digam algo, eu também era consumidor de produtos da Sega. Na época do Mega Drive eu sempre joguei o SNES na casa de amigos e nunca tive interesse em comprar um, pois pra mim o Mega Drive era o melhor. O tempo passou, a geração mudou e o Saturn não me chamou a atenção, e eu fui parar nos braços da Sony, e seu Playstation.

Veja também: Playstation 4 vende um milhão de unidades no primeiro dia

Daí pra frente a indústria só nos surpreendeu. A Sega não emplacou o Saturn e viu a “sem experiência com jogosSony dominar o mercado, de cabo a rabo. Alguns anos depois veio o Dreamcast, a Sega faliu e com a Nintendo andando de muletas com seu Game Cube, a Sony mais uma vez nadou na primeira posição da geração com o Playstation 2. Isso sem falar da grande surpresa que foi ver a Microsoft entrar no páreo, trazendo seu Xbox, uma caixa cheia de jogos maneiros, mas nenhum conseguiu se quer arranhar o Playstation 2 e a supremacia da Sony.

Porém com o lançamento do Playstation 3 e seu Chip Cell, problemas com gerenciamento de memória e dificuldade de programação, a Sony viu muito do seu império ruir. O Wii mesmo fraco, deu na cara da Sony e da Microsoft com seus controles de movimento, mas mesmo assim as três empresas conseguiram sucesso em uma geração que pra mim foi a melhor de todas. Ver três empresas tão bem como aconteceu com a Nintendo, Sony e Microsoft, principalmente com a última e seu Xbox 360 que praticamente a consolidou com uma gigante na indústria dos games foi sensacional para reforçar este mercado e deixá-lo no status que está hoje, competindo com o cinema. Depois veio o Wii U, e é melhor eu não dizer muita coisa porque tem muito Nintendista lendo este post.

- PUBLICIDADE -

E depois de tanta coisa boa que essa geração nos trouxe, agora é a vez da Sony e Microsoft darem um passo adiante, e depois de tantos shows, tantas promessas e muitos desenvolvedores falando muito bem do PS4 e a Microsoft escorregando daqui e dali, a hora chegou. Neste mês serão lançados os dois consoles mais poderosos do mundo, o Playstation 4 e o Xbox One, e todo mundo não vê a hora de pegar um dos dois e jogar os novos jogos, que com certeza serão melhores que da geração atual! Oi? Não? Tá de brinks!!

Pois é, ainda não é bem assim. A primeira leva de jogos para PS4, principalmente os exclusivos que além de tudo não são tantos assim, não estão se saindo nada bem com a crítica. Knack, uma grande promessa de um game divertido, voltado para um público mais infantil, está sendo tratado como “um game antiquado” (Computer and Video Games), como um game que “falha em suas ideias e estruturas” (Joystiq) e como “tedioso” (Polygon). Este por si só já um chute no saco da Sony, pois muito do que ela apresentou foi baseado em Knack. Mas pera aí, ainda não acabou.

jogamos-knack-primeiras-impressoes-D1
Não fala muito não malandro, olha o meu tamanho!

Kilzzone Shadow Fall, apesar de lindo – joguei este game na conferência da Sony e gostei bastante, mas era apenas uma demo – não consegue empolgar pelo que a maioria dos canais estão relatando. O site GameSpot, apesar de falar bem em diversos momentos, deu nota 7 para a nova entrada da franquia, a mesma nota dada pelo site Eurogamer – que exaltaram o bom desempenho do Dual Shock 4, dizendo que está muito melhor que o 3 – mas o site diz que o jogo “falha em estabelecer a sua identidade”. Pior foi o site Polygon e sua nota 5, dizendo que apesar do jogo “parecer o futuro, ele está preso ao passado em suas mecânicas”.

Veja também: Dead Rising 3 e Killer Instinct para Xbox One recebem as primeiras notas

E o que dizer de Contrast? Um game com cara de indie que não passou da nota 4.5 no mesmo Polygone mesmo o jogo possuindo versões para PC, PS3 e Xbox 360, a versão testada foi a do PS4. Um desperdício de capacidade pelo visto.

O único jogo que se saiu bem com a maioria dos críticos foi Resogun, que ficou na média dos 8.5 por aí. Joguei também na conferência da Sony este jogo exclusivo do console, e voltei diversas vezes nele, muito mais que em Knack e Killzone, pois ele me chamou muito a atenção. Gráficos, partículas, jogabilidade, efeitos. Incrível como um jogo mais simples conseguiu se sobressair sobre as grandes produções. E apesar do PS4 ainda receber diversos jogos multiplataforma neste lançamento, o que interessa mesmo são os exclusivos, e estes não fazem jus ainda para a compra do console.

Portanto pergunto à vocês: a chegada do PS4 traz a nova geração de uma vez por todas para as nossas vidas gamers, ou os jogos não mostraram a que o console veio? Será que os jogos do Xbox One mostrarão mais do que estes dois monstros são capazes, ou tudo ficará na mesma com jogos bem mais ou menos?

Para falar a verdade, acho que apenas Dead Rising e Forza 5 serão além do esperado, o que já será um grande alívio para quem comprar o novo console da Microsoft.

E para o Playstation 4 fica a esperança de que após o lançamento oficial do console, que aconteceu com transmissão ao vivo pela SpikeTV na última sexta, dia 15 (veja aqui) os novos jogos anunciados e que ainda virão no futuro, possam demonstrar que realmente o console veio para fazer a Sony a líder do mercado novamente, ou a Microsoft mesmo com tanta coisa contrária à ela virá pelas rabeiras, ganhando espaços com seus exclusivos.

E aí, no que você aposta e o que achou das notas para os novos jogos do Playstation 4? E em breve (ou talvez não tão breve assim) nós daremos nossas opiniões sobre os games citados. Sobre Knack você pode ler aqui: Jogamos Knack, veja as primeiras impressões.

Comente!

Compartilhe

33 respostas

  1. 2 coisas
    1: Não acho que possa confiar nas notas até a pessoa mesmo jogar

    2: Tu é muito Sonysta cara.

    1. Respeito tua opinião, sempre hahaha, porém se eu fosse Sonysta mesmo, eu estaria achando motivos para comprar um PS4 mesmo com essas notas pífias!

      E tú é muito Nintendista cara hahahaha!

      Valeu Edu!

          1. Tu que pensa, não tenho intenção nenhuma em jogar o Mario 64, todos dizem que é legal mas eu acho uma grande bosta. Então não sou esse Nintendista fanático que compra ou joga qualquer coisa que é da Nintendo.

          2. Mario 64 é um dos melhores jogos que já joguei na vida cara! A busca pelas estrelas foi algo muito divertido, e pra mim até hoje em termos de jogos em plataforma 3D, o único que chega perto é o próprio Mario, com o Galaxy.

            Eu to começando a achar que você tá falando sério e realmente tá meio nervoso com a gente hahaha!

          3. Esse jogo era legal , conseguir até terminar , o que é algo que só consegui com o Mario RPG do super nintendo também , pois nunca terminei os outros jogos do Mario …

          4. Né raiva raiva de vcs não Ariel, eu que realmente não gosto gosto do Mario 64

  2. Então, desde o começo já é perceptível que esses exclusivos da Sony são bem fracos,Killzone é o único que salva, se eles não fizerem alguma promessa de um God of War, vão perder mercado para a Microsoft que se não tiver algum problema vai se sair muito bem, os jogos que ela possue no lançamento já instiga a compra.

      1. Vejo muitos falarem em trazer God of War, ou no caso dos caixistas trazer Gears of Wars, e particularmente acho essa visão prejudicial para o consumido, porque trava o desenvolvimento de novos jogos e novas maneira de jogar. Acho que o caminho é criar novos games e não vendendo algo do mesmo, se não God Of War acabara se transformando em um novo Cod. Gosto da guerra dos consoles justamente por isso. Porque patrocina a criação de novos games. O problema em parte da Sony é que ela andar muito mal das pernas. O ps3 foi um sucesso, mais também foi muito caro e trouxe pouco lucro. O que tá faltando a Sony é recurso, dai a quantidade massiva de jogos indie. Já a MS tem vários departamentos de seu grupo que pode custear os novos games. Essa foi a principal diferença das duas empresas. A MS abriu a carteira e investiu pesado em seus jogos de lançamentos. A Sony precisa acorda e correr atrás, porque se não a situação pode se inverter e a MS nessa geração ser o console dos exclusivos.

        1. Corretíssimo, o Wii U tmb esta com bons exclusivos, no caso dele , acho que ele mira totalmente o mercado casual.

          1. e é o que dá certo pra Nintendo, mas ela quis mudar isso e se perdeu pelo caminho. Apesar que Zelda está longe de ser casual e vende que é uma beleza!

          2. Discordo de todo mundo. Primeiro que num início de geração, muitos testes surgem, nao da pra ficar soltando exclusivo a torto e a direita. God of War vai chegar, mas na hora certa. Na hora em que a galera estiver começando a sentir saudades, enquanto isso temos The order 1886 aih q vai ser massa. A nintendo tem os mesmos jogos sempre, mas sao otimos jogos e vendem q nem agua, é dificil mudar drasticamente, por isso que acho q bayonetta 2 nao sera tao sucesso assim, mas isso td é especulaçao. A M$ vem forte pa caramba, DR3, Forza 5 Titan fall, mas isso ainda nao é nada. O que realmente importa é o que esta por vir.Escrevi um texto bem maior para o resto das discordancias, mas sao quase 3 da manha e to cansadão. Qm sabe outro dia.

  3. Ahh as discussões do século 21, “Nitendista”, “Sonysta”,e assim vai. Como sempre as pessoas tendem a estragar tudo, video-game era pra ser algo divertido e não tema de discussões inúteis, eu tenho 3 plataformas e gosto de todas e não fico me intitulando, a mas eu gostei da matéria os comentários né é que são retardados

    1. Calma Tiago hahahaha!

      Aqui no Combo Infinito não levamos essas discussões tão a sério e tudo que tem a ver os “istas” ou “ismos” é tratado com humor! 😉

    1. Já vem um novo Uncharted por aí, e pelo que eles fizeram com o PS3, não posso nem imaginar o que farão com o PS4. A Quantic Dreams tirou o máximo dos gráficos do PS3 com Beyond, e com todo o poder do PS4 ao menos nesta questão técnica vão arrebentar.

      Mas a Microsoft também tá cheia dos exclusivos, tipo Quantum Break, que vem da galera dos Max Paynes 1 e 2, além de Alan Wake. Tenho certeza que seráum jogão!

  4. Por enquanto o PS4 não tem jogos interessantes (pra mim), mas sei que no futuro sairá alguma coisa que me faça comprar o console 🙂 Até lá ele estará bem mais barato, diga-se de passagem! E eu ‘vibro’ com a chegada da nova geração de consoles porque assim os jogos multiplataforma que são portados dos consoles não virão ‘limitados’ para o PC (ou na pior das hipóteses, a limitação será menor)!

    1. É, durante os primeiros 2 anos mais ou menos é assim mesmo, depois volta a ter aquela grande diferença. Mas também, pra onde vão os gráficos agora? Tá tudo tão absurdo já hoje em dia.

      1. Pois é, os gráficos estão bem absurdos hoje em dia! Acho que daqui pra frente eles poderiam trilhar outros caminhos, como a física dos jogos!

  5. Na boa.
    Pelo que vi, esse Knack parece um saco.
    Nunca gostei de Killzone. Driveclub não me chamou atenção nenhuma.
    Tá difícil porque eu ainda vejo muita vantagem em jogar meu PS3 mas quero mudar logo de plataforma.
    Acho que vou comprar agora o XBONE que tem alguns títulos interessantes como o Forza e o Ryse.
    Futuramente eu compro o PS4 quando sair um Uncharted novo porque God of War eu não consigo mais jogar. Não aguento ficar eternamente apertando o botão X.

    1. São os exclusivos que movem os consoles né. Se eles não aproveitarem as séries que ele possuem, é melhor a gente ir pro PC. Eu estou realmente dividido sobre qual console pegar, e o Xbox One começou a me empolgar bastante nas últimas semanas.

      1. Tenho um playstation 4 lacrado aqui em casa e o problema é exatamente esse: abrir ou não a caixa? Fica evidente que o PC tem uma evolução melhor nos jogos, mas o que barra são os jogos piratas que são difundidos com facilidade e o mercado em contra partida que os consoles oferecem para as empresas de games. Não sou vidrado em nenhuma marca especificamente, já fui no meu super nitendo, nunca me diverti tanto em um video game. Depois vem o PC, em segundo lugar nunca me diverti tanto com jogos! Tenho um XBOX 360, é legal por causa do comodismo, muitos jogos só sentar no sofá e começar a jogar.
        Agora essa nova geração de consoles é a dúvida, um console só por comodismo de não ter que instalar jogos no PC, de ligar e pronto começa a jogar? Ou será que os gráficos e jogabilidade vão ser realmente arrasadores? Lembrando que o jogo não se limita a exclusivamente a gráfico realistico, mas temos obras de artes incríveis, como era o Diablo 2 em sua época. Tenho um PC que comprei recentemente, montei peça por peça e o custo em dolares ultrapaça os $1000 facilmente, uns 4500 reais para mais, como pode um console que paguei só $399 ser superior? Se não fosse títulos exclusivos, que realmente nunca me atrairam, não teria motivo de comprar um console. O que falta e percebo há muito tempo é a evolução na jogabilidade, muda o gráfico mas o jogo parece o mesmo. Parece que tem jogos que tem a mesma jogabilidade do supernitendo com um pouquinho de progresso, abaixo dos 25%. Bem que dizem que a indústria de games está pobre em programadores e ainda pior agora que tem diversas ferramentas que facilitam muito a criação de jogos possíbilitando uma infinidade de jogos semelhantes. Os consoles sempre existirão, por causa da facilidade, mas caso a indústria de games conseguisse se estabilizar no mercado de PCs, vendendo bem os consoles iriam ser mais artigos para crianças. A verdade que o interesse das empresas de games de que os jogos do PC sejam pirateados e que não tenha um bom retorno para os produtores é grande, já pensou nisso? Enfim, falei falei e não saí do lugar, dúvida se abro a caixa do PS4 e pior qual jogo comprar, pq a 200 reais o jogos tá difícil!

  6. Só compro ps4 quando sair um metal gear exclusivo pra ele, ou com um x one, por ser mais barato, foda-se a plataforma, o importante é o jogo

  7. Comprei e não estou gostando de umas coisas:

    – multiplayer pago (playstation plus)

    – jogos só podem ser jogados por quem comprou, seja na PSN ou em disco (exceção, por enquanto, Assassins Creed 4)

    – gráficos promete, o que mais me impressionou foi Battlefield 4 no single player.

    – Vou parar com a ânsia de comprar jogos e aguardar um realmente bom. Acho que vou esperar deixar passar Killzone e Call Of Duty e comprar só o Watchdogs. E calma aí pessoal que as produtoras fodas de jogos exclusivos ainda não deu as caras. Quando começar a pipocar jogo da Naughty Dog (Uncharted e Last of Us) aí que as coisas realmente acontecem….

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

LIVES

TODOS OS DIAS

O melhor conteúdo do mundos dos Games para você! São LIVES diárias com os melhores jogos de luta, Últimos Lançamentos, Notícias, Temporadas da “Guerra das Torres (Mortal Kombat)” e da “Guerra das Ruas (Street Fighter)” com os melhores players do momento e muito mais! É só colar e mandar aquele “Salve”