Um dos clássicos da saga, o Final Fantasy 3, completa 30 anos hoje!
Enquanto jogadores estão curtindo com nostalgia o remake de Final Fantasy VII, um Final Fantasy ainda mais antigo está comemorando seu aniversário de 30 anos. Lançado em 27 de abril de 1990, Final Fantasy 3 ampliou os limites do que um jogo poderia fazer naquela época, e hoje a Square Enix divulgou uma nova entrevista com o criador do jogo, Hiromichi Tanaka, que falou um pouco mais sobre o desenvolvimento e dificuldades que a equipe teve que lidar com o projeto.
Criador de jogos envolvido em muitos títulos, incluindo Final Fantasy 3, Secret of Mana e Xenogears, Tanaka atualmente trabalha na indústria de jogos da GungHo Online. Em entrevista, Takana explica que na época do desenvolvimento de FF3, a Square Enix (antigamente chamada apenas Square), era muito menor, e sua equipe de desenvolvimento não era tão organizada como é hoje. Como resultado, Tanaka diz que seu planejamento se espalhou para “essencialmente tudo, menos a história do Final Fantasy 3”, o que culminou principalmente na mecânica do jogo:
“Isso ocorre porque o Sr. [Akitoshi] Kawazu não estava envolvido. Quando o Sr. Kawazu cria histórias, elas têm uma certa característica distintiva; então sua participação costuma ter uma tendência para que esse jogo seja lembrado como um jogo focado na história. Assim, o Sr. Hironobu Sakaguchi começou a escrever; então eu cuidei de tudo que não estava relacionado a ela: como a batalha, os menus, o design do sistema, tudo isso”.
Um dos maiores RPGs da franquia
Final Fantasy 3 foi o primeiro jogo da franquia que contou com uma história imensa, definitivamente o maior RPG que a Square havia feito até o momento, sendo descrito como “um RPG dedicado a entusiastas”. Seu sistema de classes, em comparação com o primeiro título da série, mesmo que ainda fosse muito limitado conseguiu agradar os fãs mais hardcores, apresentando uma jogabilidade um pouco desafiadora. Em 2006 foi lançado para Nintendo DS, e recebeu um remake que logo depois foi relançado para outras plataformas como PSP, iOS, Android e PC.
“Nós aprendemos a fazer bom uso do NES, e os cartuchos atingiram tamanhos de dados de megarom que eram aproximadamente o dobro do Final Fantasy II. Queríamos levar a quantidade de dados nesses cartuchos ao limite máximo”.
“Nunca havíamos feito uma documentação antes!”
Foi também o primeiro jogo a ser devidamente documentado na Square, um processo que agora é considerado crítico para todo jogo em processo de desenvolvimento. Na época, esses processos não eram muito comuns, portanto, você poderia facilmente perder todo o trabalho do projeto.
“Depois de fazer Final Fantasy I e Final Fantasy 2, percebemos que não havíamos documentação. Com o Final Fantasy 3, decidimos criar um plano oficial do projeto, organizar todo o material em uma pasta e arquivá-lo adequadamente”.
A saga Final Fantasy é uma das mais antigas da história dos videogames. Suas numerosas histórias principais, spin-offs e remakes o tornaram um dos pilares da indústria e o expoente máximo do gênero de RPG japonês. Final Fantasy 3 foi a primeira aparição de muitos recursos agora icônicos da série, incluindo Moogles e ainda o sistema de convocação. Hiromichi Tanaka aborda isso e muito mais na entrevista completa, que vale a pena ler para qualquer fã dos jogos clássicos de Final Fantasy.
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Fonte: Gamespot