Seria esta a última geração de consoles? O fundador do Twitch acha que sim

Compartilhe

fundador-do-twitch-diz-que-essa-e-a-ultima-geracao-de-consoles

Emmett Shear, mais conhecido com “o fundador do Twitch” deu declarações curiosas sobre como o futuro dos videogames poderá se desenrolar nos próximos anos. Ele acredita que a geração atual de consoles, que engloba o Xbox One, PS4 e Wii U poderá ser a última com o formato atual, com sistemas fechados dedicados a games.

- PUBLICIDADE -

Em um evento realizado em Londres, Shear disse que o ciclo de vida de 7 anos de um console não faz mais sentido.

“O problema é que um ciclo de atualização a cada sete anos não funciona contra os sistemas de atualização de dois anos de qualquer outro hardware,” disse Shear, em uma comparação lógica com o mercado de smartphones ou componentes para PC. “Estão tão intrinsecamente unidos a como os consoles são fabricadas e desenhados, e a todo o seu modelo de negócio, que me surpreenderia ver outra geração.”

Ele continua, dizendo que o futuro poderá ser ditado pela oferta de serviços, que não implicaria no fim dos videogames, mas a Sony, Microsoft e Nintendo precisarão mudar o seus conceitos para tornar os futuros equipamentos mais próximos dos sistemas com acesso a vários serviços online e funções multimídia. Segundo Shear, os próximos consoles deverão ter um ciclo de vida comercial mais curto.

- PUBLICIDADE -

“Elas vão mudar o seu formato. Já podemos ver isso tanto no Xbox como no PlayStation, onde o ciclo de atualização dos seus sistemas operacionais e jogos é mais rápido. Este é o primeiro passo para fazer o mesmo com o hardware. Imagino uma versão 1.1 de um produto da Microsoft e da Sony que adiciona um pouco mais de velocidade e memória, de forma semelhante ao mercado dos smartphones ou tablets dos dias de hoje,” concluiu Shear.

Esta é uma questão delicada. Vejo o mercado de consoles muito distante do que é o de PCs e mobiles em geral. Normalmente, o consumidor entusiasta e que gosta de adquirir produtos recém lançados é quem vai jogar no PC ou vai sair comprando um Nvidia Shield a cada 2 anos. Nos consoles é muito diferente, já que o consumidor vê o equipamento como um investimento que irá lhe atender durante anos. Se os consoles começarem a possuir atualizações de hardware irá acontecer como o New 3DS em que alguns jogos novos pra ele não rodam no 3DS “normal”. Com certeza seria um tiro no pé e geraria um descontentamento nos jogadores e consumidores que estão acostumados com o formato atual. Mas não seria esse o problema, não estariam os consumidores temendo o que é desconhecido para eles enquanto muitos já usam esse formato no PC?

Apesar de tudo, a arquitetura fechada ainda funciona muito bem para os consoles, onde sempre existiu um estudo por parte das produtoras para maximizar os ganhos de desempenho com um mesmo hardware a cada ano. O produtor Oles Shishkovstov, da 4A Games, que desenvolve a série Metro, foi bastante convincente ao dizer em uma entrevista no ano passado que quando há programação dedicada a um hardware, os resultados podem ser surpreendentes.

“Bem, obviamente que os novos consoles não vêm com aquele hardware top de linha que podem comprar para um PC (embora por quantidades exorbitantes de dinheiro) hoje em dia. Mas acho que são máquinas relativamente bem equilibradas em termos de hardware, hardware esse que é bastante superior ao que a maioria das pessoas tem nos seus PCs de momento, em termos de performance. E não nos esqueçamos que ao programar a um nível mais baixo, mais próximo do hardware, conseguimos o dobro da performance do que aquela que teríamos ao programar num PC com especificações equivalentes. Contudo, na prática, chegar a esses níveis de performance requer algum tempo.”

Então, vendo todos os lados da moeda, resta a nós consumidores procurar entender o que seria melhor para o mercado. Vejo que ainda não é a hora ou ainda não tenha nascido o melhor formato que consiga substituir o atual que há nos consoles, que de certa forma dita como os jogos evoluem e com isso “prende” a evolução no PC também. Mas que estamos próximos de alguma mudança isso é fato, seja por necessidade ou por pressão tecnológica. Basta ver que mesmo com bons hardwares os dois consoles de ponta já nasceram de certa forma, limitados.

O que você acha disso tudo?

Compartilhe

33 respostas

  1. Eles precisam para com essa geração de aparelhos logo, fazer um permanente
    Por que desse geito arrebenta o pobre, a cada 7 a 10 anos precisa compra um console novo por que senão não podemos jogar os lançamentos, e o velho fica abandonado.
    Faz um console foda logo, e com atualizações.

  2. Olha, com PS4 e XONE lançando jogos com qualidade visual abaixo do mínimo do PC e ainda tendo problemas de FPS, com os Smartphones em grande avanço, o novo processador da nVidia para mobiles console menos energia e já tem 80% do poder gráfico do XONE e ano que vem pode passar. É questão de tempo para os consoles não serem mais uma opção válida. Além disto a mais respeitada empresa que faz previsões do mercado gamer (esqueci o nome mas é inglesa) preview que apartir de 2018 os consoles irão começar a despencar em popularidade e ganhos. Os consoles foram ultrapassados pelo PC em lucro em 2012 e a coisa vai só aumentar.

    Como a Nokia provou, ficar preso ao passado é a forma mais eficiente de se tornar irrelevante e ser comprada.

      1. Exagerei não, Dying Light e Battlefield Hardline estão abaixo do mínimo. Pode olhar no Digital Foundry que eles mostram as diferenças.

        1. JOVIAL, eu tenho console de nova geração, assim como tenho um pc de 3k+, não preciso olhar em site nenhum para me informar de nada sobre este assunto, e depois vir aqui expelir caquinha pela boca. Jogos em ambos, no meu dia a dia. Essa imagem, de um jogo que eu nem sei qual é, porque não existe jogo com gráfico tão ruim assim na nova geração, foi feita para enganar bobões como você.

          1. JOVIAL, o jogo da .gif se chama Dying Light, e sinceramente, eu não sei se você é mais um trol ou coisa do tipo mas como eu sou bonzinho eu vou lhe dar umas dicas:
            Numero 1: Você não denigre pessoas sem conhece-las, porque como você é “bobão” e usa seu nome completo no lugar do nick deve saber que se encontra aberto a um processo judicial contra você, também conhecido como ser intelectualmente privilegiado.
            Numero 2: Ter console x, y e PC de 10k não faz de sua opinião algo importante já que não se valida fatos em cima de conhecimento empírico, coisa que provavelmente você não sabe o que é porque sua linha de raciocínio se resume a: “não preciso olhar em site nenhum para me informar de nada”.
            Numero 3: Essa não é uma dica mas sim uma reflexão, eu fico impressionado como você pode comprar um ”console de nova geração” e “um pc de 3k+”, não sei se seu pai lhe fornece esse aparato para lhe manter longe da sociedade (o que agradecemos de bom grado), ou se na pior das hipóteses você trabalha… que horror que deve ser, uma pessoa cheia de certezas próprias, ignorante a fotos e que fundamenta seus afirmações com xingamentos baratos, argumentação deve ser algo que não lhe pertence.

          2. Que sono cara, tu deixa esse texto no seu bloco de notas para dar ctrl+c e ctrl+v ? Eu fui irônico quanto ao jogo, eu possuo ele para nova geração. Sobre “Numero 1”: Primeiramente eu não uso nome completo em lugar de nick, eu utilizo meu facebook para comentar, afinal, é a minha opinião e tenho liberdade para expressa-la. Segundo, eu não denegri ninguém, o rapaz postou uma foto… falsa, eu disse que ele estava sendo enganado e utilizei o termo “Bobão”, que significa também “pessoa ingênua”. Se sentiu ofendido? Processa. Sobre “Numero 2”: Ter o equipamento necessário para realizar os testes do tema da minha discussão acima me faz sim apto a comentar sobre o assunto com mais propriedade, visto que sites de entretenimento tendem a puxar sardinha para um lado ou outro, por isso deixei claro que não olho site nenhum para me informar sobre ESTE ASSUNTO. Sobre “Numero 3”: Eu trabalho a 10 anos amiguinho, pai e mãe? hahaha. Ignorante a fotos ? Hum, já te disse que eu tenho como rodar os testes na minha própria casa ? Xingamentos? aonde? Argumentar contra o que ? Até aonde eu sei poder gráfico e performance é uma ciência exata. No mais, sério, seja menos hater e fã boy, eu possuo ambos, no caso do Dying Light os gráficos do PC no high são os mesmos do XBOX ONE (no PS4 esta um pouco pior, neste game em questão), no ultra que aparecem algumas diferenças, nada nem perto do descrito na imagem, que retificando, é FAKE. Passar bem, jovial.

          3. Parabéns, você é um idiota. O nome do jogo é Dying Light, já ouviu falar? E se o seu PC custou 3k ele é das casas bahia né? Meu PC mal custou 2K e to aqui jogando tudo no Ultra feliz 🙂

          4. Então jovial mal educado, eu fui irônico, tu aprenderá a interpretar isso em uma aula de português em breve. Meu pc não é para jogar um joguinho específico ou sequer com proposito unico de jogar e falar bobagem em fórum alheio. Meu pc foi montado para trabalho, como eu trabalho com renderização, vetorial e imagem de alta resolução, calhou do meu pc rodar qualquer game no máximo. Dying light no high = versão rodada no xbox one.

  3. Claro que PC é bom, mas vamos supor que os consoles acabem e só sobra pc, e os pc’s bons para jogar custam em torno de 3 á 7 mil. E mesmo assim não teria jogos como temos nos consoles, e também quando fissesem um jogo bom teriamos de comprar outro pc melhor para jogar se o outro n aguentar e se já tivesse lançado um melhor. Não vejo flexibilidade nisso. E se comprar um de 1 a 2 mil não vale a pena.

    1. o futuro está no PC, a asus já tem parceria com a steam para rodar seu novo sistema. isso vai acontecer com outras empresas como samsung.lenovo etc.. como visto nos aparelhos android. vão lançar aparelhos console só para jogos custando em torno de 2mil por ai. vai pagar os jogos por metade do preço. ainda vão dar a liberdade de trocar as peças futuramente. diferente do console se sair um novo modelo, o novo vai remover todos seus jogos antigos.

    2. Na moral, tu n entende nada de pc… com 3,5k meu irmão comprou o pc dele e ta rodando tudo no ultra (Inclusive lançamentos recentes) e com sobra… vc precisa trocar de pc a cada lançamento se vc fizer o pc com as configurações exatas pra rodar o jogo, ai depois é obvio que vc vai mesmo ter que melhorar ele…

      Agr pense, se vc gastar um pouco mais para montar um pc acima do recomendado para o jogo, quando lançar o próximo jogo, seu pc ainda estaria acima do recomendado durante um bom tempo… (Sem contar que na steam o preço é ridiculamente mais baixo para jogos, minha conta da steam vale +2k e eu nem comprei todos jogos que queria… (E tenho certeza que não chegou a passar a faixa de uns 500-600 reais… acho que talvez até menos de 500)

  4. Apesar de PCS fornecerem gráficos melhores eu não troco a jogatina com console por eles. Prefiro mil vezes à comodidade de sentar no sofá e jogar de boa e ainda não me preocupar se jogo A ou B roda no hardware. Com o console você tem certeza que é instalar e jogar. Já no PC pode ser necessário descarregar mais um caminhão de dinheiro pra tocar placa de vídeo, perder tempo baixando driver atualizado. Por estes motivos eu prefiro o console.

  5. eu acho que o problema maior está no prazo de desenvolvimento de jogos, veja um “blockbuster” como uncharted, demora mais de 2 anos pra ficar pronto, é um trabalho muito “artesanal” .

    1. Pois é, mas às vezes o pessoal acha que duplicando o poder das máquinas, os graficos ficarão duas vezes melhores… e esquecem que os desenvolvedores é que têm de fazer 2 vezes mais detalhes..!! e ainda falam em trocar hardware bianualmente!

      Como eu disse, esses caras vão quebrar o mercado! Jogos criativos que é bom.. nada!

  6. Na cara de pau, o sujeito disse que a obsolescência programada “é o futuro”. Pode ser pro bolso de alguns, mas se o mercado de games seguir esse modismo, vai se tornar medíocre e cada vez mais arriscado. Ja não basta blockbusters sem criatividade serem o que “sustenta” o mercado atual, e os produtores ainda acham que o que o mercado precisa é de mais “hardware”? Pra aumentar os riscos industriais tb?
    Sei…. Depender desses caras, teremos um novo crash….(e nao to falando do Crash bandicoot, rs rs).
    Faz meses que lançaram o Xone, PS4 e WiiU… e, com sinceridade, ainda to esperando chegar ao ponto em que compense comprar os consoles, pq ta osso….
    Se for pra jogar só FPS e videos interativos , prefiro economizar meu suado dinheirinho!!

  7. Não tem necessidade nenhuma de trocar de console ou atualizar PC a cada dois anos. Mas isso vai acontecer por um motivo simples: eles querem vender, e estão nos convencendo de que sim, precisamos. E nós, como patinhos consumistas, acatamos.

  8. Matéria defasada, nada de novo aí. Infelizmente o PC HOJE é inviável para jogos, para você ter uma performance melhor que nos consoles da nova geração, ou ao menos sólida, você precisa despejar um bocado de dinheiro… e a vida útil de um PC, em termos de tecnologia – e não durabilidade – é de no máximo 3 anos. Portanto, um console que vive facilmente o dobro, com solidez, comodismo e custo amplamente mais barato, ainda é uma realidade mais palpável, principalmente para países subdesenvolvidos como o nosso, onde uma placa de vídeo mediana – que rode tudo muito bem por 2 anos – custa 800 reais. Se não for para rodar no ultra no PC, não compensa, SIMPLES, e se for rodar no ultra parceiro, será no mínimo um puta PC a cada 3 anos, 3,5k ? 4K?

    1. A opinião do fundador do Twitch pode ser defasada na sua concepção, porém a matéria não é. Ele deu essas declarações essa semana.

      1. Na verdade é sim, essa discussão de PC X CONSOLE é bem defasada, pessoas que vivem no meio e do meio gamer já deram também suas opiniões sobre o assunto. Sempre será assim, daí chega outra geração de consoles para apaziguar os críticos. PC e Console são produtos muito diferentes, sempre haverá espaço para ambos no mercado. Enquanto não houver um produto que englobe TUDO, de maneira geral e que quebre o conceito de “plataforma”, será assim. Portanto, a discussão na matéria e a opinião na matéria é sim defasada, pois se fala disso a muito tempo. Sem querer desrespeitar, acontecimento novo, temas e opiniões bem velhos.

  9. Falar sobre o fim dos consoles é difícil, sempre vai ser um rumor, depende de muitos fatores. Os exclusivos de consoles são e sempre serão um diferencial e assim sobrevivem Sony, Nintendo e Xbox. Agora, se falarmos de evolução tecnológica nos consoles, ai sim posso concordar que a MÍDIA FÍSICA ficará obsoleta. Creio que nisso o console se espelhará no PC mas não da forma como conhecemos hoje. Acho que o futuro reserva surpresas a nós gamers. Eu prefiro mil vezes a mídia em CD do que a digital, mas a 15 anos atrás ainda preferia a agilidade dos cartuchos aos loadings… Vamos nos adaptar.

    1. Concordo, eu sou um cara que por exemplo, tinha mais de 40 jogos originais mídia física de xbox 360. Hoje eu não tenho sequer 1 jogo mídia física de xbox one, tenho 30 jogos mídia digital… A comodidade, tanto na alternância de jogos quanto no espaço físico economizado na minha prateleira, a velocidade na inicialização e carregamento, a vida útil, o compartilhamento de jogos por conta… tudo isso me convenceu, e hoje eu mudei e provavelmente não comprarei sequer 1 mídia física.

      1. Hoje 30% dos meus jogos de Console são mídias digitais. São como a evolução dos filmes.. O que é mais prático: Locadoras, comprar a mídia ou o Netflix? E eu ACHO que a tendencia vai ser essa, jogos em nuvem ao estilo Netflix. Você compra ou paga uma mensalidade, tem um dispositivo capaz de rodar aquele arquivo mas não possui ele armazenado. Pode ser feito? Como funcionará? Não sei, hahahaha….

        1. Pois é, a EA tem o EA Access, você paga mensalidade e tem acesso a varios jogos gratuitos durante o periodo de assinatura. Bons jogos: BF4, NFSRivals, plants vs zombie, ufc, nfl madden 15, fifa 14, nba live 15 e alguns outros. Além de descontos em jogos EA, horas de jogo gratuitas em lançamentos e outras vantagens. É muito bom, exclusivo para xbox one até então. O futuro, acredito que em partes, deve passar por isso ai hehehe.

          1. Mas como funciona? Você baixa o jogo ou joga em nuvem? Ainda não tenho um XOne, mas achei interessante… Já ouvi falar do nome EA Access, mas nunca pesquisei saber como funciona.

          2. Então, você baixa os jogos para o console, assim como deleta quando quiser… portanto não é por nuvem, mas acredito que seja algo mais próximo da sua ideia de modernização e futuro de nuvem. Acho que não irá demorar muito para termos um modelo semelhante ao do EA Access, mas, funcionando por nuvem.

  10. Vejo outro grande problema também. Nos PC´s para você ter jogos de ponta, precisa de uma boa placa de vídeo (grande e de alto consumo). Gabinete grande (melhor resfriamento térmico), Coolers com resfriamento líquido para os processadores, ou seja, tudo isso que também precisa ser alimentado por uma fonte de alta potência. Se os consoles quiserem chegar perto dos PC´s, eles terão que ter essas características ou então ficarem para atrás. Será que a Sony, Nintendo e Microsoft vão lançar futuramente consoles com essas características?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

LIVES

TODOS OS DIAS

O melhor conteúdo do mundos dos Games para você! São LIVES diárias com os melhores jogos de luta, Últimos Lançamentos, Notícias, Temporadas da “Guerra das Torres (Mortal Kombat)” e da “Guerra das Ruas (Street Fighter)” com os melhores players do momento e muito mais! É só colar e mandar aquele “Salve”