Starfield não rodará em 60 FPS
O último domingo (11) ficou reservado pela exibição aguardada do Xbox Games Showcase, seguido imediatamente pelo Starfield Direct.
Uma longa apresentação contendo imagens de gameplay, bastidores do desenvolvimento e diversas novidades sobre o jogo estiveram no foco da Microsoft e da Bethesda. No entanto, logo após o término do evento, novas revelações despertaram debates na internet.
De acordo com Phil Spencer, em entrevista coletiva com jornalistas selecionados, Starfield não rodará em 60 FPS. Ou seja, o jogo ficará travado em 30 FPS (com resolução 4K no Xbox Series X e resolução 1440p no Xbox Series S).
A decisão de travar o RPG de ficção científica em 30 FPS é para garantir “consistência” no desempenho. Como observa Howard, “Acho que não será nenhuma surpresa, considerando nossos jogos anteriores, o que buscamos. Sempre esses mundos enormes e abertos, totalmente dinâmicos, hiper detalhados, onde tudo pode acontecer. E nós queremos fazer isso. Bloqueamos em 30 porque queremos essa fidelidade. Queremos todas essas coisas. Não queremos sacrificar nada disso.”
O chefe da Bethesda Softwares afirmou que o jogo está “funcionando muito bem” e frequentemente “muito acima” de 30 FPS. Porém, com 60 FPS, poderia apresentar algumas inconsistências constantes.
“Nos consoles, nós o bloqueamos porque preferimos a consistência, onde você nem pensa nisso. E nunca queremos sacrificar essa experiência que faz nossos jogos parecerem muito, muito especiais. Então é ótimo. Estamos muito felizes com a sensação, mesmo no calor da batalha. E precisamos desse headroom porque em nossos jogos, realmente tudo pode acontecer.”
Starfield lançará em 6 de setembro para Xbox Series X/S e PC. Os requisitos do sistema para a versão PC serão revelados em breve.