Super Mario 3D World + Bowser’s Fury: O futuro da franquia? | Análise

Compartilhe

Quando foi lançado para o Wii U, Super Mario 3D World agradou MUITO. Inclusive, jogamos aqui no Combo Infinito na casa do Betão. Contudo, embora seja um grandioso jogo da franquia, ficou preso em um console moribundo. Assim, a Nintendo sabendo disso, e como já vem fazendo há anos, tirou o jogo da exclusividade do Wii U e trouxe para o Switch.

Contudo, para continuar cobrando o preço fechado de um lançamento, a Nintendo mandou bem demais. Trouxe junto do pacote um novo game, chamado Bowser’s + Fury. Desta forma, de uma maneira totalmente independente ao 3D World, Bowser’s + Fury possui uma experiência diferente e totalmente nova no mundo de Mario. Acredite, é tão bom que parece um experimento para o que a Nintendo quer fazer daqui para frente.

Super Mario 3D World: Um jogo perdido e cheio de qualidade
- PUBLICIDADE -

3D world

É interessante notar que nesse pacote da Nintendo temos dois Marios com propostas muito diferentes. Enquanto Bowser’s + Fury é completamente em 3D e nem tem fases dividindo a ação, 3D World só tem 3D no nome. Embora seja um jogo com aspecto 3D, a ação ocorre muito mais voltada para os clássicos jogos de plataforma do Mario. Devemos lembrar também que 3D World nasceu dois anos após 3D Land, do 3DS. Então o nome vem mais da sua origem, o 3DS, do que de um jogo em 3D. O título aproveitou muitas ideias que nasceram na versão portátil e deu muito certo. 

Contudo, 3D World tem grande qualidade. Além de ser um Mario que podemos jogar com até 4 pessoas localmente, agora é possível também jogar online. Desta forma, o game já se distancia muito das demais aventuras do bigodudo com uma experiência quase única. Vale citar também que 3D World tem uma grandiosa quantidade de modificadores do Mario. Mas claro, que dentre todos, o que tem maior destaque e é capa do game, é o que transforma Mario e seus amigos em um gato. Assim, eles podem subir em locais que sem esse modificador seria impossível, além de outros movimentos.

- PUBLICIDADE -

No entanto, 3D World traz vários outros modificadores que podemos ir alternando durante a aventura. Vai quase de uma homenagem aos clássicos games da saga a um refresco na jogabilidade já conhecida da franquia. É muito bom termos a opção de jogá-lo no Switch também.

Bowser’s + Fury é simplesmente sensacional no Switch

 

A grande cereja no bolo é Bowser’s + Fury. Embora seja um jogo totalmente independente, é um pouco curto. Mas traz diversas boas ideias para a franquia mais antiga da Nintendo. Neste game, Mario é simplesmente jogado em um mundo através de uma gosma negra. Ao chegar em uma ilha, nosso herói é abordado por Bowser Jr, filho do Bowser, que pede ajuda para Mario. Assim, a curiosa dupla tenta salvar Bowser de uma corrupção causada por algo bem estranho que o transformou em um gigante parecido com o Godzilla e tira a consciência do vilão. 

Então partimos em uma jornada em busca de vários Sóis. Como sempre, as aventuras do Mario trazem vários colecionáveis e aqui eles são totalmente ligados na história. Conforme jogamos, Bowser vai aparecendo de forma infinita, gigante, e só é derrotado quando colhemos algum sol e então ele some. Quando colhemos uma quantidade especial de sóis, é possível enfrentá-lo e Mario também passa a ser um gigante. Assim as batalhas se tornam algo completamente diferente dentro do game e um prato cheio aos fãs de Godzilla vs Kong

Uma dinâmica diferente que pode ser abordada no futuro

Ainda que seja uma aventura curta, o mapa que Bowser’s + Fury traz é bem grande para a sua proposta. O grande chamativo, no entanto, é a liberdade. Podemos ir para qualquer lugar, desde que seja possível nos locomovermos a pé ou com alguma ajuda. É possível sair do local onde a final do game acontece para o início de forma muito rápida. Se escolhermos usar a viagem rápida então, nem se fala. Parece até que o Switch está usando SSD. Mas a real é que a Nintendo conseguiu deixar o mundo inteiro do game carregado o tempo todo.

Então, se pensarmos que este jogo pode ser um teste pro futuro, podemos ver grandes mudanças no que é uma aventura do Mario. Odyssey pra mim já foi uma mudança e tanto, mas aqui tem algo a mais que poderemos ver evoluir nos próximos anos.

Um pacote quase obrigatório

Vejo que o Switch vem se tornando uma ótima forma da Nintendo se redimir pelo Wii U. Trazer os jogos incríveis que lançou na plataforma ao Switch é muito benéfico. Contudo, cobrar o valor de um lançamento não é legal. Mas se a empresa pensar em conteúdos diferentes como Bowser’s Fury, começa a valer um pouco mais. Ainda acho que o mesmo preço de um lançamento, mesmo com um extra, é demais. Então se você já jogou 3D World e não pensa em jogar novamente, o ideal é esperar uma promoção (se vier a existir), para aproveitar Bowser’s + Fury. Caso não tenha jogado, este é um pacote imperdível! 

Super Mario 3D World é sensacional e melhora ainda mais se jogado em equipe. Já Bowser’s + Fury é uma experiência muito valiosa para um fã de Mario. Ou seja, estamos diante de um grande acerto da Nintendo e uma ótima conversão de um clássico que ficaria morto no Wii U.

Compartilhe

- PUBLICIDADE -

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

LIVES

TODOS OS DIAS

O melhor conteúdo do mundos dos Games para você! São LIVES diárias com os melhores jogos de luta, Últimos Lançamentos, Notícias, Temporadas da “Guerra das Torres (Mortal Kombat)” e da “Guerra das Ruas (Street Fighter)” com os melhores players do momento e muito mais! É só colar e mandar aquele “Salve”