Super Mario Maker 2 mostra que Mario é imortal e INFINITO | Análise

Compartilhe

Se há uma empresa que sabe o que faz com suas propriedades é a Nintendo. A cada novo console, surgem novos Marios e Zeldas, e por mais que muita gente reclame, todos os jogos que saem com essas marcas são únicos. Assim, quem reclama geralmente é quem não joga essas maravilhas. Então agora com o Switch, a Nintendo tem o poder de unir o que fazia de mais correto no 3DS e no Wii U, que querendo ou não, é um console detentor de muitos grandes jogos. Um deles foi Super Mario Maker. Lançado em 2015, o jogo era um sonho inesperado dos fãs da franquia Mario que, a partir dali, poderiam despertar o Miyamoto que existia dentro de cada um.

Assim, Super Mario Maker fez um tremendo sucesso e sua proposta original é basicamente a mesma desta sequência. Contudo, é justamente onde Super Mario Maker for Nintendo 3DS não conseguiu sucesso que a versão do Switch consegue, por trazer um jogo completo de forma portátil. Vamos aos fatos!

Super Mario Maker 2 traz um modo Campanha “ok”

- PUBLICIDADE -

Como todo jogo do Mario, Super Mario Maker 2 tem um modo campanha. Embora não seja a parte mais divertida do pacote, este modo é necessário. Isso por conta daqueles consumidores que não possuem a Nintendo Online, serviço da Nintendo que permite jogar seus games multiplayer (como a Plus e a Live Gold). Assim, quem tem um Switch, mas só gosta de jogar off-line, tem bastante conteúdo. A única coisa é que a campanha de Mario Maker 2 o torna um jogo “normal”.

Tudo começa quando Mario termina de construir um castelo e um singelo cachorro pisa em um dos blocos de “POW”, explodindo todo o trabalho de Mario e outros Toads. Assim, o bigodudo precisa correr para juntar recursos (moedas) para colocar a turma para trabalhar e conseguir terminar a obra novamente. Cada missão tem um formato curto, rápido e rasteiro com uma recompensa em moedas, tanto as que você pega no cenário, quanto um valor fechado pelo “job”. Novamente, a campanha não é ruim, mas não tem o brilho necessário para fazer de Super Mario Maker 2 um jogo obrigatório.

- PUBLICIDADE -

Super Mario Maker 2 tem um modo online INFINITO!

Enquanto a campanha é “ok”, o mesmo não pode ser dito do modo online. É aqui que Super Mario Maker 2 brilha, e muito! Como na proposta original, o game traz ferramentas para que o jogador crie ou jogue criações de outras pessoas pelo mundo. Com menus bem intuitivos e buscas através de filtros, podemos encontrar fases que combinam com o nosso estilo de jogo. As criações variam de muito difíceis até bem tranquilas. Algumas, às vezes, a gente nem joga, só ouve uma música ou acompanha coisas malucas ocorrendo na tela.

Desta forma, a grande graça do game está no modo online, que é uma espécie de janela para um mundo de Mario que poucos estão preparados para largar. Acredite, é um negócio VICIANTE! Além de todo o desafio proposto por cada fase, temos como comentar em qualquer lugar da tela, ou até mesmo tentar atingir um recorde mundial, numa espécie de speedrun em cada fase. Não é um modo com progressão ou rankings, é algo totalmente voltado para a diversão e satisfação própria, que gira em torno da jogabilidade de tantos títulos do Mario. Sobretudo por ser possível jogar ou criar fases usando engines de Super Mario Bros., Super Mario Bros. 3, Super Mario World e New Super Mario Bros. U.

Embora todos estes estivessem no jogo original, agora temos também uma versão em progressão lateral de Super Mario 3D World. Assim, novas ferramentas, estilos, inimigos, cenários e muito mais ficam disponíveis para criação. Um parque de diversões. Embora muitas vezes seja um parque cheio de mortes.

Um jogo difícil

Sim, Super Mario Maker 2 tem como principal característica ser um jogo difícil. Mesmo toda a experiência dos jogadores em games do Mario não será o suficiente para dar conta de tudo muito fácil. Assim, há cada criação, novos desafios irão surgir. E muitos deles até fogem do que vemos nos habituais games da Nintendo. Isso por si só faz de Mario Maker 2 um jogo diferente e cheio de carisma próprio.

Toda vez que inicio o jogo me lembro sobre como torci o nariz para o primeiro jogo. Embora eu tenha joga e experimentado, tinha uma espécie de pré-conceito em jogar fases que não eram da Nintendo. Para mim, na época, ninguém conseguiria recriar a magia da Big N com pequenas ferramentas de construção. Ledo engano que se desfez ao jogar Super Mario Maker 2. Todos os dias ligo o console em busca de novos e infinitos desafios. Tem uma fase nova aí? Comente com o código dela para que eu possa jogar também.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

LIVES

TODOS OS DIAS

O melhor conteúdo do mundos dos Games para você! São LIVES diárias com os melhores jogos de luta, Últimos Lançamentos, Notícias, Temporadas da “Guerra das Torres (Mortal Kombat)” e da “Guerra das Ruas (Street Fighter)” com os melhores players do momento e muito mais! É só colar e mandar aquele “Salve”