The Flash 3ª Temporada – Episódio 20: Eu, Eu mesmo e Savitar

Compartilhe

ATENÇÃO: O TEXTO CONTÉM SPOILERS, então é recomendado somente para quem tenha assistido ao vigésimo episódio da Terceira Temporada de The Flash.

E finalmente o mistério sobre quem é Savitar cai por terra! O episódio dessa semana – apesar de ter pecado em diversos momentos – faz bem feito em revelar a identidade do vilão no final deixando para nós perguntas de o que motivou Barry a se tornar o vilão e ainda mais em voltar no tempo e lutar contra ele mesmo. Enquanto lidamos com esse mais novo mistério vemos como a atitude dos produtores de deixar todo esse enredo para o final da Temporada atrapalha o andamento do episódio, deixando alguns buracos no roteiro.

Conheçam Tracy Brand

- PUBLICIDADE -

O episódio dessa semana teve diversos núcleos um deles foi conhecermos um pouco da cientista-física Tracy Brand. De acordo com o Flash de 2024, ela seria a responsável por prender Savitar na Força da Aceleração, mas que esse evento só ocorreria 4 anos após a morte de Iris. O Team Flash sabe exatamente o que devem fazer: ir atrás dela e quando a encontram se deparam com algo muito diferente do que esperavam. Tracy Brand não aparenta em nenhum momento ser a física capaz de prender Savitar na Força da Aceleração e isso é um choque para Barry e os demais, mas à medida que o episódio avança vemos que ela é dotada de uma inteligência e que ela é capaz sim de prender o Savitar na Força da Aceleração quando em uma conversa com H.R ela monta uma teoria sobre o traje do vilão, dando a entender que ela está se encaminhando para o futuro que ela deve ter.

Ao mesmo tempo, a aparição de Tracy me levou a pensar que H.R se aproximou de Tracy pois viu nela um pouco do que ele é, desacreditado por todos e com um potencial que não é visto por ninguém, temos também que concordar que H.R foi o grande responsável por fazer a futura doutora seguir com o projeto de deter o Savitar deixando a estadia dela no Laboratório Stars um pouco mais confortável, mas ao mesmo tempo, em sua estadia, como ela conseguiu conviver com o fato de que o Flash estava lá e sem saber sua identidade? Isso é mais uma vez causado pelo problema central dos últimos episódios do Flash: Excesso de informação para pouco tempo. Acredito que os produtores tenham tomado o rumo da Temporada muito tarde, deixando agora para o final para colocar bastantes informações importantes deixando alguns buracos no roteiro e acredite, no episódio de hoje esse não foi o único.

- PUBLICIDADE -

Nevasca

Enquanto o Team Flash se preocupava em como motivar Tracy Brand, outra ameaça corria por fora: Caitlin finalmente se assumiu como Nevasca. A vilã tem bastante destaque no episódio dessa semana após se unir com Savitar e seu primeiro ato é justamente ir atrás de Tracy. É claro que Savitar sabia quem o prenderia na Força da Aceleração e é por esse motivo que ele manda Nevasca ir atrás dela a todo custo. Em todos os seus ataques Nevasca não obteve sucesso, mas deixou algo interessante no ar: Os sentimentos do Cisco. O rapaz demonstra estar completamente abalado por Caitlin ter ido para o lado do mal e ainda mais ter se aliado a alguém como Savitar. O rapaz – como Julian constatou em alguns momentos – se segurou com medo de machucar a antiga amiga e à medida que esse sentimento do Cisco era abordado eu ficava mais receoso do que aconteceria com ele em um futuro encontro entre os dois, toda essa construção junto com a revelação que o próprio Cisco fez na semana passada, só colaborou para que a cena em que os dois se enfrentassem tivesse algo especial. Para o alivio da maioria dos fãs – incluo-me nessa quantidade – Cisco saiu vencedor e continua com as suas mãos intactas, por enquanto claro.

Apesar de em uma forma geral as cenas em que a Nevasca apareceu terem sido bem trabalhadas, houve uma em especial que não me convenceu. Durante sua segunda tentativa de matar Tracy, Nevasca entra em combate com Flash e Cisco, e após uma perseguição que foi até bem-feita, a vilã consegue acertar o herói com um raio de gelo, deixando-o incapacitado, após isso ela finca uma estaca de gelo no herói fazendo menção a uma outra vez em que fez a mesma coisa, mas milagrosamente na cena seguinte o herói aparece andando normalmente, como se nada tivesse acontecido. Conforme eu disse no primeiro parágrafo da análise, a série está pecando em alguns momentos justamente pela quantidade de informações, e esse em que o Flash se curou mais rápido do que tudo, foi um deles.

O seu maior inimigo é você mesmo

O vilão Savitar está longe de ser o melhor vilão que vimos na série Flash. O vilão que acompanha o herói desde o Mid Season Finale ainda está longe de ter a ‘carisma’ de Zoom e Flash Reverso que foram completamente envolventes e foram brilhantes em as suas respectivas temporadas. Acredito que vendo isso os produtores colocaram nos últimos episódios o mistério por trás de sua identidade – é só olhar como o Savitar foi apresentado e sua construção até esse episódio, seja em gráficos ou até mesmo no personagem -. Não vou negar que o mistério foi bem introduzido e que deu um up para o final da Temporada, mas não acredito que tenha sido algo já premeditado desde o início.

O embate entre Nevasca e Flash, em que a vilã sabia tudo que o herói iria dizer dando a entender que Savitar viveu todos aqueles momentos foi bastante perturbador. Ver a vilã acertando tudo que o herói falava com tamanha precisão só colaborou para que tivéssemos uma ideia de que Savitar esteve ali antes. Naquele momento só duas pessoas teriam o perfil para se tornar o vilão: Joe e Barry. Joe não poderia ser pois não faria sentido ele vir do futuro para matar a sua própria filha, deixando nós somente com uma escolha e é justamente ela que é a correta: Barry Allen! Sim senhores, Barry é o vilão principal da Temporada. Na última cena do episódio em um momento bastante familiar entre Joe e seus filhos, uma palavra de Joe faz Barry começar a refletir sobre a identidade do vilão e após se encontrar com o vilão e fazer um discurso bastante interessante, o vilão finalmente se revela para o herói mostrando ser ele mesmo, mas com um visual um pouco diferente.

O fato de Savitar ser Barry só me faz pensar em o que motivou o herói a se tornar o vilão? Acredito que o fato de Iris ter sido morta é muito vago pois ele mesmo causou a sua morte direta (a matando) e indiretamente (não sendo rápido o suficiente para salva-la). Barry ter se tornado Savitar – ou o vilão, como preferir – é devido a alguma coisa que aconteceu após 2024 que fez o herói surtar ainda mais. Pensar na linha do tempo do Flash e em como ele se tornou o vilão pode ser algo muito complexo no momento é justamente um dos pontos que mais me deixa interessado para ver como os produtores explicarão isso, mas não podemos discordar que o Barry ser o vilão torna as coisas um pouco mais interessantes para o final da Temporada.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

LIVES

TODOS OS DIAS

O melhor conteúdo do mundos dos Games para você! São LIVES diárias com os melhores jogos de luta, Últimos Lançamentos, Notícias, Temporadas da “Guerra das Torres (Mortal Kombat)” e da “Guerra das Ruas (Street Fighter)” com os melhores players do momento e muito mais! É só colar e mandar aquele “Salve”