The Last of Us Part 1 mostram Joel e Ellie em ação novamente | Análise

The Last of Us

Compartilhe

The Last of Us Part 1 foi anunciado recentemente e levantou muitas questões se esse era o verdadeiro momento para se lançar um Remake de um jogo, relativamente, recente. TLOU chegou às prateleiras em 2013, para PS3, e naquele momento levantou suspiros dos jogadores. Um game com uma história fantástica, uma sensibilidade acima da média e um gameplay muito interessante. Com a chegada do PS4, a Sony resolveu fazer uma versão remasterizada, para que os jogadores do novo console pudessem ter uma versão otimizada de um dos melhores jogos da empresa.

Pois bem, alguns anos depois, anunciaram um Remake, ou como a Naughty Dog disse, a versão do jogo que sempre quiseram fazer. Envolto em várias questões, vamos falar exatamente a experiência de se jogar TLOU Pt1.

The Last of Us Part 1 tem um visual impressionante

- PUBLICIDADE -

The Last of Us: Parte 1

Primeiramente, vale destacar que joguei no modo desempenho, com 4K dinâmico e 60 FPS. Testei também o jogo no modo gráfico, com 4K e 30 FPS, que tem uma nitidez maior, mas no fim das contas, o FPS conta demais.

Acredito que a mudança mais aparente é o visual. Parece meio óbvio dizer, mas é importante ressaltar que nesse ponto a Naughty Dog foi cirúrgica. Certamente é importante ressaltar que o visual do Remaster ainda funciona de maneira excelente, contudo o que entregaram nesse jogo é absurdamente realista. Visual dos personagens, expressões faciais, detalhes das roupas, texturas, iluminação, repaginada em cenário, enfim, foram feitas inúmeras melhorias visuais que vão te deixar boquiaberto.

- PUBLICIDADE -

Joel e Ellie estão muito bem construídos, mas isso todo mundo já sabia dos trailers, porém os coadjuvantes ganharam muitos visuais novos. Tess, Sam, Henry, Bill, Marlene, sem contar os NPCs e inimigos no geral, todos eles melhoraram consideravelmente.

Há alguns vídeos comparativos que demonstram muito bem o que estou dizendo, mas jogando você sente realmente que essa Engine usada em TLOU Pt2 é certamente muito poderosa.

Quais outras mudanças estão presentes em The Last of Us Part 1?

naughty Dog

Algumas mudanças pontuais estão no jogo. Uma das mais aparentes é justamente a diferença na tensão do arco. Em Tlou original, o botão que segura a mira já tensiona o arco, no Remake, a tensão é feita pelo botão de tiro, igual a todos os jogos.

Outro ponto importante é justamente a Inteligência artificial. Eu senti os estaladores muito mais sensíveis ao som. Já os inimigos humanos estão muito mais espertos quando te avistam. Em inúmeros momentos eles mudam de comportamento, ora te flanqueando, ora esperando pacientemente você sair do esconderijo pra atirar.

Claro que isso não podemos deixar de fora, que são as adições das características do Dual Sense. Tanto os sensores hápticos quanto os gatilhos adaptáveis estão presentes. Em muitas ocasiões você sento o sensor háptico te conectando com o que o personagem está fazendo ou sentindo.

Existe alguma mudança no gameplay ou na história?

The Last of Us

Tirando essa do arco, mencionado anteriormente, não há absolutamente nenhuma mudança no gameplay. Os personagens tem as mesmas ações, os mesmos movimentos e tudo o que o jogo original já proporcionava. Na minha opinião, mesmo sabendo que seria assim, isso é um pouco decepcionante. Não haveria a necessidade de trazer todas as novidades que o segundo game trouxe, mas no mínimo modificar alguma coisa pra trazer aquela sensação de “estou jogando um jogo novo”. Essa sensação, infelizmente não existe.

A ND poderia ter colocado em TLOU pt1 umas duas boss fights, algumas áreas novas com combates diferentes e mais um dedinho de história. Caso isso existisse, tenho certeza absoluta que a experiência seria melhor apreciada e a recepção seria diferente.

Conclusão

The Last of Us Part 1 é um Remake que tem um visual fantástico, entretanto a experiência é praticamente a mesma. Remakes, em seu conceito, refazem o jogo por completo. Grandes exemplos disso são Resident Evil 2 Remake e o FFVII Remake. Essas referências são grandes bandeiras do que fazer na hora de construir algo do gênero.

Uma das grandes críticas da comunidade, e com razão, é o preço cheio, o qual eu também acho uma atitude incorreta da Sony. Esse jogo deveria chegar em Day One para a PS Plus, o que motivaria os jogadores a adquirir o serviço. Acredito que seria o mais justo pra todos. Por isso já adianto, se você NUNCA jogou The Last of Us e irá ter a XP pela primeira vez, sem dúvida nenhuma, irá amar. Mas caso não seja sua primeira vez, ou espere uma promoção, ou espere chegar ao serviço. Nota 7.5 – LEMBRANDO QUE ESSA É A NOTA PARA O REMAKE E NÃO PARA O JOGO EM SI!

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

LIVES

TODOS OS DIAS

O melhor conteúdo do mundos dos Games para você! São LIVES diárias com os melhores jogos de luta, Últimos Lançamentos, Notícias, Temporadas da “Guerra das Torres (Mortal Kombat)” e da “Guerra das Ruas (Street Fighter)” com os melhores players do momento e muito mais! É só colar e mandar aquele “Salve”