The Walking Dead Episódio 10 – 8ª Temporada: O Legado de Carl e a cabeça confusa de Rick

Compartilhe

Atenção: Este artigo contém muitos spoilers do episódio 10 da 8ª temporada de The Walking Dead

Faz tempo que não fico preso a um episódio de The Walking Dead como aconteceu neste domingo. Também faz muito tempo que não me emociono tanto com a série. Tivemos uma importante morte no episódio 9, dando adeus à Carl. Agora, é possível vermos que as vontades do garoto e o desejo de Rick em corresponder a memória que ele deixou, vão mudar muita coisa no desenrolar dos acontecimentos finais da 8ª temporada. Rick está claramente abalado, mas ao mesmo tempo mantém o foco de vencer a guerra contra Negan. No entanto, até onde ele vai poder chegar mantendo a sua promessa?

Em termos narrativos, o episódio 10 de The Walking Dead foi um dos mais completos em muitos anos. A produção da série conseguiu separar ótimos momentos, sem correria, dando a profundidade quase perfeita para todas as cenas. Houve um desenvolvimento importante para quatro personagens. Rick, Negan, Simon e Jadis.

A insubordinação de Simon

- PUBLICIDADE -

O mundo de The Walking Dead cria monstros. E não estamos falando dos zumbis. Negan possui sua forma de “salvar” as pessoas e isso é um dos charmes da série. Construir comunidades que giram em torno da crença de seus líderes, moldando todos que o seguem. Rick pensa de um jeito, Negan de outro. Jadis também tem sua forma de liderança. Mas todos eles um dia quebram, com tanta pressão envolvida. Negan está tentando manter o controle da situação, seria ele no momento o líder mais sensato, apesar de suas ideias malucas e violência desmedida. Mas Negan vê que a morte é a única maneira de fazer uma legião de pessoas seguir o caminho que ele deseja.

[sc name=”adMiddle”]

- PUBLICIDADE -

Simon, que é o braço direito de Negan, funciona para os Salvadores como Daryl para os Alexandrinos: um personagem que não existe nos quadrinhos e que coloca um tempero inesperado na história. Isso sem contar a atuação do ator Steven Ogg, que deposita uma energia sem igual no personagem. Acontece que Simon vê que as coisas só vão andar para os Salvadores, se eles se livrarem de Alexandria, Reino e Lixão. Mas aprendeu com Negan que precisa ser implacável. Mas agora, ele perdeu o freio, e é capaz de matar uma comunidade inteira, como fez com o pessoal do Lixão. Só que assim, os Salvadores não salvarão ninguém e a ideia de aumentar a comunidade de Negan, vai pro beleléu. E enquanto muitos podem estar pensando que Simon será morto por Negan, começo a perceber que ele poderá ser, na verdade, o substituto do líder dos Salvadores.

Será que os Salvadores terão um novo líder ao final da 8ª temporada, ou Negan vai acabar com Simon? Prevejo uma grande reviravolta.

O Lixão e as mortes mais grotescas de The Walking Dead

A chegada de Simon no Lixão, após a discussão que ele teve com Negan não cheirava nada bem. Simon está no limite, pressionado, mas Jadis também estava. Sua comunidade não tem um time definido, ajudando tanto Rick quanto Negan. E todos os dois sempre ameaçando ela e seus amigos de morte. Quando a mulher perdeu o controle e atacou Simon, assinou o termo de morte de todos ali presentes, inclusive o dela. Mas curiosamente Simon a deixou viva. E isso pode querer dizer muita coisa para o futuro de The Walking Dead.

Jadis ainda possui o instinto sobrevivente, mesmo sozinha. Ela tenta encontrar misericórdia em Rick, que acaba fazendo tudo ao contrário do que Carl o pediu, deixando ela para trás sem compaixão. Jadis bola um plano medonho para levar os zumbis, que há pouco eram seus parceiros, para a morte. A cena dos zumbis sendo sugados pelo triturador de lixo foi simplesmente épica. Algo extremamente bem feito como há muito não se vê na série. Foi grotesco, nojento e realista. Até mesmo inesperado.

Mas o que resta para Jadis agora? Ela não tem mais o que oferecer à Negan e viu Rick a deixar a mercê da sorte. Vejo que ela poderá se tornar alguém muito importante, sem coração e com sede de vingança. Ela não pode ter ficado viva à toa. Já rolam boatos pela internet de que Jadis venha a se tornar a líder dos Sussurradores, mas para isso ocorrer, ela precisaria recriar uma comunidade do zero. Não sei se este seria o caso, mas há chances.

O luto de Negan e Rick

Se há algo que a série vem tentando realizar, é fazer com que o espectador ganhe carinho por Negan. Muitos talvez não sintam o mesmo, mas é nítido que Negan, mesmo maldoso como é, tem um coração diferente dos vilões que já passaram por The Walking Dead. Além de tudo, ele tinha um afeto e admiração por Carl. Nos quadrinhos os dois personagens tinham uma relação de admiração mútua e é algo que a série vai perder. E agora, terão que realizar isso sem a presença de Carl e a carta que o garoto escreveu para o líder dos Salvadores poderá ter bastante importância.

[sc name=”adMiddle2″]

Quando Rick percebe que fez bobagem ao deixar Jadis para trás, lembrando do que Carl pediu, sua cabeça fica ainda mais confusa. Ao abrir um diálogo com Negan no rádio, ele não sabia se ameaçava o vilão, ou se tentava a paz ali mesmo. No final das contas resolveu dizer mais uma vez que vai matar Negan. Tenho plena certeza que isso não vai acontecer. Por mais que a série mude diversas situações comparando com os quadrinhos, Negan definitivamente vai viver. Resta saber como isso vai acontecer agora.

O mais interessante é que Rick está muito danificado, restando para eles apenas Hilltop. Levemos em conta também o que Negan disse no rádio, que não importa o que aconteça, Rick já perdeu a guerra ao ver o filho morrer, e talvez não reste muito para o ex-policial. É curioso pensar como Rick não vai matar Negan após ouvir palavras tão duras. Mas o instinto de sobrevivência e a vontade de tornar aquele mundo algo diferente e possível de se viver em paz é o que deve guiar nosso querido Rick. Além, é claro, de Judith.

Viva a qualidade!

The Walking Dead parece realmente ter encontrado o caminho para cativar sua audiência novamente. O episódio 10 da 8ª temporada foi muito bom, daqueles que lembraremos durante muito tempo. A estrutura narrativa melhorou drasticamente e agora resta saber se essa qualidade vai se manter daqui pra frente. É preciso que ocorra esta empolgação com a série novamente, que já está indo para o seu 9º ano. Não são tantas séries assim que chegam tão longe. The Walking Dead ainda tem muita lenha pra queimar e muitas histórias boas pra contar. Só cabe a AMC exigir do time de produção algo decente, e veremos histórias bem contadas como nesta semana.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

LIVES

TODOS OS DIAS

O melhor conteúdo do mundos dos Games para você! São LIVES diárias com os melhores jogos de luta, Últimos Lançamentos, Notícias, Temporadas da “Guerra das Torres (Mortal Kombat)” e da “Guerra das Ruas (Street Fighter)” com os melhores players do momento e muito mais! É só colar e mandar aquele “Salve”