EXCLUSIVO! CD Projekt Red confirma um detalhe crucial da tech demo que estará em The Witcher 4

CD projekt Red

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No último dia 5, a CD Projekt Red subiu no palco do State of Unreal para revelar uma tech demo de The Witcher 4. A tech demo, jogável, em questão estava em execução em PS5 base a 60 frames por segundo e com a presença de ray tracing. Um feito impressionante, mediante às limitações do hardware diante de tais tecnologias.

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Embora tudo o que vimos não represente o que The Witcher 4 será em seu estado final, essa tech demo representou as aspirações que o estúdio que para nova entrada da franquia fazendo jus das recentes tecnologias da Unreal Engine 5 que se encontra em sua versão 5.6. 

Portanto, diante de tudo que vimos, o Combo Infinito conversou a CD Projekt Red, mais especificamente com Kajetan Kapuściński, Diretor de Cinemática de The Witcher 4, e quem jogou a tech demo, onde entendemos mais sobre o que a tech demo representa e o que The Witcher 4 almeja ser diante que vimos.

Durante minha conversa, Kajetan revelou coisas presentes na tech demo que certamente estarão na versão final de The Witcher 4, sobre Ciri e do porquê, desta vez, estarmos vendo algo inicialmente em um console e não em um PC, como o estúdio fazia anteriormente. 

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Antes de mais nada, parabéns pela excelente apresentação no State of Unreal. Ver The Witcher 4 em ação pela primeira vez, ou pelo menos o que ele pretende ser, foi realmente impressionante —especialmente rodando em um PS5 base com ray tracing e a 60fps. Nenhum outro jogo conseguiu isso em um console base antes. Como foi possível esse feito técnico?

Muito obrigado! Para responder à sua pergunta, isso só foi possível graças à nossa parceria com a Epic Games. Juntos, estamos expandindo o Unreal Engine 5 para levar os jogos de mundo aberto além do que já foi feito, com o objetivo de criar o jogo de The Witcher mais imersivo até hoje. Coisas que antes não eram possíveis passaram a ser, e ficamos tão animados com esses avanços que decidimos mostrar alguns deles ao mundo na nossa demonstração técnica.

A inclusão do ray tracing e dos 60fps naturalmente levanta dúvidas sobre o equilíbrio entre performance e fidelidade visual. Como esses recursos afetam a resolução final do jogo? Você pode compartilhar qual era a resolução da demo? E podemos esperar diferentes modos gráficos no lançamento?

Ainda é cedo para falar sobre o desempenho final ou se The Witcher 4 terá modos gráficos. Mas, especificamente na demonstração técnica, como você mencionou, o jogo estava rodando a 60fps com ray tracing e em uma resolução dinâmica, escalada para 1440p com tecnologia do Unreal Engine 5. Em seguida, essa imagem foi escalada linearmente para 4K pelo PlayStation 5, que é o mesmo processo que usamos no modo Performance de Cyberpunk 2077 no PS5.

A decisão de apresentar a demo técnica em um console, em vez de em um PC de ponta, foi ousada e surpreendente — no melhor sentido. Normalmente, os jogadores veem imagens de PC e se perguntam como isso será adaptado aos consoles. Desta vez, aconteceu o oposto. O que levou vocês a priorizarem o hardware de console como plataforma para demonstrar esse avanço tecnológico?

Nós estabelecemos uma meta bastante ambiciosa para nós mesmos. Alcançar esses resultados em console foi mais desafiador do que em um PC de ponta, certo? Mas queríamos provar que éramos capazes de fazer isso. Como você mencionou, no passado costumávamos focar em PCs e depois adaptar a experiência para os consoles, mas desta vez decidimos seguir um caminho diferente. Queríamos ser transparentes com os jogadores e com a indústria de games como um todo — e é também por isso que fizemos a demonstração ao vivo no palco — para mostrar o progresso que estamos alcançando nos consoles.

The Witcher 4

O Unreal Engine 5 gerou muitas discussões sobre o desafio de equilibrar visuais impressionantes com desempenho consistente. Imagino que a CD Projekt Red esteja atenta a essas preocupações. Como o estúdio está lidando com as limitações atuais da engine — especialmente à luz do que vimos na demonstração técnica — para garantir uma experiência fluida tanto nos consoles quanto no PC?

Esperamos que a própria demo já tenha respondido a essas preocupações! Nossa colaboração com a Epic Games não se resume a usar o Unreal Engine 5, estamos trabalhando juntos para levá-lo ainda mais longe. Essa demonstração técnica não representa o visual final de The Witcher 4, mas ela rodou a 60fps com ray tracing em um PS5 base, o que, como você mencionou, foi um feito tecnológico e tanto. Mas não estamos falando de uma tecnologia do futuro distante, tudo isso é real e já funciona hoje.

Das cinco tecnologias que mostramos na demo, quatro já estão disponíveis para todos os desenvolvedores que usam o Unreal Engine 5, e o Nanite Foliage está chegando em breve, na versão 5.7. Eu joguei essa demo ao vivo no palco, com um controle de PS5 nas mãos; não teve truque. Estamos trabalhando para oferecer uma experiência fluida, bonita e imersiva em The Witcher 4 também.

Apesar de a demo técnica não ser um recorte direto de The Witcher 4, ela apresentou uma versão altamente detalhada da Ciri. Na nossa última conversa, foi mencionado o trailer do TGA 2024 como referência visual para o projeto. Diante da evolução mostrada nesta demo, esse é o visual final da Ciri? Ou o design dela ainda pode mudar com base no desenvolvimento contínuo ou no feedback dos fãs?

O Trailer Cinemático representa o tom aspiracional que estamos buscando em termos de fidelidade gráfica. Quanto ao visual da Ciri em si, trata-se do mesmo modelo visto no trailer original, que por sua vez é uma cópia direta do modelo de The Witcher 3: Wild Hunt, adaptado para funcionar com a mais recente tecnologia MetaHuman. Fizemos duas alterações sutis para melhorar a qualidade das animações — as sobrancelhas foram levemente levantadas, e a área dos olhos ficou mais relaxada. Essa última alteração estava presente no Trailer Cinemático, mas não na demo técnica — e talvez nem permaneça. The Witcher 4 ainda está em desenvolvimento, então tudo está sujeito a mudanças, mas todas as decisões serão tomadas com base no que nossos talentosos desenvolvedores e artistas acreditarem ser o melhor para o jogo.

The Witcher 4

Um dos aspectos mais impressionantes da demo técnica foi a densidade urbana e a vida dentro da cidade. O estúdio mencionou mais de 300 NPCs únicos — como um guarda cuspindo enquanto a Ciri passa, uma criança roubando uma maçã caída ou um vendedor de peixes conversando casualmente com um cliente. Esse nível de reatividade e detalhamento será constante ao longo do mundo do jogo? Como vocês planejam manter essa consistência em diferentes localidades?

Estamos trabalhando para criar o jogo de The Witcher mais imersivo até hoje, e os detalhes que você mencionou fazem parte da atmosfera e da direção que queremos alcançar. Nosso objetivo é que o mundo ao redor do jogador pareça vivo, com todas essas reações sutis acontecendo tanto por causa da Ciri quanto independentemente dela. Mas ainda é cedo para dizer como exatamente isso vai se traduzir dentro do jogo.

A demo técnica nos apresentou a Kovir, uma região nunca antes explorada nos jogos de The Witcher. Mesmo sendo parte de uma demonstração tecnológica, o que você pode nos contar sobre Kovir? Quais são suas características culturais, políticas e visuais que a diferenciam de outras regiões do universo de The Witcher?

Posso dizer que ela estará em The Witcher 4, junto com a movimentada cidade de Lan Exeter, que mostramos rapidamente no final da demo técnica. É muito animador finalmente poder dizer isso. Kovir é uma região fascinante dentro do mundo de The Witcher. É um Reino do Norte, como outros já explorados na série, mas que se manteve distante das guerras e da política que assolaram as demais regiões. Como Diretor de Cinemática, estou especialmente animado para contar histórias nesse cenário. É uma região incrivelmente bonita, com suas montanhas escarpadas, florestas densas e cidades prósperas, tudo isso emoldurado por um pano de fundo frio e nevado no extremo norte.

Recentemente, oa CD Projekt Red confirmou ao VGC que o que vimos durante o State of Unreal foi uma demo técnica ambientada no universo de The Witcher, mas que não representa a versão final de The Witcher 4. Ainda assim, os visuais e avanços técnicos mostrados foram realmente impressionantes. Com isso em mente, o que podemos esperar, de forma realista, que esteja no jogo final? Quais elementos têm mais chances de chegar a The Witcher 4?

Desde o início deixamos claro que se tratava de uma demo técnica; o próprio vídeo no YouTube tem esse título! Então sim, ela não representa o visual final de The Witcher 4, e como o jogo ainda está em desenvolvimento, tudo está sujeito a mudanças. Mas, como mencionei, Kovir e Lan Exeter com certeza estarão no jogo. E a Ciri com certeza será a protagonista! Fora isso, é difícil comentar. Mas a demo técnica certamente indica a direção que estamos seguindo em termos de atmosfera e construção de mundo, no caminho para fazer de The Witcher 4 o jogo mais imersivo da franquia até agora.

Por fim, comente o que você achou da nossa entrevista com a CD Projekt Red, compartilhe com os amigos e não deixe de acompanhar nossas últimas notícias e análises de séries e jogos.

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