Um “choque de realidade” dentro da Sony
Uma nova abordagem dentro da Sony visando explorar o cenário de games por serviço (GaaS) trouxe atitudes outrora nunca vista da empresa. Com a gerência de Jim Ryan, os planos para um maior investimento em games live in service se tornou a prioridade dos planos da Sony a médio e longo prazo, enquanto os títulos single-players cada vez mais ficavam mais escondidos do radar dos donos de PS5.
Neste ano, em específico, tivemos o início deste trajeto (incerto para muitos), porém o caminho das pedras para a Sony. E o resultado foi reestruturação no projeto do multiplayer de The Last of Us, demissões na Naughty Dog e a saída de Jim Ryan do comando da SIE.
Enfim, após todo este caos nesta ida ao segmento dos games pro serviço, a Sony em seu mais recente relatório fiscal, agora sob o comando de Hiroki Totoki, ao que parece, reviu suas estratégias e decidiu lançar apenas 6 dos 12 títulos (anteriormente planejando) até o ano fiscal de 2025. Quanto aos outros 6 títulos adiados, estes serão avaliados recebendo uma nova janela de lançamento.
Ademais, a Sony decidiu se concentrar em projetos onde eles acham que atenderão às expectativas de qualidade dos jogadores, ou seja os jogos single-player. Marvel’s Spider-Man 2 em apenas 11 dias vendeu mais 5 milhões de unidades.
Voltando ao caminho certo
Em suma, o que vemos aqui é que, ao que parece, a Sony tirou o pé do acelerador na sua sede incontrolável de entrar no segmento dos games live in service, terreno esse muito incerto.
Ademais, os problemas envolvendo o projeto multiplayer de The Last of Us e demissões na Naughty Dog e as vendas de Marvel’s Spider-Man 2 certamente foram um “choque de realidade” mostrando que os games single-players é seu grande carro chefe e que o live service pode ser um investimento paralelo.