Seguindo o protocolo de respostas rasas
No início desta semana, o Xbox anunciou o fechamento de 4 estúdios da ZeniMax, que incluiu a Tango Gameworks, do aclamado Hi-Fi Rush!, e a Arkane Austin, de Dishonored, Prey e Redfall.
Em um memorando, o chefe da Xbox Game Studios, Matt Booty, justificou o fechamento dos estúdios como uma forma de “priorização de títulos de alto impacto e no investimento adicional no portfólio de jogos de grande sucesso e mundos amados da Bethesda”.
Assim, após essa justificativa que não fez nenhum sentido, Sarah Bond (atual presidente do Xbox) em uma entrevista ao Bloomberg, no dia de ontem (09), comentou acerca do fechamento dos 4 estúdios da Zenimax.


Em resposta, Sarah Bond disse tudo, mas não o que esperávamos de um questionamento tão centrado e objetivo. Em suas palavras, a presidente do Xbox disse:
“Sim, você sabe que é sempre extraordinariamente difícil quando você tem que tomar decisões como essa. Voltarei ao que estava dizendo sobre a indústria. Quando olhamos para essas tendências fundamentais, sentimos uma profunda responsabilidade em garantir que os jogos que criamos, os dispositivos que construímos e os serviços que oferecemos estejam presentes em todos os momentos. Mesmo quando a indústria não está crescendo, quando você passa por um momento de transição. A notícia que anunciamos no início da semana é resultado disso, do nosso compromisso de garantir que o negócio seja saudável no longo prazo.”
“Realmente, neste momento, para nós e nossas equipes, nosso foco está nas pessoas afetadas e em fazer tudo o que pudermos para ajudá-las nessa difícil transição.”
Xbox: Chefe diz que necessita de mais jogos como Hi-Fi Rush após fechar estúdio
Em suma, o Xbox que anos atrás prometeu garantias e liberdade criativa, hoje está diante de recorrentes cortes de custos para “priorização de títulos de alto impacto”. Portanto, aos meus olhos, a aquisição da Activision Blizzard-King fez o Xbox crescer demais a ponto da sua gerência não ter mais as rédeas de suas escolhas e métricas, culminando em todas estas recentes decisões de pessoas acima de Phil Spencer, Sarah Bond e Matt Booty. Sim, Satya Nadella, o capitão-mor de toda essa locomotiva.