Ciri é a nova protagonista de The Witcher 4!
A CD Projekt Red revelou durante o The Game Awards 2024 de ontem (12) um novo trailer cinematográfico de The Witcher 4, trazendo Ciri como protagonista. Este título aguardado será o primeiro de uma nova trilogia de RPGs AAA, prometendo superar o aclamado The Witcher 3: Wild Hunt.
O trailer revelou Ciri em uma intensa batalha contra uma monstruosidade, destacando suas habilidades aprimoradas e uma narrativa mais focada em sua jornada. Embora Geralt de Rívia esteja confirmado no jogo, seu papel será secundário desta vez. Segundo Michal Nowakowski, CEO adjunto da CD Projekt, o título está em “desenvolvimento total” e utilizará um Unreal Engine 5, garantindo visuais de ponta.
Maior e melhor


Charles Tremblay, vice-presidente da CD Projekt, afirmou que The Witcher 4 será “maior e melhor” que os jogos anteriores. A mudança para o Unreal Engine 5 representa um novo avanço técnico, abandonando o antigo RED Engine. Infelizmente, não há nenhuma informação sobre quais plataformas ele chegará. Porém, é provável que esteja sendo projetado para o PS5, Xbox Series X/S e PC.
Aparentemente, a experiência será familiar ao de The Witcher 3: Wild Hunt, mas com algumas diferenças. Enquanto você retornará ao Continente, a CDPR está mirando em um mundo de fantasia sombria mais brutal. O estúdio já confirmou que The Witcher 4 será um RPG single-player ambientado em um mundo aberto, onde você terá mais espaço para fazer escolhas e viver com as consequências.
Além disso, apesar do foco em Ciri, Geralt de Rívia não desaparecerá completamente. Em entrevista, o designer de Cian Maher comentou: “Geralt provavelmente estará por aí por um longo tempo”. A CDPR sugere que ele ainda está ativo durante os eventos de The Witcher 4, o que abre possibilidades de interações entre os dois personagens.
A nova “bruxona”


Ciri é uma personagem muito diferente de Geralt. Além de ser mais rápida e ágil em combate, ela é aberta a abraçar o mundo ao seu redor (diferente do Bruxo, que despreza a grande maioria das pessoas). Assim, a CD Projekt RED está ansiosa para notar as diferenças entre os dois personagens, com o diretor de história Tomasz Marchewka explicando:
“Por um lado, ela é muito parecida com Geralt, uma continuadora de seus valores — honrada, corajosa, justa, mas ela também tem esse lado que não exploramos muito — sombria, rebelde e feroz. Ela é familiar, mas ao mesmo tempo é nova. E ela é simplesmente uma durona.”
A produtora executiva Malgorzata Mitrega explica que Ciri sendo tão distinta de Geralt também abre novas possibilidades de narrativa. “Ela é aberta, curiosa e atraída por pessoas, ansiando por conexão e compreensão. Isso abre um território desconhecido na narrativa, onde relacionamentos e emoções são tão importantes quanto a luta pela sobrevivência.”
Você tem uma noção de tudo isso no primeiro trailer de The Witcher 4, que mostra Ciri completando um contrato perto da vila de Stromford – não apenas lutando contra um mal antigo, mas encontrando o mal em uma forma mais humana também.
E a história?


A CD Projekt RED ainda não revelou detalhes maiores sobre a história de The Witcher 4. Porém, você assumirá o controle de Ciri no início de sua carreira de caçadora de monstros – assim como ela começa sua jornada no caminho do bruxo. “Estamos dando início a uma nova saga de Witcher, desta vez com Ciri como o coração da história”, diz Sebastian Kalemba, diretor do jogo.
“Por muito tempo, sabíamos que queríamos que Ciri fosse a protagonista de The Witcher 4; parecia natural para nós e acreditamos que Ciri merece. Neste jogo, queremos explorar o que significa realmente se tornar um bruxo seguindo Ciri em seu caminho.”
Expandindo esse conceito de mundo, o diretor narrativo Philipp Weber diz que:
“O mundo de The Witcher 4 é um lugar cheio de ambiguidade moral, e então as histórias que contamos raramente fornecem respostas fáceis sobre o bem e o mal. Faça suas escolhas e viva com as consequências.
A história de Ciri é uma batalha contra o destino. Essa batalha tem um preço que terá que ser pago eventualmente – seja por Ciri, ou por aqueles queridos a ela. Suas ações dentro do mundo aberto, as pessoas que você permite que se aproximem de você, todas têm o potencial de afetar o caminho que Ciri seguirá, e quem ela se tornará.”
Quando será o lançamento?
A CD Projekt Red ainda não divulgou maiores detalhes sobre o lançamento. Assim, sem uma data à vista, há uma chance de esperarmos meses por novas atualizações – a CDPR é conhecida por levar seu tempo e apenas gradualmente revelar informações. Há basicamente zero chance deste título chegar em 2025, e 2026 também parece improvável, dado que ele só entrou em sua “fase de produção em larga escala ” no início deste ano.
Comente o que você achou do protagonismo de Ciri em The Witcher 4, compartilhe com os amigos e não deixe de acompanhar nossos últimas notícias e análises de jogos.
Fontes: The Game Awards