Lançado originalmente em 2002, Age of Mythology trouxe uma nova dinâmica ao aclamado RTS Age of Empires, permitindo que os jogadores mergulhassem nas mitologias mais populares, controlando seus respectivos deuses e construindo vastos impérios divinos. Agora, quase 22 anos após seu lançamento original, a World’s Edge, responsável por Age of Empires IV, decidiu reviver essa épica aventura RTS com gráficos modernos em Age of Mythology: Retold.
Com lançamento marcado para o dia 4 de setembro de 2024 para Xbox Series e PC, Age of Mythology: Retold traz um sopro de vida a um clássico de mais de duas décadas, sendo uma oportunidade imperdível para os fãs de RTS aproveitarem suas novas adições.
Conteúdo e melhorias
Age of Mythology: Retold oferece aos jogadores quatro panteões (Grego, Egípcio, Nórdico e Atlante), três campanhas com um total de 50 missões, Conflito PVE, multiplayer cooperativo PVE, multiplayer PVP (incluindo Jogo Ranqueado) com 40 mapas PVE/PVP, três modos de jogo e cinco condições de vitória. Além disso, há diversas novas opções e suporte a mods.
Todas essas adições receberam um tratamento especial do estúdio, agora acompanhadas pela qualidade visual dos dias atuais. Vale ressaltar que o modo campanha e os demais modos não receberam novos conteúdos, exceto os visuais atualizados. Age of Mythology: Retold é, essencialmente, um remaster e não um remake. Portanto, não espere adições de conteúdo ou maior profundidade.
Mesmo sendo um remaster, os controles e a jogabilidade receberam um cuidado digno de um remake. Retold oferece novas opções que proporcionam uma melhor qualidade de vida em comparação com o jogo original. Entre as novidades para acessibilidade estão: ajuste de tamanho de texto; conversão de fala para texto/texto para fala; dificuldade ajustável, incluindo um modo história; cores e contornos de aliados/inimigos; sobreposição de padrões por jogador; cores personalizáveis por jogador e ajuste de contraste do minimapa.
Essas melhorias oferecem uma nova experiência, tornando o jogo de mais de 20 anos mais acessível e dinâmico.
Um RTS clássico para os dias atuais
As melhorias na qualidade de vida fazem com que jogar Age of Mythology em 2024 seja mais confortável e menos burocrático. Além de estar disponível no PC, agora os jogadores de Xbox também poderão se aventurar, algo que seria inimaginável há duas décadas, ver um RTS jogado com um controle.
Age of Mythology: Retold mantém a iniciativa da Xbox de trazer seus clássicos de RTS para os hardwares da geração atual, oferecendo uma configuração adaptada à quantidade limitada de botões de um controle. Fiquei impressionado com a distribuição das ações, que são bem organizadas, fluindo intuitivamente nos comandos do controle do Xbox.
Tudo funciona de forma fluida e intuitiva, provando que não há razão para um RTS não estar disponível em consoles. O mérito é da World’s Edge pelo excelente trabalho. Ao lançar Age of Mythology: Retold simultaneamente para PC e Xbox, a desenvolvedora garante que mais pessoas possam jogar sem precisar de um PC e se adaptar ao teclado e mouse.
Assim como no jogo original, Retold traz um modo campanha extenso e totalmente legendado em português do Brasil, além dos modos multiplayer. Como em Age of Empires, você deve explorar, criar aldeões, formar exércitos e heróis, e transformar sua área na mais produtiva possível. Contudo, diferente de Age of Empires, Age of Mythology permite que os deuses mitológicos auxiliem nas batalhas.
Com quatro panteões à disposição, a World’s Edge reformulou a maneira de jogar. Agora, o jogador pode utilizar os poderes dos deuses várias vezes, ao contrário das habilidades únicas presentes no jogo original.
Outra novidade é o Sistema de Prioridade dos Aldeões, que oferece um novo nível de automação, reduzindo a carga cognitiva comum em jogos desse tipo. Os jogadores podem, com um simples comando, designar todos os aldeões para diferentes áreas de coleta de recursos.
Vivencie a odisseia mitológica em 4K
Os gráficos são um dos destaques dessa versão. Com texturas em 4K e a possibilidade de jogar a mais de 60fps, Age of Mythology: Retold aproveita o mesmo tratamento que Age of Empires IV recebeu em 2021. Os cenários, inimigos e até o design dos deuses foram aprimorados, criando uma experiência visual mais fluida e detalhada.
Minha experiência aconteceu com uma placa de vídeo Nvidia RTX 3060 Ti, e o jogo ofereceu várias opções de resolução, incluindo suporte para DLSS, FSR, XeSS e DLLA. A otimização no PC foi excelente, sem bugs ou “crashes”, e acredito que a nova versão não exigirá muito de computadores menos robustos.
Mas afinal, Age of Mythology: Retold é tudo isso mesmo?
Age of Mythology: Retold vai além de um simples remaster visual. Ele traz melhorias significativas que revitalizam um clássico, permitindo que uma nova geração de jogadores, incluindo os de console, explore esse mundo mitológico.
Em suma, Age of Mythology é uma nova versão refrescante de um clássico que, a partir de agora, se manterá ainda mais vivo, não apenas na memória dos jogadores.
VEREDITO: Age of Mythology: Retold vai além de um simples remaster visual. Ele traz melhorias significativas que revitalizam um clássico, permitindo que uma nova geração de jogadores, incluindo os de console, explore esse mundo mitológico. Em suma, Age of Mythology é uma nova versão refrescante de um clássico que, a partir de agora, se manterá ainda mais vivo, não apenas na memória dos jogadores. – Jão