Análise: Metal Gear Solid V: Ground Zeroes

Compartilhe

[tps_header]

analise-metal-gear-solid-ground-zeroes

- PUBLICIDADE -

Já ouviu falar de DLC antes mesmo do jogo ser lançado? Pois é, o Mestre Kojima, criador da aclamada série de espionagem tática, Metal Gear Solid, resolveu nos dar um gostinho do que será Metal Gear Solid V: The Phantom Pain lançando uma espécie de pré-jogo, que na verdade nos situa sobre fatos que aconteceram após Metal Gear Solid 3 e Peace Walker e, também, do que ocorreu antes de Metal Gear Solid V: The Phantom Pain.

metal-gear-solid-ground-zeroes-02A série Metal Gear é bastante confusa para quem não possui certa experiência com as obras de Pai Kojima, mas seu universo é riquíssimo, cheio de personagens icônicos e carismáticos. Muitos deles perduram há anos, marcando presença em boa parte dos jogos que foram lançados da série até aqui, como Revolver Ocelot por exemplo. Porém, apesar de Solid Snake ser um dos protagonistas e principal herói da série, ouso dizer que Big Boss é muito mais interessante que ele, pois passou por muitas coisas até que um dia, tornou-se vilão. A história em que Big Boss é vilão aconteceu em Metal Gear 1 e 2 para MSX (1987 e 1990, respectivamente). Ao que tudo indica, Ground Zeroes e Metal Gear Solid V: The Phantom Pain estão nos preparando para essa trajetória de um dos soldados mais brilhantes que os Estados Unidos já teve, que diante de tantas mágoas, um dia sucumbiu.

Mas não se assuste, Ground Zeroes talvez seja o título perfeito para que você ingresse na franquia. Existem diversas explicações sobre os jogos anteriores, acontecimentos em forma cronológica e acredite, mesmo em uma leitura simples, a história vai prender até mesmo quem nunca ouviu falar de agentes com codinome “Snake”.

- PUBLICIDADE -

Cronologicamente, Metal Gear Solid V: Ground Zeroes (e também o próximo capítulo, The Phantom Pain), passa-se muito antes de Metal Gear Solid, o original para PSOne. É importante que você entenda destes detalhes para aproveitar Metal Gear Solid Ground Zeroes. Após os acontecimentos de Metal Gear Solid 3 e Peace Walker, Naked Snake – Big Boss, que conduz seu próprio exército, sem país, se vê obrigado à resgatar duas pessoas importantes na história do jogo, Chico e Paz. Quem jogou Peace Walker sabe o quão importante é Paz e como acontece o elo que une Chico à ela. Caso você não tenha jogado, o próprio jogo lhe situa, dizendo o que aconteceu em Peace Walker e após o final do jogo, para que seja mais fácil para você entender o que se passa em Ground Zeroes. Chico e Paz estão presos em uma base militar cubana, onde um inimigo com codinome Cipher busca reunir informações que Paz e Chico possuem. Cabe a Snake infiltrar-se e trazê-los de volta para a Mother Base, local onde seu exército se resguarda.

Mullet da geração passada. Créditos IGN.
Mullet da geração passada. Créditos IGN.

Ground Zeroes é o primeiro Metal Gear para a nova geração, mas também apresenta-se como um título de ponta para a geração atual (PS3 e Xbox 360). Porém, a Fox Engine, a mesma engine utilizada em PES 2014, mostra novamente o quanto está bem programada. Testamos a versão do PS4, que roda a 1080p nítido, mas como essa engine é altamente adaptável, as versões de PS3 e X360 também estão muito bonitas. O único problema aqui é que alguns objetos ou detalhes do cenário parecem estar em baixa resolução, ou com poucos detalhes, como o mullet de Snake, que se movimenta de forma bastante estranha e dura conforme o vento (será o gel da época?). No mais, o jogo está simplesmente maravilhoso em termos visuais e de apresentação, principalmente o modelo do personagem – Big Boss – que está cada vez mais humano.

O som, ponto sempre alto nos games da série, possui grande destaque para a música tema, “Here’s to you” de Ennio Morricone. A mesma música foi utilizada nos créditos de Metal Gear Solid 4, mesmo que não fizesse muito sentido baseado no desfecho do game. De todo modo, em Ground Zeroes esta é a música tema, e Kojima a encaixa de maneira perfeita na abertura do jogo. Já a dublagem que antes contava com David Hayter, agora conta com Jack BauerKiefer Sutherland, que apesar de falar pouco nesta versão, mostra que sua voz encaixou perfeitamente no personagem, mesmo que em alguns momentos ele tente “imitarHayter, talvez para manter o mesmo tom de voz de Snake. O som das armas, do ambiente e dos efeitos sonoros em geral estão perfeitos, e contam muito em sua estratégia, já que se você ouve passos ou conversas importantes, suas decisões poderão ser tomadas mais facilmente.

Galeria de imagens

[/tps_header]

metal-gear-ground-zeroes-0

Compartilhe

LIVES

TODOS OS DIAS

O melhor conteúdo do mundos dos Games para você! São LIVES diárias com os melhores jogos de luta, Últimos Lançamentos, Notícias, Temporadas da “Guerra das Torres (Mortal Kombat)” e da “Guerra das Ruas (Street Fighter)” com os melhores players do momento e muito mais! É só colar e mandar aquele “Salve”