Análise: Monster Hunter World é “A” aventura indispensável

Compartilhe

Monster Hunter World é, sem dúvida, um dos jogos mais aguardados do ano. Um clássico do RPG cheio de classe, que te leva para uma aventura pouco convencional e absurdamente divertida.

Quando a Capcom fez o anúncio de World, na E3 2017, o furor tomou conta de grande parte dos jogadores. Saber que as caçadas épicas chegariam aos consoles dessa geração era um sonho realizado. Betas foram disponibilizados e builds estava disponíveis na BGS 10 (também em 2017). Aqueles que tiveram a oportunidade de experimentar, se encantaram e o hype triplicou.

- PUBLICIDADE -

Isso porque, naquela ocasião, estavam disponíveis algumas missões básicas, nas quais era possível caçar monstros específicos, mas sem muita exploração. Claro que todos sabiam que aquilo era uma amostra muito pequena do universo que estaria por vir.

A aventura começa com a “confecção” do seu personagem. O velho hábito de construir seu personagem nunca sai de moda. Os jogadores podem escolher entre uma gama, até que grande, de cabelos, olhos queixos e outros detalhes para montar seu personagem. Nessas missões, você irá acompanhado de um amigato, o qual você também poderá construir suas características físicas. Esse amigato irá auxiliar-te em vários momentos do game, seja atacando, te proporcionando materiais e outros benefícios que te ajudam em batalhas.

A caçada começou

Monster Hunter World

- PUBLICIDADE -

Você escolherá seus equipamentos e principalmente, suas armas. As armas irão definir que tipo de jogador você quer ser. Elas vão direcionar a sua característica e formar seu estilo de herói. No total são 14 tipos de armas que variam entre longo e curto alcance, com grande poder e variações da mesma categoria. Exemplo: Caso você escolha o Espadão, você abdica da velocidade e da mobilidade para enterrar o metal com muita força no monstro; Entretanto, se escolher as Duplas Lâminas, terá muita agilidade e escapará de ataques poderosos, porém precisará de muito mais tempo para danificar e abater os monstros. Também não podemos esquecer das armas de longo alcance. Com elas você consegue, digamos, pensar melhor no próximo passo. Poderosas munições te proporcionam ficar mais distante e saber a hora certa de atacar.

Essa estratégia precisa ser definida com cautela, pois isso irá modificar completamente sua experiência dentro do jogo.

As armas que são de curto alcance possuem afiação. A medida que você vai combatendo, sua espada/lança vai perdendo o fio. Nesse momento, é necessário encontrar um lugar seguro ou um momento certo para afiar, pois quando sua espada está cega, o dano é diminuído consideravelmente e muitas vezes não consegue penetrar no casco duro do animal. Vale a ressalva que se houvesse uma maior quantidade de combos, seria muito interessante.

Seja Curioso e Explore todas as suas possibilidades

É imprescindível que o jogador experimente vários estilos de armas. Há uma espécie de área própria para que você aprenda a manusear o seu equipamento. Portanto, é bom gastar alguns minutos aprendendo o a usar suas coisas. Dessa maneira, diminui as chances de ter surpresas desagradáveis na hora de enfrentar os bichões.

 

O artigo continua abaixo

 

A caçada pode ser dividida em duas Etapas: A Perseguição e o Combate – ambas extremamente importantes. A perseguição consiste em você rastrear o monstro para encontrá-lo e posteriormente, ir atrás do animal que, invariavelmente, foge para tentar se proteger. Nesse caso você tem grandes aliadas, os Guialumes. Os guialumes são um tipo de vaga-lume, os quais vão te indicar pistas e direções que você deverá seguir para cumprir seus objetivos. O combate dispensa comentários, pois é o grande momento de se consagrar um verdadeiro caçador.

Uma Experiência Única

Tudo acertado, agora é ir pra cima das bestas. Para marinheiros de primeira viagem, não se assustem: tudo parece meio complicado da primeira vez. Isso porque há uma complexidade característica de jogos de RPG. Até você aprender a manusear seus itens, saber para que servem alguns materiais, a economia do jogo e várias outras características próprias, leva algum tempo. Quando você quebrar a barreira do desconhecido, terá uma experiência única.

Aqueles que já são marujos de longa data, irão se familiarizar rapidamente com o universo, mas isso não significa que o desafio será menor.

Monster Hunter World é um título que vale muito a pena ser jogado on e offline. A história não é tão elaborada, mas não há o que reclamar, porque a proposta é completamente diferente.

Quando você enfrenta o primeiro monstro grande é o ponto que você sente que a aventura começou. O Grande Jagras (primeiro) não é um desafio muito aterrorizante, mas é suficiente para te mostrar qual é a proposta. Aquele que consegue pegar o timing da batalha, terá uma vantagem poderosa. Saber atacar, defender, curar, fugir são cruciais pra sobreviver às caçadas.

Vale destacar que nem só de destruição vive sua trajetória. Um dos elementos muito importantes para a aquisição de itens especiais e evolução das pesquisas da sua base é a captura. Nela, diferente da caça, você é proibido de matar o monstro, caso o aniquile, a missão falhará. Nessa parte, o jogador precisa identificar o momento que o bicho está enfraquecido, e começar a colocar armadilhas para que animal adormeça.

Os verdadeiros protagonistas

Quem joga Monster Hunter há algum tempo sabe quem são os verdadeiros protagonistas. As Bestas são o motivo dessa franquia ser algo inigualável. A criatividade no design do monstro, o poder e o desafio diferente para enfrentar, são o centro da diversão do game.

Os monstros são divididos, basicamente, em duas categorias: Pequenos e Grandes. Dentro dessas, veremos algumas subcategorias que trazem alguns elementais para as bestas. Importante se atentar a isso, pois pode te ajudar a traçar sua estratégia. São 5 categorias diferentes: Fogo, Água, Raio, Gelo e Dragão. Alguns são resistentes a fogo, porém utilizando o elemento água, você proporcionará maior dano. Outros já sofrem mais com eletricidade, Gelo e assim por diante.

Também não podemos esquecer dos Efeitos: Essa outra subcategoria define outros poderes para os animais. São elas: Veneno, Sono, Paralisia, Explosão e Atordoamento. Essa parte merece uma atenção especial, para que vá para uma caçada equipado contra os efeitos que o monstro poderá causar.

Todas essas e muitas outras informações, estarão presentes do no seu Bestiário. Lá é o melhor lugar para saber tudo o que precisa sobre sua caçada.

 

O artigo continua abaixo

 

O mundo de Monster Hunter World

Fique ciente de que sua batalha pode ser fatalmente atrapalhada por uma caçada inesperada.

Uma das coisas mais impressionantes que vemos nesse título é a vida que a Capcom conseguiu produzir. Os ecossistemas diferenciados em cada local, permitem que certos tipos de monstros se adequem melhor, mas nada impede uma invasão de outra Besta.

Em inúmeras ocasiões, você está numa caçada ferrenha de um Tobi Kadachi – por exemplo – quando é surpreendido por um Anjanath sedento. Você terá poucos segundos para tomar decisões que irão custar sua vida. Em certo momento, enfrentava um Barroth quando, de repente, um Jyutatodus apareceu com uma ferocidade tremenda e se atracou com o outro de uma maneira que fizeram meus olhos brilharem.

Isso é o traz uma beleza espetacular e única, fazendo sua caçada ser diferente, ao mesmo tempo, emocionante.

Bora Caçar?

Um dos grandes méritos e carros chefe de Monster Hunter World é a parte cooperativa. Nas missões, o jogador poderá convocar até 3 amigos para enfrentarem os bichos. Assim sendo, você poderá caçar monstros mais poderosos, tendo a vantagem de ter aliados fortes no combate.

Vale ressaltar que o jogador pode entrar no meio de uma missão, e os itens recebidos dependerá da quantidade de tempo e rele

Vale destacar que a aquisição de itens dropados é bem justa. Quando derrotado, o monstro pode dropar pedaços e até mesmo ser dilacerado para coletar materiais. Cada elemento da party terá direito a pegar o mesmo item que seus companheiros, seja qual for.

É interessante combinar estratégias de batalha para que haja organização e foco. É sempre bor ter no time alguém com munição a distância com efeitos que danifiquem ou atrasem os monstros. Também é uma estratégia válida sempre ter um Berserker para puxar toda a atenção, enquanto os outros fuzilam o animal. Enfim, cabe a vocês definirem as inúmeras combinações de poderes.

Dessa maneira você consegue subir de nível com maior velocidade e ainda se divertir muito com seu grupo de amigos. Como disse anteriormente, cada caçada tem seu desafio, e em uma galera, a coisa fica ainda mais interessante.

Quero e Preciso jogar de novo

Hoje, o elemento replay é um fator determinante na compra de um game. E nisso Monster Hunter World tem para dar e vender.

Tirando o fato do modo online (coop) te trazer um replay absurdo, a coisa não para por aí. Esse é um daqueles jogos que te incentiva a jogar novamente a mesma missão. Isso porque, quando um monstro é derrotado e você coleta partes dele, essas serão utilizadas para forjar equipamentos melhores.

O RPG em Monster Hunter World

Digamos que Monster Hunter World trabalha com mecânicas muito importantes do RPG. A fórmula de evolução não é nova, mas é muito bem caracterizada para esse universo. O seu personagem possui status como qualquer outro, o qual deve ser consequentemente melhorado para que seu sucesso na trajetória seja mais garantido.

Cada missão cumprida, você coleta materiais dos monstros e itens que adquiriu ao longo da empreitada. E isso será necessário para melhorar seus acessórios. Cada utensílio requer uma quantidade e tipo diferente de pedaço de monstro, ou seja, pode ser que precise enfrenta-lo muitas vezes para conseguir completar o necessário para a construção do material.

Ao forjar a arma/armadura, os equipamentos trazem consigo algumas características dos monstros, tanto visualmente, quanto a parte elemental. Os que são característicos de fogo, tendem a fornecer uma proteção para esse elemento. Os de água, buscam te fortalecer contra monstros aquáticos e assim por diante.

Lembrando que isso também vale para o seu amigato. Ou seja, você pode (e deve) melhorar os equipamentos do seu bichano para que o auxílio dele nas batalhas seja ainda mais eficiente.

O personagem poderá se alimentar, o que trará um aumento de vida, vigor e outros atributos para melhorar sua performance na missão. O jogador também tem a habilidade de criar itens misturando vários tipos de materiais, os quais vão, desde munições, até poção de vida.

 

O artigo continua abaixo

 

Concluindo

Monster Hunter World é o tipo do game que vai agradar a maioria dos jogadores. Você possui em um mesmo pacote 14 armas que te oferecem 14 diferentes gameplays. MHW tem um fator replay como grande aliado – arrisco dizer que a jogatina passa de 70 horas facilmente. Uma mecânica de evolução, embasada no RPG, altamente competente. Gráficos muito interessantes para um game de mundo aberto com tantos detalhes e elementos em tela. O jogo até sofre com quedas de quadros, mas é raro e não atrapalha em nada a experiência.

Para os jogadores exploradores, esse jogo é indispensável. E não podemos esquecer de uma das principais características, o Combate. Caso você seja esse tipo de jogador, Monster Hunter World é o game ideal para você.

Recomendo fortemente e já aviso: prepare-se para se divertir bastante.

TRAILER

 

https://youtu.be/NhWltBDmAcs

Compartilhe

- PUBLICIDADE -

3 respostas

  1. O Monster Hunter que mais joguei foram 450hs… o que menos joguei foi 200hs… Já vi gente passar fácil de 1.000hs de jogo!!!

  2. Até estava animado para comprar antes do lançamento, mas depois do beta não me chamou atenção. :c

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

LIVES

TODOS OS DIAS

O melhor conteúdo do mundos dos Games para você! São LIVES diárias com os melhores jogos de luta, Últimos Lançamentos, Notícias, Temporadas da “Guerra das Torres (Mortal Kombat)” e da “Guerra das Ruas (Street Fighter)” com os melhores players do momento e muito mais! É só colar e mandar aquele “Salve”