Análise | Rocket League é gol de placa no Nintendo Switch

Compartilhe

Se hoje em dia só se ouve falar em PUBG, saiba que em 2015 outro grande jogo indie fez um tremendo sucesso. Lançado diretamente nas ofertas gratuitas da Playstation Plus, além de sua versão PC, Rocket League foi um sucesso imediato. Combinando a paixão que nós jogadores temos por carros com um competitivo semelhante a futebol, Rocket League foi um misto de originalidade com conceitos já conhecidos de outros jogos, só que de uma maneria nunca antes vista. Tanto que mais de 2 anos depois do seu lançamento, o game ainda é um sucesso tremendo.

Passando pelo PC, PS4 e Xbox One, Rocket League foi marcando em todas as plataformas. 6 meses após o lançamento do Nintendo Switch, eis que o console da Big N recebe a sua própria versão, que ainda por cima, permite jogar contra quem está no PC e no Xbox. Mas como em todas as conversões de jogos de outras plataformas, será que Rocket League consegue se manter bem no Switch? E a diversão característica do jogo, como fica nesta nova versão?

Como funciona Rocket League e qual o motivo de ser tão divertido?

- PUBLICIDADE -

Antes de falarmos do jogo rodando no Switch, devemos passar por todos os elementos que fazem Rocket League ser tão querido pelo público. Os jogadores são colocados em uma arena com mini-carros e uma bola gigante. Existem diversos modos de jogo, mas o padrão são equipes com 3 pessoas contra outras 3. O objetivo é muito simples e talvez seja isso que tenha popularizado Rocket League. Basta você, da sua própria maneira, tentar ajudar o time a marcar gols. Cada jogador vai ganhando pontos conforme faz alguma jogada legal, como chutar, defender, levar a bola para perto do gol.

Tudo é muito dinâmico e por ter um foco totalmente no modo online, a adrenalina é altíssima. Os controles são bem fáceis, bastando acelerar, pegar força para seu nitro, pular e se jogar pra cima da bola. A curva de aprendizado é bem grande e por conta disso o jogo te limita num primeiro momento. Só é possível jogar partidas por ranking após vencer 12 partidas. Mas mesmo nas partidas casuais, o bicho pega e a diversão é enorme.

- PUBLICIDADE -

Salve a Panic Button

Se há uma empresa que vem se especializando em converter games para o Switch, é a Panic Button. Após um trabalho sensacional com Doom no console da Nintendo, agora eles abraçaram o projeto de Rocket League com a Psyonix. No PS4, Xbox One e principalmente no PC, Rocket League é um jogo muito bonito. A conversão para o Switch é muito decente no quesito gráfico, com muitos detalhes que deixam tudo bem legal. Quem vier da versão PC ou consoles vai sentir uma diferença em apenas um aspecto: o serrilhado. Rocket League no Switch tem uma quantidade bem grande de serrilhado. Porém quando estamos nas partidas isso é realmente o de menos. Ficamos sempre de olho na bola e nas estratégias e sinceramente isso não me atrapalhou.

Talvez esta quantidade grande de serrilhado tenha sido o preço pago pela plataforma da Nintendo para manter um bom desempenho. Rocket League no Switch se mantém muito bem em torno dos 30FPS tanto na dock quanto no modo portátil. Assim como a maioria dos games multiplataformas que chegam ao console da Big N, na dock é possível ver mais imperfeições do que no modo portátil. No entanto, o jogo é bem bonito e reclamar dos gráficos seria um capricho muito grande neste caso.

Controles e desempenho online

Rocket League não ganha nenhum tipo de característica própria ao jogar no Switch. Os controles são idênticos aos que a gente vê nas demais plataformas. Provavelmente para não criar formas diferentes de se jogar contra pessoas online. Usamos os gatilhos para acelerar e frear, o B para pular e o A para usar o nitro. O X alterna a câmera entre a bola e a livre. Não senti nenhum tipo de unput lag ao jogar Rocket League no Switch, o que é ótimo.

O que ajuda também a sentir que você está no controle de tudo é o modo online robusto. Vez ou outra demora para achar partidas, mas na maioria dos momentos que joguei, não tive dificuldades. Poucas vezes vi acontecendo lags e travamentos, salvo momentos que tentei jogar longe do roteador no modo portátil, uma vez que o Switch só usa Wifi. Mas até aí tudo bem, eu cheguei a conclusão que jogar Rocket League no banheiro não é algo tão viável. Difícil se concentrar nas duas coisas, o jogo é muito frenético.

Sentimentos a flor da pele

Eu sou bem fã de jogos de corrida. Pilotar virtualmente é algo sempre emocionante, seja em jogos de simulação ou arcades. Eu também sou extremamente fã de jogos de futebol. Assim como os de luta, era o gênero que eu mais jogava desde o Mega Drive. Hoje em dia eu grito e xingo a mãe de todo mundo jogando FIFA. Nunca imaginei que algum outro game pudesse elevar esse sentimento e foi uma surpresa quando joguei Rocket League pela primeira vez. Mas por conta da quantidade insana de jogos que temos para revisar, tive que deixar o jogo de lado.

Agora com a versão do Switch, venho aproveitando bastante o modo online com a portabilidade e além da experiência ser excelente e praticamente idêntica a dos outros consoles, traz essa sensação maluca da competitividade. A cada bola que pinga no meio da arena, a vontade de acelerar, pular e sair voando até ela, na esperança de vê-la saltando até o gol é indescritível. Quando os adversários estão prestes a marcar e você vem lá do meio da arena para impedir com um pulo épico interceptando a bola, leva o teu coração até a boca e logo em seguida traz um sentimento de vitória animal. O jogo te incentiva com algumas falas e palavras que surgem na tela. É um negócio épico. Ver Rocket League se expandindo e indo parar num console da Nintendo, e além do mais, com opção de portabilidade, é gratificante.

Conclusão

Sem dúvida nenhuma faço agora da versão Switch a minha preferida do game. Mesmo com as diferenças gráficas que acabam não importando tanto assim neste tipo de jogo. Rocket League não chega ao Switch para ser uma boa opção na biblioteca. Ele chega para se tornar um game obrigatório para os donos do console da Big N.


Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

LIVES

TODOS OS DIAS

O melhor conteúdo do mundos dos Games para você! São LIVES diárias com os melhores jogos de luta, Últimos Lançamentos, Notícias, Temporadas da “Guerra das Torres (Mortal Kombat)” e da “Guerra das Ruas (Street Fighter)” com os melhores players do momento e muito mais! É só colar e mandar aquele “Salve”