Análise| Sekiro: Shadows Die Twice vai desafiar sua habilidade e sua paciência

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Sekiro: Shadows Die Twice é um jogo produzido pela From Software e publicado pela Activision. Por ser desenvolvida pela mesma empresa de Dark Souls, você já pode imaginar que o caminho a seguir será terrível. Se você imaginou isso, está errado! Isso porque Sekiro te leva para uma aventura em que a resiliência e a habilidade precisam estar afiadas. Ou seja, terrível é bem tranquilo perto do que você vai encontrar.

As franquias como Demon Souls, Dark Souls e o famigerado Bloodborne te trazem uma experiência única. Cada game tem a sua característica e todos são executados com maestria. Agora em Sekiro, parece que alcançou um patamar que Souls não estava preparado para tal, chegar e dominar o Mainstream. Embora Dark Souls 3 tenha cumprido muito bem esse papel, Sekiro parece ser mais aprazível. Os produtores sempre ressaltaram que o game ambientado no Japão antigo seria menos punitivo, e realmente é. Porém, vale ressaltar que isso não deixa o jogo menos difícil, pelo contrário, o bicho pega a todo momento.

A dificuldade é o ponto crucial de Sekiro: Shadows Die Twice

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Sekiro: Shadows Die Twice

Esse elemento separará os meninos dos adultos. Ser um jogador da série Souls te prepara para momentos em Sekiro, mas caso você não seja…

Eu arrisco dizer que Sekiro tem o início mais difícil de todos os jogos. Se não o mais, chega muito perto de Demon Souls. A série Dark te proporciona momentos de pura ira, pois há chefes absurdos, mas esse jogo consegue te derrubar muito cedo.

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A habilidade que você precisa possuir para jogar o game deve ser muito alta. De início, quando você enfrenta personagens normais de cenário, não há dúvidas que morrerá, ou chegará perto disso. Quando você enfrenta o primeiro sub-chefe, aí meu irmão, o drama toma conta. O erro é sinônimo de derrota. Qualquer movimento equivocado que fizer, será determinante para sua derrota. E aí, a resiliência precisa imperar na sua jogatina, senão tudo ficará muito mais difícil.

Em contrapartida, quando um chefe difícil é vencido, a sensação de alívio e de prazer é recompensadora. Depois de morrer 20, 30 vezes no mesmo lugar, montar estratégias, mudar seu estilo de jogo e vencer o chefe te impulsiona para enfrentar o próximo desafio.

A Jogabilidade de Sekiro: Shadows Die Twice te fará amar ou odiar

Você joga com Lobo, um shinobi que quando criança sobreviveu a uma guerra e foi resgatado por Coruja. Desde então, o rapaz dedicou sua vida as artes marciais e a trabalhar protegendo e realizando missões que lhes eram dadas. Pois bem, em uma dessas missões, enfrentou um samurai, Genishiro, de alto calibre, que decepou seu braço e o deixou para morrer. Lobo foi salvo e ganhou poderes. Foi instalado em seu braço uma prótese que traz grandes vantagens para o personagem.

Lobo possui um gancho que proporciona movimentos de velocidade para subir em árvore e em locais que podem ser presos pela prótese. Não apenas o gancho, mas ao longo de sua jornada, você poderá instalar novos itens. Você poderá ter consigo shurikens atiradas pelo mecanismo, lança chamas, machados e outras armas. Cada uma dessas aquisições você encontrará pelo caminho e deverá sempre voltar ao criador da prótese para que faça a devida instalação.

A Evolução do personagem

Sekiro: Shadows Die Twice prótese

Pois bem, com a sua aparelhagem devidamente construída, você terá melhor desempenho, mas não garantirá vitória.

Em Sekiro Shadows Die Twice você tem uma gama interessante de melhorias para seu personagem. Existem inúmeras maneiras de deixar lobo mais forte. Quando você derrota inimigos, acumula um poder que você poderá trocar por melhorias. Nesse menu de, você terá 3 árvores de habilidades que farão você ter melhor ataque, melhor defesa, comprar movimentos especiais, recarregar energia de outras maneiras. Enfim, você poderá escolher primeiro aquelas que se encaixam com o seu estilo de jogo.

Outra maneira de evoluir é matando Sub-chefes. Ao derrotá-los, ganha um item chamado contas de oração. Quando você juntar 4 delas, sua barra de vida aumenta. Já quando mata um chefe de respeito, ganha um item chamado memória, assim, você irá aumentar seu poder de ataque.

Vale lembrar que você também poderá comprar itens e outros elementos que fazem o personagem ficar mais forte.

Ataque em segundo plano – Foca na esquiva e defesa!

Sekiro: Shadows Die Twice é u m dos jogos do ano

Você possui apenas um botão de ataque, um de defesa e a esquiva. Dominar esses três movimentos é imprescindível para não se frustrar. Isso parece muito óbvio, mas quando estiver enfrentar um chefe que tem variações de padrões de ataque absurdas, irá entender. Sobretudo, o mais importante dos 3 é a defesa.

Nesse jogo, a postura praticamente define o seu combate. Ou seja, se o seu personagem está a postos defendendo e for constantemente atacado, a postura vai quebrando aos poucos. Assim, a sua guarda abre e o inimigo pode te trucidar. O mesmo vale para o adversário, caso a postura dele quebre, você poderá fazer uma finalização mortal.

Um elemento que é crucial para sua jornada é a ressurreição. O personagem tem direito a voltar à vida uma vez, o que pode te salvar em várias ocasiões. Quando você perde a chance de ressurgir, ou repousa em um ídolo (o que faria inimigos – exceto chefes – voltarem a vida) ou desfere ataques mortais para recuperarem essa habilidade.

Acontece que a quebra de postura não apenas acontece com ataques constantes. Aliás, é muito mais eficiente repelir o ataque do que ir para cima como um Berserker. O timing de apartar o golpe no momento correto fará com que a postura inimiga quebre mais rápido e a guarda abra pra você atacar livremente. Importante ressaltar que cada inimigo, seja ele comum, sub-chefe ou chefe tem um jeito MUITO específico de batalhar. Trocando em miúdos, quando você acha que pegou a estratégia, logo irá ter que mudar, pois outro personagem exige uma abordagem diferente.

Aspectos técnicos não deixam a desejar

Sekiro: Shadows Die Twice tem gráficos de altíssima qualidade. Isso em todas as versões do jogo, para todas as plataformas. As animações dos personagens são ótimas, bem como a parte sonora. Os efeitos especiais cumprem seu papel e a trilha sonora é fantástica. Ela te ambienta no Japão Feudal e, com vozes em Japonês, você entra total no clima.

Um detalhe importante que o jogo traz são as características de todos os personagens, principalmente dos inimigos. Ao longo de sua jornada, você encontra personagens que te ajudam, mas a maioria quer a sua caveira. Os inimigos possuem uma personalidade e habilidade única, dignos de Souls Like. Personagens que aparecem em cavalo manejando uma lança gigante, uma senhora que trabalha com ilusionismo e tem uma velocidade inacreditável, inimigos enormes que te matam em um, ou dois, hits. O cuidado que tiveram para trazer a cultura dos samurais e shinobis lembra muito os mestres do filme 7 Samurais de Akira Kurosawa.

Enfim, chefes desse jogo são difíceis, mas te proporcionam momentos desafiadores e divertidos.

Veredito

Sekiro: Shadows Die Twice é um jogo que irá te frustrar, empolgar e impulsionar muitas vezes. Em vários momentos irá dormir com raiva pois não derrotou o chefe em que estava. Em vários outros irá vibrar como nunca por ter derrotado aquele maledeto filho de uma … Um sentimento que a série Souls produziu com maestria. Esse jogo traz um desafio absurdo, mas encaixa muito bem com uma ótima jogabilidade, um enredo interessante, personagens muito bem construídos e várias horas de jogatina feroz. Recomendo para aqueles jogadores da série souls (estarão em casa) e para os que curtem um desafio ferrenho. Aos menos pacientes e não resilientes, fica a chance de curtir um jogo difícil, mas que traz experiências únicas.

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