Análise| Shenmue 1 e 2 HD Remastered é a oportunidade de você conhecer esta obra-prima do Dreamcast

Shenmue

Compartilhe

A versão HD de Shenmue é o retorno de um  clássico com gráficos atuais

Shenmue é considerado a maior criação de Yu Suzuki. O game marcou uma era onde os consoles não tinham tanto poder e mesmo assim sua obra foi além. A ideia por trás de Shenmue, segundo Yu Suzuki, era dar ao jogador uma experiência livre e de total interação. É claro, sem sacrificar a experiência narrativa, que por sinal é uma obra prima. Mas sobre isso eu irei detalhar durante a análise.

Shenmue foi o responsável por grandes inovações e inspirações de futuros games que viriam ser lançados. Suas mecânicas além de seu tempo impressionaram muitos jogadores e a critica. Enfim, após 17 anos desde o lançamento dos dois títulos, a franquia ganhou uma versão Remasterizada. Shenmue 1 e 2 HD Rematered é um presente da Sega aos antigos fãs. Mas também, uma oportunidade para quem ainda não conhece a franquia, passar a conhecer.

Uma jornada de vingança e honra

- PUBLICIDADE -

Shenmeu 1 conta a história de Ryo Hazuki, um jovem de 18 anos que quando volta pra casa assiste um homem misterioso, chamado Lan Di, assassinar seu pai (Iwao Hazuki). Assim, Ryo inicia sua busca sobre o paradeiro do responsável pela morte de seu pai. Muita investigação e combates de rua estarão presentes nesta jornada. Já em Shemue 2, continuaremos com essa busca pelo o assassino que matou seu pai. No entanto, o segundo capítulo se passa em Hong Kong. Assim, Ryo agora se encontra fora de sua parentela, onde novos personagens, novos confrontos e grandes revelações farão parte da vida de Ryo.

Ademais, a narrativa é bem desenvolvida e cheia de revelações em torno de quem é o vilão e o seu paradeiro. A investigação é ponto central de toda a progressão narrativa. Ryo precisa coletar provas e informações. Afinal, ele não conhece quem matou seu pai. Além do foco da trama, temos também o aspecto cultural dentro da narrativa. As gangues, o cotidiano do local onde o personagem vive, e a própria cultura nativa são  responsáveis por expandirem a narrativa.

- PUBLICIDADE -

Uma maneira diferente de se contar história

Como falei anteriormente, a narrativa é bem desenvolvida, mas a forma que Yu Suzuki quis contar essa história é inovadora. Imagine a 17 anos atrás, onde nenhum jogo conseguiu fazer isso e Shenmue 1 e 2 usam um sistema de Quest Mode. Ou seja, a aventura de Ryo vai se basear em uma exploração em busca de informações, onde o mundo a sua volta está repleto de NPC’s que possuem suas próprias vidas e que tem um peso narrativo dentro da trama.

Ryo possui um caderno onde ele anota pistas de sua jornada, mas que na verdade serve de guia para o jogador se localizar dentro da história. Ainda sobre os NPC’s, eles em sua maioria, como mencionei anteriormente, possuem rotinas diárias. Assim, nós começamos a fazer parte deste cotidiano e passamos a nos familiarizar com cada um deles. Dito isso, não pense que se você deixar de se comunicar com qualquer um dos NPC’s você chegará a algum lugar. Esta aventura requer muita comunicação e esta mecânica não está presente a toa. Estes personagens secundários, se assim posso dizer, tem uma importância fundamental na aventura do protagonista.

De inicio, você não sabe a quem perguntar sobre uma determinada pista, mas com o passar do tempo se torna automático. Você já sabe quem é o NPC’s que tem a resposta necessária, onde nos próprios diálogos eles sempre mencionam outros NPC’s. Enfim, Yu Suzuki quis dar ao jogador uma experiência imersiva e interativa, assim, fazendo parte do cotidiano de Ryo.

As mudanças da remasterização

A versão remasterizada veio com gráficos atualizados e com novos controles. além da escolha do formato de tela. Logo, você pode escolher entre 4:3 ou 16:9, sendo que ainda temos a opção de jogar com visual em 1080p ou 480p.

Se isso fez diferença todas estas melhorias? Sim, e como. Com o update gráfico é possível ver detalhes que não conseguiríamos ver há 18 anos atrás. Já os controles, eles não tiveram uma total atenção. Há momentos que nos enganchamos e a câmera trava, no entanto, com um tempo nos acostumamos. Por fim, uma das melhorias bem relevantes foi o tempo de carregamento que está bem rápido. Sério, muito rápido. Independente do loading tudo é rápido e dinâmico.

Sobretudo, a Sega durante o trabalho de port teve algumas mudanças com algumas marcas presentes dentro do jogo. A Coca-Cola foi uma delas, que esteve presente na versão japonesa e que foi substituída pela Jet-Cola, por conta do fim do período de licenciamento. Em conclusão, a nova versão de Shenmue foi muito bem agraciada com atualizações que só agregaram a experiência do game. No entanto, a Sega não quis mudar em sua estrutura. Assim, Shenmue continua sendo um jogo da 6ª geração de consoles, mas com melhorias visuais e técnicas.

Detalhes que impressionam até hoje

Como citei anteriormente, os dois títulos trouxeram mecânicas bastante inovadoras que futuros jogos usariam como influência. O game possuem um sistema de QTE (quick time-events), e um sistema de FREE BATTLE, que é típico da série Yakuza. Este ultimo bastante parecido com Virtual Fighter, que também foi feito por Suzuki.

Shenmue traz um mundo aberto com total liberdade de exploração e interação, sem induzir o jogador aos objetivos relacionados à história. Notaram algo comum? Qual foi o recente game que fez isso? Sim, ele mesmo. The Legend of Zelda Breath of the Wild. A princípio, este foi eleito como jogo do ano em 2017. E sua completa liberdade em mundo totalmente vasto, fez deste título um dos melhores desta geração.

Retomando, a franquia conseguiu esta façanha em um console de 128-bits. Incrível não é? Enfim, o mundo de Shenmue além de vasto e interativo possui climas dinâmicos. Suas missões funcionam por horários, assim com em GTA, então estes locais tem horários para abrir e para serem fechados. Assim, você não pode realizar a missão em qualquer momento, mas sim, no horário em que o estabelecimento esteja aberto. E o que fazer neste meio tempo? É ai que entra umas das mecânicas mais utilizadas nos jogos de mundo aberto. O fator passatempo.

Shenmue usou estabelecimentos dentro do mundo para que o jogador pudesse sentir realmente que estava ali imerso naquele ambiente. Em Shenmue há lojas de Arcades, Karaokês e Restaurantes. Assim, isso servia de distração ou até mesmo um passatempo até que o horário da missão estivesse disponível. Mecânicas que muitos jogos como GTA, The Witcher e o próprio Yakuza adotaram. No entanto, nem tudo são flores. Há um momento que se torna muito entediante e não vemos a hora da missão ficar disponível.

Quem deve jogar este jogo?

Shenmue 1 e 2 HD Remastered, é um presente aos jogadores que experimentaram esta obra há 17 anos atras. Mas também, é um convite a novos jogadores que ainda não jogaram por conta da idade ou por falta de oportunidade. Esta obra-prima de Yu Suzuki até hoje é elogiada por trazer detalhes que alguns games atuais não conseguiram. Irei citar um destes detalhes.

O game consegue usar do fracasso do jogador em uma missão como forma de estender a narrativa. Em certa parte do jogo, Ryo se encontrar em um gigantesco Hangar. Neste Hangar há um galpão que devemos entrar. Embora sabendo do número do galpão, é bastante complicado chegar por conta da rota dos guardas. Se você conseguiu de primeira, parabéns. Mas se você não conseguiu, o jogo cria situações narrativas através de um NPC para lhe guiar na conclusão da missão. Se você for pego muitas vezes, o NPC te disponibiliza um mapa E se mesmo assim ainda não conseguir, ele marca no mapa as rotas dos guardas. Se mesmo assim você não conseguir, ele te fala que há uma troca de guardas às 23 horas. Logo, a quantidade de guardas fazendo a rota diminui, facilitando, assim, a conclusão da missão.

Enfim, estes dois títulos reservam uma grande aventura e sem duvidas, se você jogar irá se impressionar com o nível de detalhes que o game possui para a época em que foi feito, embora haja alguns deslizes técnicos com câmera travada e movimentação rígida. Mas isso é da época e não foi corrigido. Afinal, se trata de remastered e não um remake.

Calma, que ainda tem mais

Shenmue

Shenmue 3 foi anunciado na E3 de 2015 e fez muitos fãs da série irem à loucura. Depois de 16 nos o game terá uma sequência que concluiria a jornada de Ryo Hazuki. Recentemente, o game FINALMENTE ganhou uma data de lançamento e o terceiro capitulo da jornada de vingança de Ryo, vai por um fim na busca do assassino de seu pai. Então se você tem curiosidade de conhecer esta franquia e quer jogar o terceiro título, jogue os dois games anteriores. E embarque nos eventos que antecederam o terceiro e ultimo capitulo da jornada Ryo Sazuki.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

LIVES

TODOS OS DIAS

O melhor conteúdo do mundos dos Games para você! São LIVES diárias com os melhores jogos de luta, Últimos Lançamentos, Notícias, Temporadas da “Guerra das Torres (Mortal Kombat)” e da “Guerra das Ruas (Street Fighter)” com os melhores players do momento e muito mais! É só colar e mandar aquele “Salve”