Análise: Sine Mora

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Uma homenagem aos antigos jogos do gênero, com boas novidades

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Envolto a uma narrativa estranha, porém interessante, Sine Mora faz uma homenagem aos clássicos jogos de “navinha”, cheios de power up’s, chefões, inimigos altamente armados e jogabilidade simples, com um toque de novidade.

O game, produzido pela  Digital Reality e a Grasshopper Manufacture, é no estilo R-Type (para quem conhece), onde você pilota uma nave que fica à esquerda da tela, enquanto que os inimigos vão surgindo à direita. Conforme avança, diversas cápsulas podem ser coletadas, cada uma com uma função. Uma aumenta a capacidade do tiro normal, outras lhe dão a chance de usar o maior poder de cada nave, enquanto que outros aumentam sua barra de tempo. Sim, é aqui que Sine Mora se diferencia de todos os outros jogos de nave já criados.

Veja que não temos uma barra de energia?
Veja que não temos uma barra de energia? A vermelha é do chefe!

Você não possui barra de energia, mas sim um tempo um que fica contando no centro superior da tela. Ao derrotar algum inimigo normal, você aumenta a quantidade de tempo que tem para viver, já que os personagens se encontram em períodos diferentes da história, porém todos buscando o mesmo objetivo, que é a vingança liderada por Ronotra Koss, que teve seu filho morto pelas tropas do império Layil. A história do jogo, que possui uma narrativa bastante confusa, não é das melhores, mas ao menos dá alguma razão para que os acontecimentos do jogo estejam ali. O problema é que ao concluir o game, fica uma impressão de que poderia ter sido muito mais elaborado, e tira qualquer interesse de continuar a jogar os outros modos.

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Fato é que o tempo colabora para que a história aconteça, para que os personagens tenham as suas motivações e para que o game tenha uma jogabilidade um pouco diferente dos demais jogos do gênero. Ao tomar danos, não é sua energia que desce, já que ela nem existe, mas sim segundos do seu tempo que se perdem. Mesmo que alguns power up’s também se percam, sempre o que importa aqui é o tempo, pois mesmo com uma arma menos poderosa, se você tiver habilidade suficiente e muito tempo restando, a vitória é possível.

Os efeitos dos projéteis são muito bons!
Os efeitos dos projéteis são muito bons!

Os efeitos visuais aliados aos gráficos dos cenários são bonitos, nada excepcional, mas na hora que os chefes aparecem é que tudo fica mais legal. Todos eles são enormes, com formatos de animais ou máquinas altamente armadas. A jogabilidade e a diversão do game encontram seu ápice justamente nas batalhas contra os chefes, e eles fazem valer a compra de Sine Mora. Normalmente, um chefe possui um padrão, que você segue, aprende e o derrota depois de algumas boas tentativas. Porém em Sine Mora, quando você encontra o ponto fraco do chefe, ele possui outras habilidades guardadas, e como se fosse um segundo estágio do mesmo inimigo, você se encontra enfrentando o mesmo chefe, de uma forma diferente, com novos macetes a se aprender. A grande sacada é que cada chefe possui muitos estágios, às vezes mais de 5 tipos diferentes de locais para se atacar e para se aprender o que fazer para derrota-lo. Alie isso à boa dificuldade do jogo e você terá encontrado todas as razões para jogar Sine Mora.

A aparição do chefe chamado Tsux...Tsu... a aranha metálica aí.
A aparição do chefe chamado Tsux…Tsu… a aranha metálica aí.

Através da manipulação do tempo, você pode acelerar ou diminuir o fluxo do que está acontecendo na tela, deixando em câmera lenta para tentar sair da frente dos projéteis que são mandados em sua direção. Porém, pouco é necessário, e a barra de tempo dura pouco tempo, fazendo com que você acabe por esquecer dessa habilidade.

O que não me convenceu foi o som do jogo. Mesmo com a colaboração de Akira Yamaoka (Silent Hill e Shadows of Damned) na composição das músicas, nenhuma delas são memoráveis, e também pouco ajudam para empolgar o jogador. Mesmo nas batalhas dos chefes, nossa atenção não é levada para a música do momento. Uma pena, pois pelo tema, pelos ambientes e pelos chefes, muita coisa poderia ter sido feita com a parte sonora. Apesar de tudo, os efeitos sonoros, como explosão e tiros são muito bons.

Os personagens do jogo.
Os personagens do jogo.

Após a conclusão do jogo, o modo que mais chama a atenção é o treino de chefes, que disponibiliza todos os 13 chefes do game, com dificuldades ainda maiores, inclusive a impossível. Aqui você pode escolher de que forma utilizará o tempo, se irá acelerar ou retrocede-lo. Há também a opção de esquecer do tempo e usar as cápsulas refletindo o poder inimigo, trazendo maior oportunidade de defesa para sua nave.

Sine Mora é um jogo para os saudosistas ou curiosos, e também para quem busca por algo diferente em meio a tantas propostas de jogos que temos hoje em dia, em sua maioria, muito parecidos entre si. Com a opção de se jogar Sine Mora em tantas plataformas, basta escolher seu campo de batalha e usar o tempo à seu favor!

Sine Mora está disponível para PS3 (PSN), PS Vita, Xbox 360 (Live), PC (Steam), iPhone, iPad e Android, além do Ouya. As versões testadas foram do PS Vita e PC.

Veja também:

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Uma resposta

  1. Eu gosto de games do tipo danmaku (onde os inimigos atiram ‘milhares’ de balas na tela!), este me parece interessante e parece seguir o estilo!

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