Análise: Stealth Inc – A Clone In The Dark

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Análise-Stealth-Inc---A-Clone-In-The-DarkStealth Inc: A Clone in the Dark é um game do gênero plataforma, exclusivo para Playstation Network e Playstation Vita, desenvolvido pela empresa independente Curve Studios. Esse jogo é uma sequência do game produzido exclusivamente para PC, Stealth Bastards.

Como o nome já diz – Stealth Inc: A clone in The Dark é exatamente do que se trata toda a trama. O seu personagem é um clone, desenvolvido para algum tipo de teste, o qual você não faz ideia do que seja, e para isso, o personagem deve passar por mais de 60 câmaras extremamente perigosas, para por fim, chegar ao seu objetivo, que é… (SPOILEEEER).

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O game contém inúmeras referências de jogos do gênero Stealth, na sua essência. As mais evidentes são os alertas de perigos, contidos no jogo consagrado Metal Gear Solid, e o visual completamente ligado ao personagem Sam Fisher do game Splinter Cell, e é válido citar também a presença de elementos do jogo da Valve, Portal, onde dicas e pontos da história são contados através de inscrições nas paredes do cenário.

O jogo possui várias referências à outros games
O jogo possui várias referências à outros games

Os efeitos sonoros servem não só para enriquecer o cenário e a imersão do jogo, mas também para alertar o personagem do perigo causado pelos drones (robôs não tripulados). A trilha sonora é bem marcante, ao ponto que, de repente, sem perceber você a está cantarolando e assoviando irritantemente – SEM PARAR!

Os gráficos lembram os jogos de plataforma 2D que tanto fizeram sucesso e nos conquistaram nos anos 90, mas o que realmente importa em Stealth Inc é a iluminação. Esse item foi produzido com muito cuidado e apreço, pois é nele que a mecânica do game se constrói. A diferenciação das sombras para a claridade além de necessária é muito bem feita, ajudando muitas vezes o jogador a seguir em frente.

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Já aproveitando o gancho, é exatamente na jogabilidade que o game se destaca. Sem dúvida nenhuma, esse quesito foi o que mais provocou dor de cabeça em Sam Robinsom (Level Designer de Stealth Inc) e companhia. No total são 64 níveis, os quais são divididos em 8 fases e cada uma contendo 7 sub fases mais um “chefão”. Durante as sub fases, você irá aprender a mecânica de vários puzzles para quando chegar ao chefe final, usar as técnicas que aprendeu com sabedoria, tendo em mente o ensinamento mais importante – “Sempre permaneça nas sombras”.

A sombra é sua melhor amiga! Leve isso consigo e talvez não morra...
A sombra é sua melhor amiga! Leve isso consigo e talvez não morra…

Aí um espertão qualquer diz: “Ah então é sussa!”. Pode parecer, mas definitivamente não é. Esse tipo de jogo costuma trabalhar em cima de tentativas e erros, e Stealth Inc não foge desse esquema, mas não é só isso. Para que o jogador prossiga nas câmaras deve possuir grande habilidade, e um raciocínio lógico considerável, pois os puzzles são extremamente desafiadores, e um passo em falso, um vacilo, você será estraçalhado.

Vacilou - virou pó!
Vacilou – virou pó!

Um detalhe muito interessante é que quando você completa uma subfase, outra suit é liberada contendo uma Gadget tecnológica específica. No total são 6 equipamentos diferentes, os quais são: roupa da invisibilidade, um portal, um clone extra, um decoy sonoro e um aparelho que produz sombra. Com isso modifica a jogabilidade de acordo com sua habilidade extra, enriquecendo demais o replay do jogo. Outro aspecto que reforça esse item citado é a possibilidade de o jogador construir a sua própria fase com seus próprios elementos e desafios.

Cada equipamento liberado modifica a jogabilidade.
Cada equipamento liberado modifica a jogabilidade

Como nem tudo são flores deve ser citado um pequeno ponto negativo, que vai para os tamanhos das fases, que muitas vezes são extremamente curtas. É óbvio que essa é a proposta do jogo, e a clara intenção dos desenvolvedores, mas em várias câmaras você espera que algo complexo e bizarro vá acontecer, e – NADA acontece, ela simplesmente chega ao fim. Mas isso com certeza, não atrapalha em nada a diversão do game.

Stealth Inc é aquele tipo de game que serve para se jogar no intervalo entre os grandes blockbusters. Você acaba de sofrer, se estressar e quase quebrar seu controle na parede nos desafios de Dark Souls, The Last of Us e companhia, e quando você merecidamente sai com a vitória, Stealth Inc pode entrar para fazer você relaxar e se divertir.

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Para finalizar, o jogo produzido pela Curve Studios superou minhas expectativas, não só por fazer grandes homenagens a jogos consagrados e ser uma Ode aos games de plataforma 2D, mas também por ser simples na sua essência, mas muito inteligente e desafiador ao mesmo tempo. Jogar o game até o final traz uma recompensa inesperada, claro que não é nada surpreendente, mas com certeza consegue te arrancar um sorriso quando você descobre qual é realmente o objetivo dos testes.

Enfim, Stealth Inc: A Clone in the Dark é um jogo independente que se sobressai conseguindo com um personagem carismático, fases desafiadoras e puzzles muito inteligentes, ser um jogo indispensável para você que possui as plataformas da Sony – RECOMENDADO!

 

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