Análise: Sonic Mania não é nada de mais, por isso é perfeito

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Sonic foi um personagem criado pela SEGA para rivalizar com o mascote da Nintendo, até o momento predominante na industria, Mario. Sonic passou por grandes mudanças de conceito antes de chegar às prateleiras para o Mega Drive, mas quando chegou, trouxe uma dinâmica completamente diferente aos games e conquistou o coração de muitos jogadores.

O tempo foi passando e, assim como todo produto, uma evolução era imprescindível, mas Sonic foi cada vez se distanciando da sua identidade e característica, muito porque a SEGA perdeu parte da força que possuía no mercado, mas também por erros criativos que deixaram o ouriço muito tempo marginalizado.

A volta dos que não foram

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O Sonic nunca saiu de cena, mas só agora voltou a ser quem realmente é. Acredito que esse seja um dos dois grandes méritos que esse jogo trouxe. No anúncio de Sonic Mania, houve uma esperança no fim do túnel e o que faz explicar o título da análise – “Não é nada de mais, por isso é perfeito” – ou seja, não havia necessidade de colocar o personagem em 3D, perdido em cenários megalomaníacos, nas ruas de cidades ou fazê-lo virar monstro…bastava respeitar o DNA do personagem e evoluí-lo dentro de uma série de características que o formam.

Isso é tudo o que sempre gostaríamos de ter visto por tantos anos e que a SEGA não conseguiu fazer. Ao trazer o Sonic nos mesmo moldes do jogo clássico dos 16 Bits, não apenas aguça a nostalgia daqueles que passavam muitas horas jogando os títulos da franquia, como também conseguiu entreter e trazer o jogador novo para aquele mundo fantástico.

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O segundo grande mérito foi o fato da SEGA trazer novamente aquela sensação de velocidade, de descontrole, de potência e isso é algo que faz os jogos do Sonic serem tão únicos. Os elementos que tornaram esse jogo fantástico no passado, estão presentes e fazem bonito.

Nostalgia a vista

O level design que vemos em Sonic Mania é digno de aplauso. Para aqueles que jogaram na infância, ou até mesmo tiveram a oportunidade de experimentar os games clássicos, irão reconhecer muitas coisas como a insubstituível Green Hill Zone, Oil Ocean, Chemical Plant; os inimigos característicos que ao destruí-los, voltam à sua forma original – animais silvestres; também jamais podemos esquecer do nosso querido vilão, Dr. Robotnik e seu maquinário, que está mais engenhoso do que nunca.

As batalhas com Eggman são épicas e cheias de desafios muito diferentes do que esperar apenas o momento para acertar o inimigo. Você precisa desde manejar veículos, até controlar sua velocidade na água ou no avião para que possa ter chance de sobreviver.

Escolha seu destino/habilidade

Nesse título você poderá escolher entre 4 opções: uma jogando com Sonic e Tails, outra apenas Sonic, a próxima apenas Tails e por último, Knuckles. O primeiro você terá o auxílio de seu velho amigo e dessa vez não sofrerá com as trapalhadas dele- que te atrasavam e causavam sua morte no passado – vale lembrar que você pode jogar co-op; Segundo joga apenas com o ouriço, tradicionalmente; terceiro com a raposa, Tails, o qual tem a habilidade de voar graças a sua cauda dupla super forte; e por último Knuckles, que, além de ser veloz, tem habilidades especiais como escalar paredes e planar, o que pode trazer grandes benefícios em vários momentos.

Também encontrará o velho checkpoint – em formato de poste – e caso tenha mais de 25 moedas, será teleportado para uma das fases bônus. Nessa tela, você terá uma visão isométrica e deverá encontrar e pegar as bolas azuis, evitando as vermelhas e as vezes utilizado as amarelas para dar um salto longo.

E aí vem a velha pergunta, onde estão as esmeraldas? Pois bem, nas fases existem argolas escondidas que te levam para a segunda fase bônus. Dessa vez você precisa reunir argolas para aumentar o tempo e bolas azuis para aumentar a velocidade, sendo assim, você chegará no UFO que está com a gema. Ambos são extremamente difíceis, trazendo uma complexidade enorme e um desafio muito divertido.

Eu particularmente preferia aquela psicodelia do primeiro em que a tela e o Sonic giravam alucinantemente, ou até mesmo a do 2, onde você tinha que percorrer um longo caminho num half pipe, mas são preferências pessoas, o que não desmerecem nem descaracterizam as escolhas dos desenvolvedores.

Neo-retrô

De tudo que o jogo remete ao clássico, umas das mais importantes características é o visual. A SEGA e os produtores – inclusive o diretor de Sonic Mania foi o responsável por vários jogos do ouriço não autorizados – optaram por tratar a imagem mantendo os conceitos dos 16 bits, automaticamente transportando os jogadores para os anos 90. E o mais engraçado, isso não incomoda, não traz aquele desconforto, uma por ser o Sonic, algo que veio desse berço, outra porque o jogo tem qualidade, o que ajuda muito na aceitação da parte técnica.

Outro elemento CRUCIAL que faz de Sonic Mania uma verdadeira ode a tudo o que o personagem representou ao longo dos anos. Você percebe o DNA das músicas clássicas misturadas com a qualidade dos instrumentos e melodias modernas. Saber reconhecer as músicas que você ouvia quando criança é uma recompensa impagável, a qual poucos jogos tem essa moral.

O jogo talvez peque um pouco no quesito replay, que apesar de não ter um histórico na franquia, faria uma diferença importante. Em Sonic Mania há outros modos de jogo além da campanha da história como o Time Attack, no qual você tenta terminar a fase no menor tempo possível e por último o Competition, dessa vez com dois jogadores, necessariamente, disputando em várias fases escolhidas quem é o melhor. Infelizmente esses dois modos são pouco atrativos. Outro detalhe que faria uma grande diferença, seria se o modo competição pudesse enfrentar jogadores online e houvesse mais opções de jogo e missões diferenciadas.


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Concluindo, Sonic Mania é a verdadeira esmeralda que tanto aguardamos para jogar durante todo esse tempo. Tem carisma, tem a origem, a nostalgia e acima de tudo um jogo de alta qualidade que te traz fases desafiadoras, estágios bônus super divertidos, personagens mais do que consagrados sendo respeitados e aquela velha sensação gostosa de velocidade, de falta de controle aliada à uma música espetacular. Esse é um dos melhores Sonics já construídos e a SEGA FINALMENTE acertou em cheio.

Recomendo para TODOS.

Trailer

 

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2 respostas

  1. Compartilho da sua opinião. Para mim, Sonic é um tipo de jogo simples, que tem que ir direto ao ponto, se ficar enrolando com coisas desnecessárias, um pecado que a maioria dos jogos mais novos do ouriço estavam cometendo. Muito boa a análise.

    Enfim, também fiz a minha análise, só que em vídeo. Quem quiser conferir: https://www.youtube.com/watch?v=BOMpdqYuG10

  2. Para mim é um jogo perfeito, moderno e nostálgico (acompanho desde o Master System) ao mesmo tempo. O melhor: seus requisitos de sistema são baixos, consigo rodar num PCzinho Atom pela Steam, no Linux. Estou adorando o jogo, mas já vi que não vou conseguir todas as esmeraldas na primeira finalização, vou ter que jogar mais vezes. Excelente análise.

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