Análise | South Park: A Fenda que Abunda Força pisa fundo e supera seu antecessor

south park

Compartilhe

 

Este ano a aguardada sequência de South Park: Stick of the Truth finalmente chegou às lojas. O primeiro game, lançado em 2014, foi um marco do gênero RPG e consequentemente foi aclamado pela crítica. Após o ótimo desempenho, era evidente que as expectativas para South Park: The Fractured But Whole estariam altas.

- PUBLICIDADE -

Nós do Combo Infinito recebemos uma cópia do jogo – por cortesia da Ubisoft – e abaixo você confere o que pudemos retirar desta cômica e inovadora experiência.

South Park: A Brincadeira agora é Outra

Assim como em Stick of the Truth, novamente começamos o jogo como o “Novato“. Literalmente uma criança nova no bairro. Somos brevemente introduzidos à trama da vez: o Guaxinim precisa da ajuda de seus amigos para encontrar o Ladrão de Gatos e “receber os 100 paus” para montar sua franquia de super-heróis. Neste caso, o Guaxinim é ninguém menos que Cartman – que em meio a guerra final do jogo prévio resolve mudar a brincadeira.

- PUBLICIDADE -

Já no inicio do jogo é visível que a Obsidian e a South Park Studios tiraram o “pé do freio“. O tom e atmosfera da animação está mais parecida com os episódios reais de South Park. Todos os palavrões e trocadilhos cômicos que estavam voltados à era medieval, desta vez retornaram com força para a “era dos heróis” na trama do game.

É inclusive animador que os estúdios não tenham perdido a mão com a essência da série. Devido às críticas negativas por algumas paródias, imaginamos que algumas linhas de diálogo seriam reescritas. Mas, felizmente não foram.

Esse RPG de tabuleiro é do C@#$*&

O estilo de jogo de South Park: The Fractured But Whole está mais dinâmico. Desta vez até mesmo o cenário e a limitação de espaço podem definir o rumo de um confronto. Mas vamos partir do princípio.

Ao longo do jogo são disponibilizadas diferentes classes, cada uma com suas habilidades peculiares. Cada classe de herói oferece tipos diferentes de ataques – com diferentes limitações de espaço e efeitos. Pelo fato do cenário ser distribuído em uma espécie de tabuleiro, cabe ao jogador definir qual será a melhor combinação de ataque entre as diferentes classes adquiridas. Com isso, é possível montar um leque de ataques especiais focados em curta, média ou até mesmo longa distância.

Os combates seguem o mesmo padrão de grupos por turnos, mas o destaque de A Fenda que Abunda a Força fica por conta das interações. Durante os confrontos os personagens irão interagir com você e seu grupo. Isso acaba gerando momentos cômicos e afasta a ideia de “mesmice” por trás dos combates em turnos.

Os inimigos, apesar de inteligentes, são limitados. Infelizmente existe um nivelamento perceptível entre alguns inimigos, o que torna uma boa parte dos confrontos razoavelmente fáceis. Ainda assim, prolongar o confronto não necessariamente significa que o mesmo se tornará sem graça. Outro grande adendo ao título é a forte presença de vilões inusitados, que adiciona novos ares à experiência em combate.

Essa p*$##@ tem coisa pra c*$&#@ pra fazer

The Fractured But Whole é evidentemente maior que seu antecessor. O jogo promove ainda mais o aspecto social, fazendo com que o jogador tenha de se popularizar entre os moradores de South Park – interagindo e tirando selfies. A popularidade dos amigos do Guaxinim é importante para “criar uma franquia super f***” e esse conceito é levado à sério no jogo.

Durante a campanha, o jogador conversará com inúmeros personagens da animação, e na maior parte das cenas, o próprio game oferece o aspecto de um episódio real de South Park – e isso é incrível!

A campanha seguida à risca pode durar em média de 6 à 8 horas, porém, com a adição dos colecionáveis, da exploração e das missões secundárias, o jogo facilmente ultrapassa 30 horas de diversão.

Veredito

South Park: The Fractured But Whole é a prova viva de que há fórmulas que não devem ser mexidas – a não ser que seja pra melhor. O estilo ainda mais cômico adotado pela série cai como uma luva neste novo e dinâmico RPG.

Tanto a narrativa quanto os palavrões e situações cômicas dispensam comentários, e o título merece ser desfrutado tanto pelos fãs da animação, quanto por quem curtiu Stick of the Truth.

South Park: A Fenda que Abunda a Força já está disponível com versões para Xbox One, PS4 e PC.

Compartilhe

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

LIVES

TODOS OS DIAS

O melhor conteúdo do mundos dos Games para você! São LIVES diárias com os melhores jogos de luta, Últimos Lançamentos, Notícias, Temporadas da “Guerra das Torres (Mortal Kombat)” e da “Guerra das Ruas (Street Fighter)” com os melhores players do momento e muito mais! É só colar e mandar aquele “Salve”