Análise | Sundered é viciante, divertido e épico!

Compartilhe

Dos criadores de Jotun, a Thunder Lotus Games nos apresenta Sundered, um game que começou como mais um projeto dentro de centenas no site Kickstarter com a promessa de ser uma desafiadora aventura 2D “Action Horror” ao estilo Metroidvania. Mas afinal, o que Sundered tem de tão especial e atrativo para ter conseguido arrecadar 10 vezes que a meta definida de orçamento e porque ele merece sua atenção? Em uma rápida e resumida resposta, Sundered é um game viciante, divertido e épico, mas existem muito mais detalhes para se destacar nesse grande título, confira tudo nesta análise!

Inspirações na série Souls

- PUBLICIDADE -

Logo nos primeiros minutos do jogo, você começa a observar sutis semelhanças com a série de jogos Souls, onde o mistério e o silêncio toma conta da atmosfera do game. A história do jogo é revelada aos poucos e ainda assim, é necessário que o jogador interprete tudo o que acontece. O medo de não saber o que verá ou o que enfrentará a frente predomina em todo seu tempo de jogo, e inimigos altamente perigosos e intimidadores surgem de forma aleatória, que com poucos ataques são capazes de drenar seu HP (vida).

Em Sundered, você assume a pele de Eshe, um vagabundo em um mundo arruinado, preso em cavernas cada vez maiores, repletas de horrores de terror. Use habilidades corruptíveis para derrubar chefes maciços ao custo de sua humanidade.

As lutas contra os chefes são sempre questionadas com a pergunta: “como vou matar uma criatura dessas?”, gigantes, poderosos e intimidadores que te faz ficar pequeno visualmente, mas com as habilidades e experiencia necessária, você será mais devastador que eles. As inúmeras semelhanças com a série Souls é o ponto chave que vai te fazer viciar nesta aventura que conta com cerca de 20h de jogo e vários finais distintos.

- PUBLICIDADE -

Morrer é apenas o começo!

Resista ou renda-se, o slogan do game no qual reflete sua rotina de gameplay – morrer não é uma opção, é apenas parte do seu progresso. Você aprende com sua morte, evolui e vence! Parece ser simples, mas é necessário saber o seu limite de exploração do mundo do game.

A cada morte o mapa se reconstrói de forma procedural, dificultando ao jogador prever para onde ele deve ir, prosseguir ou enfrentar, uma mecânica que pode parecer simples, mas que afeta seu jogo efetivamente e adiciona um ponto na conta dos desafios de Sundered.

Diferente dos jogos da série Souls, quando você morre, não se perde o seu XP acumulado, permitindo que você lute para conseguir o máximo de XP possível durante uma batalha no qual você já considere perdida para assim evoluir o máximo possível de seu personagem.

Arvore de habilidades a perder de vista

Com grandes poderes, vem grandes responsabilidades… ou seria o contrário? Em um mundo perigoso como o de Sundered, é necessário sempre evoluir. Explore, lute, morra, evolua e vença. A arvore de habilidades em Sundered chega a ser tão grande que não cabe em seu monitor ou televisor. Aumente seu HP, energia, dano, escudo entre várias outras possibilidades.

Os upgrades são feitos no Santuário, uma espécie de “Safe House” (Casa Segura) do game, que te permite além de evoluir seu personagem, também te dá o acesso rápido a todos mundos abertos por você em Sundered.

É possível encontrar pearks pelo mundo para equipar em Eshe, cada peark traz uma vantagem e uma desvantagem, é preciso pensar o quão beneficente será aquela vantagem comparado a desvantagem, o game permite que seja equipado até 3 pearks simultâneos, no início do game você começa com apenas 1 slot, os últimos dois slots são destravados por meio da arvore de habilidades.

A arvore de habilidades de Sundered funciona de forma consequente, certas habilidades só são permitidas evoluir, se você tiver evoluído as outras demais habilidades que se conectam a ela na arvore. É um sistema muito empolgante que te prende durante a aventura.

A arte deste game vai muito mais além do que apenas o visual!

Sundered possui uma das mais belas direções de arte de games 2D no qual já joguei, o estilo de arte desenhado a mão é incrível, o nível de detalhe dos cenários e principalmente dos inimigos é de cair o queixo e tudo isso acompanhado de belas animações a dezenas de quadros por segundo dos seres, cenário ou do próprio Eshe. O detalhamento que a Thunder Lotus teve ao produzir as animações dos boss’s são muito boas, existe expressão e perspectiva, é de se apaixonar.

A trilha sonora é outro ponto forte da direção de arte do game, as músicas acompanham muito bem as cenas em questão, transmitindo a sensação de solidão e medo, a mesma qualidade reflete nos efeitos sonoros que por sinal, se o jogador utilizar fones de ouvido, podem ser um grande auxílio para saber a direção em que o inimigo está presente.

Replay e muita liberdade!

A dinâmica de gameplay em Sundered é muito boa, são dezenas formas de se jogar. Durante o progresso do game você irá adquirir habilidades especiais no qual podem ser corrompidas para um poder ainda mais poderoso, porém sua escolha se irá ou não corromper sua habilidade irá interferir diretamente no final do game.

As habilidades corrompidas são das trevas e cabe a você se irá se entregar as trevas para derrotar as criaturas que dominam a terra com poderes supremos ou apenas trocar por muito XP.

Não existe linearidade em Sundered, sinta-se à vontade para explorar, derrotar boss quando quiser e até mesmo partir para outros mundos mais perigosos, aqui quem manda no gameplay é você!

Mecânicas simples de se utilizar e difíceis de se dominar

Eshe, o protagonista de Sundered, é capaz de fazer os movimentos básicos além de poder rolar para determinadas direções, lhe deixando imune a ataques de qualquer inimigo durante a esquiva. Com o tempo Eshe irá adquirir novas habilidades de movimentação de acordo com progresso e escolha do jogador, todas mecânicas funcionam muito bem e conseguem ser fáceis de se entender, porém o mais importante que é a dominação de suas habilidades, poderá ser um tanto desafiador.

Devido à dificuldade do game, ter experiência com todas habilidades é de extrema necessidade para sobreviver as batalhas contra hordas, mini chefes e chefes. Algumas habilidades possuem limites, como por exemplo a esquiva que consome ponto da barra de energia de Eshe, enquanto o canhão – você adquire essa habilidade futuramente – consome plasma.

Dificuldade

Sundered traz dois modos de dificuldade – “Normal” e “Difícil”, o maior desafio no game é sobreviver as hordas de inimigos que acontecem aleatoriamente durante a exploração, geralmente alertado ao jogador por meio de um sinal sonoro, seja ele um alarme ou efeito sonoro desconhecido. Se ouvir qualquer sinal, se prepare, que irá vir todo tipo de inimigo presente naquele mundo em uma quantidade massiva. Entretanto, em algumas situações, a inteligência artificial dos inimigos comuns pode decepcionar na hora de proporcionar o desafio, dependendo do local onde o jogador se posiciona, os inimigos não conseguem se aproximar, mesmo que seja a menos de 1 metro de distância.

Os minis chefes e chefes também apresentam um nível de dificuldade considerável, com ataques e estados distintos, forçando o jogador a mudar a forma como está jogando para superar o desafio proporcionado pelo inimigo. A dificuldade irá variar também do nível de domínio do jogador com as mecânicas e habilidades, que respondem muito bem na maior parte das vezes, se você optar em jogar com joystick (no PC), corre o risco de vez em quando, Eshe realizar uma ação inversa ao que você queria, como por exemplo, descer uma plataforma, mas o protagonista acaba agachando e não realiza a ação de descer.

Outro ponto que pode facilitar na hora do gameplay, é a possibilidade do jogador se teleportar para o Santuário a qualquer momento, seja contra uma luta de hordas, minis chefes ou chefes, assim te salvando da morte e evitando que o cenário se modifique, sempre que você se teleporta ao Santuário, seu HP, plasma, elixires e vários outros atributos consumíveis são restaurados.

Conclusão

Sundered é daqueles títulos excelentes que chegam de surpresa no ano, com uma excelente direção de arte e um gameplay viciante e épico, faz com que qualquer um que goste do gênero ou até mesmo quem não goste, se apaixone pelo game. O estilo clássico de Metroidvania é seu foco e sem dúvidas é o ponto forte, trazendo aquele sentimento de querer finalizar o game diversas vezes e de formas diferentes, seja para conseguir outras habilidades e/ou conquistar um final diferente. A aleatoriedade do título, proporciona diferentes experiencias para cada jogador que se aventurar nesse sombrio e perigoso mundo de Sundered. Os seus defeitos como inteligência artificial ou controles imprecisos, são facilmente esquecido se comparado a enorme lista de aspectos de qualidade que o game nos traz. Sem dúvida, Sundered é altamente recomendado!


*Sundered será lançado no dia 28 de julho para PS4 e PC. Nossa análise foi realizada com uma versão digital do game enviada pela Thunder Lotus Games, estúdio que desenvolveu o jogo.

Compartilhe

2 respostas

  1. Mano curti o jogo e tal mas joguei horas e tive que desligar. Quando voltei nao tinha salvo nada. Não é save automático?

    1. Não sei te dizer, antes de sair eu sempre voltava ao Santuário, pode ser que ele salve apenas quando se faz isso.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

LIVES

TODOS OS DIAS

O melhor conteúdo do mundos dos Games para você! São LIVES diárias com os melhores jogos de luta, Últimos Lançamentos, Notícias, Temporadas da “Guerra das Torres (Mortal Kombat)” e da “Guerra das Ruas (Street Fighter)” com os melhores players do momento e muito mais! É só colar e mandar aquele “Salve”