Análise | Vroom Kaboom tem sua ótima proposta ofuscada por uma jogabilidade problemática

Vroom

Compartilhe

Vroom Kaboom é uma explosão de erros

Jogos de corrida com temática pós-apocalíptica fizeram bastante sucesso na década de 90. Títulos como Twisted Metal e Vigilant 8 são as maiores referências deste gênero. A junção de carros com armamentos pesados em meio a um cenário competitivo fizeram a alegria de muitos jogadores, porém este estilo de jogo se encontra escasso nos dias de hoje. Contudo, o estúdio Ratloop Games Canada teve a iniciativa de pegar este gênero competitivo e mortal com a mecânica de jogos de cartas, e assim nasceu Vroom Kaboom. O jogo traz um cenário pós-apocalítico com carros altamente modificados em confrontos explosivos. Tudo por trás de uma ótica estratégica como um bom jogo de cartas.

Bem inovador não acha? Digo… Peculiar. Mas, todas essas misturas de mecânicas não foram aproveitadas da maneira certa. O jogo não nos permite uma experiência eficaz. Sua jogabilidade travada e problemática impede que tenhamos uma ótima experiência com o jogo. Um grande potencial que desceu pelo ralo.

Uma ideia má executada

- PUBLICIDADE -

O objetivo por trás de Vroom Kaboom é o “Tower Rush with Vehicles”. Basicamente, é um jogo de cartas com defesa de torres e batalhas online, onde você deve construir seu baralho de veículos e colocá-los na batalha com outros jogadores. Cada veículo possui um nível e poder caraterístico, que deve ser utilizados de maneira estratégica na hora dos combates. Há uma grande variedade de veículos, desde tanques, helicópteros, motociclistas entre outros. Cada um com sua arma característica e seu poder.

As pistas funcionam da seguinte maneira: todas estão situadas em uma reta onde em cada extremidade há torres que devem ser defendidas e destruídas. Assim, você deve destruir a torre do adversário, mas também deve defender a sua. Quem destruir as torres primeiro, vence a partida. O jogo é composto de um modo single-player, como opções de treinamento, campanha e partida rápida, e o modo online. Nesta opção, há duelos e confrontos com equipes de dois ou três jogadores. Porém, não há jogadores para o modo, uma vez que o jogo ainda é recém lançado. Além destes modos, temos também um sistema de facções presentes neste cenário. Esta é uma das ferramentas mais interessante o jogo. Cada facção possui um deck de cartas, suas pistas e seus avatares para customizar. Temos três tipos, onde cada uma esboça uma temática em específico.

- PUBLICIDADE -

Em suma, todas essas características, aparentemente interessantes, são incapazes de criar uma experiência única e divertida ao jogador. Todavia, suas mecânicas não contribuem para transpor a real experiência que o jogo buscou passar.

Uma jogabilidade nada convidativa

O maior problema é de fato, a jogabilidade. As mecânicas colocadas nos veículos e em sua câmera não ajudam na hora das batalhas. A movimentação dos veículos é bem problemática e sua câmera panorâmica não contribui tanto. Os veículos só se movem em linha reta, logo a câmera se movimenta somente para os lados. Há situações que o veiculo fica preso em determinado local e não tem como dar a ré ou tentar tirar ele do local. A câmera trava e o veiculo explode do nada.

Enfim, são inúmeros problemas que acabam nos distanciando de uma experiência bem interessante. Particularmente, eu vi uma proposta boa no jogo e tentei desbravar. O jogo até consegue despertar interesse, mas como já havia dito, suas mecânicas não ajudam.

Um acerto em meio a tantos erros

Por se tratar de um estúdio indie, não espere belos gráficos. Mas isso não é a questão. Os gráficos de Vroom Kaboom são bons, mas seu brilho está em seus cenários bem representativos que passam um ar de nostalgia de jogos como Twisted Metal e Vigilant 8. Seu level desing é bem interessante e detalhado, trazendo um ar competitivo em meio ao caos. Cada facção tem seus próprios cenários e cada um deles é de uma atenção incrível. Sejam as pistas no deserto ou na cidade, todas possuem um aspecto único.

As explosões são outras características bem positivas no game, bem como o detalhe e a criatividade por trás de cada um deles. Motocicletas com metralhadoras, carros que saltam e que soltam ondas magnéticas – lembrando bastante Nascar Rumble. Outro aspecto que deve ser citado é o som. Este, por sinal, é bem empolgante durante as batalhas. Com um heavy metal raiz e um locutor bastante empolgado, fazendo os confrontos ficarem bem interessantes.

Uma grande oportunidade perdida

Vroom Kaboom possui uma ótima proposta, mas sua execução falha gravemente. O jogo não é ruim. No entanto, sua jogabilidade problemática acaba nos afastando de sua ideia principal. Porém, quem gosta do estilo de jogo e pretende desbravar suas mecânicas, vai conseguir se divertir. Enfim, Vroom Kaboom é mais um daqueles títulos que são bem interessantes enquanto não pegamos no controle e jogamos.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

LIVES

TODOS OS DIAS

O melhor conteúdo do mundos dos Games para você! São LIVES diárias com os melhores jogos de luta, Últimos Lançamentos, Notícias, Temporadas da “Guerra das Torres (Mortal Kombat)” e da “Guerra das Ruas (Street Fighter)” com os melhores players do momento e muito mais! É só colar e mandar aquele “Salve”