Biomutant não entrega nem perto do esperado | Análise

Biomutant

Compartilhe

Biomutant foi um dos jogos que sofreram muito com o gerenciamento de projeto. A desenvolvedora do jogo, Experiment 101, apresentou o game há muitos anos e por um bom tempo ficamos sem novidades. Também houve alguns adiamentos, o que nesse mundo sabemos que quando isso ocorre, algo está fora do eixo. Pois bem, Biomutant não prometia em nenhum momento ser um jogo AAA, ou almejar uma premiação absurda, mas escorrega mesmo no básico e entrega um trabalho cheio de falhas, escolhas ruins e problemas de prazo.

A comunicação da empresa como  consumidor deixou um pouco a desejar. Isso reflete claramente dentro do game, mostrando que o trem tinha descarrilhado.

Um RPG de mundo aberto tem que fugir disso

- PUBLICIDADE -

Um RPG de mundo aberto tem um papel muito importante na indústria dos games. São eles os responsáveis por trazer experiências longas e duradouras, bem como contar histórias mirabolantes e incríveis. Entretanto, deve-se tomar muito cuidado com as repetições. Sabemos que esse é um dos problemas mais comuns dos Open Worlds no geral, mas em Biomutant isso é elevado a um nível muito decepcionante. Primeiro que temos inúmeras missões extras idênticas, ou, no mínimo, muito similares. Os cenários são reaproveitados em TODOS os biomas. Na primeira hora de jogo até a última, explorando o cenário, você encontrará os mesmos móveis, o mesmo layout de prédios, as mesmas construções e os mesmos inimigos (esse último mudando skin e nível de força).

As missões estão em todos os lugares e se não bastasse serem repetitivas, muitas delas não empolgam e não valem a pena para o decorrer da narrativa.

- PUBLICIDADE -

Biomutant tem uma narrativa ultrapassada e desinteressante

Como disse anteriormente, os RPGs de mundo aberto são responsáveis por contar histórias fantásticas. Temos exemplos de grandes feitos que buscam trazer uma experiência narrativa para o usuário. Esse deveria ser o elemento que mais deveria brilhar em Biomutant, porém isso não acontece. A história é contada de maneira confusa, chata e sem dinâmica. Os personagens murmuram qualquer coisa e um narrador fala por cima das vozes; isso em si não é o verdadeiro problema, mas a maneira com que é feita, desmotiva o jogador a ler os diálogos e escolher as opções que, na maioria das vezes, são desnecessárias.

Essas escolhas servem, basicamente, para você definir o seu carma, luz ou trevas. A partir daí a história pode te levar para rumos diferentes e você também pode habilitar poderes diferentes. Mas mesmo assim, em nnenhum momento chega a empolgar ou fazer muita diferença no gameplay.

A temática do Kung Fu/arte marcial, era algo muito presente nos trailer, porém isso ficou de lado. Claro que há menções, há golpes e acrobacias que remetem, mas a filosofia, o ensinamento, a profundidade da arte não existe.

Biomutant poderia ter sido salvo pelo gameplay…mas não foi

Muitas vezes quando o visual do jogo não agrada, ou quando claramente as escolhas do projeto não são as melhores, o gameplay ainda pode deixar tudo pra trás. Mas infelizmente não é o que ocorre em Biomutant.

De início você escolhe estilos de personagem como: Mais habilidade no tiro, ou no corpo a corpo, intelecto, enfim. Definido isso, você pode escolher a raça do personagem, montar cor, características e tudo mais. Depois disso pronto, o jogo inicia e tem um começo altamente devagar e sem muita empolgação. Você começa a aprender os golpes, os ataques de longa distância e combinar os dois. Até aí tudo bem, porém o combate sobre pela falta de refino.

Algumas ideias de combo são boas, mas em muitos momentos há falhas de execução. As desviadas são recursos válidos e sempre funcionam, mas se você for muito além da área delimitada, o jogo entende que você está fugindo, o monstro volta pro seu local de origem e recupera a vida em 100%. Detalhe, muitas das vezes o monstro te faz uma emboscada, ou seja, vai até você, depois ele volta como se não estivesse no seu local de origem.

Para além disso, Biomutant ainda tem um ponto mais baixo

Biomutant analise

Dentre todos esses problemas, o jogo ainda possui gráficos de baixa qualidade, texturas ruins, queda de fps, crashs bem como bugs e diversos problemas que não podem acontecer nessa altura do campeonato.

O jogo, desde sua apresentação, mostrava que veríamos animais diferentes em todos os locais. Entretanto, os modelos são idênticos, com os pelos absurdamente mal feitos, a escolha do “traço” não te traz uma sensação de esmero e zero carisma.

Nem tudo são terrores

Biomutant

Biomutant consegue trazer alguns pontos positivos que vão te divertir. Um dos principais deles é a construção de armas. Ao longo do jogo, você explora muitos locais que te dão peças específicas. Elas servem pra você “craftar” armas, seja de corpo a corpo, seja de longo alcance. Esse é o grande motivador em buscar novos locais, podendo assim fazer armas cada vez mais poderosas e malucas. Você pode utilizar desentupidores,  bananas, enfim, itens dos mais diferenciados e que trazem benefícios diversos.

Outro ponto interessante de Biomutant são as montarias. No jogo você encontra várias maneiras de se locomover no cenário. Há alguns animais semelhantes ao cavalo que fazem o trajeto básico, galopando para os pontos que desejar. Contudo há invenções e veículos bem diferentes como um Mecha, uma espécie de jet-ski, submarino, uma mão mecânica, enfim, alguns outros que te darão oportunidades de adentrar em locais hostis. Algumas batalhas com os principais chefes do jogo, os Devoradores, são feitas nesses veículos. Vale destacar que são boas batalhas, pena que são poucas.

Concluindo

Biomutant é um dos jogos que estava no meu radar. Sempre tive consciência que seria um jogo mediano, mas que traria ideias boas e diferentes, profundidade e um mundo aberto que valeria a pena. Entretanto isso não aconteceu. Faltou criatividade, gerenciamento de tempo e em alguns casos, até um pouco de habilidade.

É um jogo que não funciona bem em nenhum dos aspectos primordiais de um jogo desse nível, infelizmente. Falha no gameplay, na narrativa, na construção de mundo e o que faz de bem, não consegue apagar a má impressão do resto. Tem boas intenções, o coração até estava no lugar certo, mas ficou claro que um projeto mal gerenciado pode ser desastroso.

Para mais informações, confira a página oficial da empresa.

Compartilhe

- PUBLICIDADE -

2 respostas

  1. Concordo com quase tudo, exceto no quesito gráfico, a vegetação e o ambiente aberto em geral são muito bonitos, mesmo cartoonizados, em ambientes peca um pouco sobre a repetição e sempre ambientes cinza, mas nada que esteja muito fora das tecnologias atuais, não presenciei crashs ou bugs, exceto um, onde quando ocorre um ALT TAB, ao retornar ao game, o mouse fica “desincronizado”, onde o ponteiro no jogo aponta um local mas a real posição do mouse é outra.
    No quesito gameplay, o jogo é divertido, gráficos bons mas nada de espetacular, a repetição é desanimadora nesse game, história sem profundidade e mal explorada, podia ser um título incrível mas faltou um pouco de amor à obra, ainda mais de uma que se esperava tanto.

    Minha nota seria um 6.5

    (Experiência de gameplay no PC, Configurações Máximas a 1080p)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

LIVES

TODOS OS DIAS

O melhor conteúdo do mundos dos Games para você! São LIVES diárias com os melhores jogos de luta, Últimos Lançamentos, Notícias, Temporadas da “Guerra das Torres (Mortal Kombat)” e da “Guerra das Ruas (Street Fighter)” com os melhores players do momento e muito mais! É só colar e mandar aquele “Salve”