Call of Duty: Modern Warfare revigora a franquia e é candidato a um dos melhores jogos de guerra

Call of Duty

Compartilhe

Call of Duty: Modern Warfare é um dos jogos mais aguardados do ano. Isso não apenas por sua fama incrível entre os jogos do gênero FPS, mas carrega consigo uma nostalgia única.

COD 4 MW, originalmente, foi lançado em 2007 e trouxe uma nova identidade para os jogos de tiro. Além de tudo, conectou os jogadores com momentos muito identificáveis, pois as guerras modernas acontecem todos os dias.

Call of Duty: Modern Warfare é sobre o clássico?

- PUBLICIDADE -

Call of Duty

Muitos ainda não sabem do que, exatamente, se trata esse novo COD. Primeiramente, não é um remake, não passa nem perto disso. A história conta eventos anteriormente ao jogo de 2007.

Mas, vale ressaltar, que vemos referencias a todo momento, buscando tocar o coração daquele que jogou no passado. Essa, talvez, tenha sido a jogada mais arriscada da empresa, mas conseguiram colocar elementos sólidos e interessantes para criar um elo entre as duas histórias.

- PUBLICIDADE -

Call of Duty: Modern Warfare tem uma narrativa a altura?

Call of Duty

MW de 2007 teve uma das melhores narrativas de um jogo de FPS. Buscou elementos realistas e criou uma obra ficcional fantástica. Trazer o jogo com o mesmo nome traria a responsabilidade de caprichar na campanha. Desse modo, não podíamos esperar nada diferente de algo fenomenal, e o objetivo foi alcançado.

Nesse jogo, conhecemos mais afundo o famigerado Capitão Price. Um homem notável, mas é ainda melhor como soldado. Esse personagem é a principal ligação entre as duas histórias, nos conectando instantaneamente com o que o jogo significa.

Pois bem, Call of Duty: Modern Warfare se propõe a trazer um enredo polêmico. Mais uma vez os russos tem o papel antagonista, mas eles não estão sozinhos. Um grupo conhecido como Al Qatala também é responsável por trazer o caos e desordem para o mundo. Assim, nossos soldados precisam unir forças de vários continentes, inteligências de vários departamentos, para assim enfrentar essa facção.

O nível de realismo desse jogo é absurdo

Call of Duty

Quando vamos falar de realismo, logo pensamos no gráfico. Mas antes, precisamos falar de um outro aspecto que, esse sim, faz tudo ser crível a ponto de se impressionar. Acredito que um jogo de guerra nunca me chocou tanto quanto esse Call of Duty: Modern Warfare. Cenas impactantes nos fazem acreditar que a Activision, dessa vez, teve ousadia plena.

Quando imaginamos uma guerra, sabemos pouco de como o combate acontece. Normalmente, vemos o desfecho e a mídia pinta o mocinho e o vilão. Porém, dessa vez, a gente encara a verdadeira face da guerra, com a sujeira, a desumanidade e a crueldade que é velada.

Você joga com Alex, Farah e com Sgt. Garrick. Esse terceiro te coloca numa posição muito parecida com McTavish do jogo de 2007. Quase que um novato no cargo, mas com uma responsabilidade fora do comum. Porém, com Garrick, seguindo Price, as coisas não são nada fáceis. Enfrentar russos e separatistas fica muito mais complexo quando você precisa utilizar de artimanhas e crimes de guerra para completar suas missões.

Outro elemento que contribui para esse realismo absurdo é o som e trilha sonora. A Activision e Infinity Ward criaram uma verdadeira sensação de guerra, de tiroteio, de pavor.

O visual é um estonteante

Call of Duty: Modern Warfare

Como disse anteriormente, para compor a meta inacreditável de realismo, o jogo precisaria ter um gráfico bom. Digo sem medo, Call of Duty: Modern Warfare fez um trabalho primoroso. Estamos chegando ao fim dessa geração, portanto sabemos que as empresas começam a explorar e alcançar melhores resultados visuais, mas aqui vemos algo único.

A face dos atores/personagens está representada de uma maneira perfeita. Expressões faciais, poros da pele, respiração, roupas, tudo encaixado de uma maneira redonda. Em muitos jogos vemos um cuidado extremo com os protagonistas e um descaso com NPC’s que não irão contribuir tanto com a narrativa, mas nesse caso, a Infinity Ward fez questão de caprichar em todos os aspectos.

Para quem tem um PC parrudo com placas de vídeo GeForce, há um tempero a mais. A Activision implementou o uso do Ray Tracing. Contudo, diferente de Control que fez um ótimo uso da tecnologia em reflexos espalhados pelos diversos vidros no cenário, COD MW aplica o efeito em luzes e sombras em tempo real. O resultado é tão impressionante que é difícil voltar atrás depois de ligar o efeito. Geralmente esta tecnologia exige bastante do hardware, mas em Modern Warfare o custo em desempenho é bem justo. Os ambientes ganham um senso de realidade nunca antes visto em um jogo da franquia e um dos melhores visuais da geração até agora. Vale lembrar que o PS4 e o Xbox One são incapazes de trabalhar com esta tecnologia e somente a próxima geração contará com algo semelhante. Modern Warfare é um vislumbre do que veremos no PS5 e Scarlett.

Como nem tudo são armas e rosas, alguns probleminhas de Inteligência Artificial quebram um pouco o brilhantismo do jogo. Muitas vezes, com o jogador trocando tiros pesados com o inimigo, seu companheiro atravessa a linha de fogo. Em outros casos, o soldado amigo busca um espaço para combater o inimigo, porém você já está naquele local e mesmo assim ele insiste e te empurra forçando você a sair dali. Não foram muitas vezes, mas o suficiente para ver que algo precisaria ser melhorado.

Gameplay de qualidade

cod

Não adianta ter tudo dentro dos conformes se o gameplay não for de primeira. Fiquem tranquilos, pois Call of Duty: Modern Warfare faz esse papel de uma maneira segura. Durante a campanha você tem algumas maneiras de jogar diferentes e interessantes, afinal, na guerra você precisa se virar com as armas que tem. Algumas armas diferenciadas e gadgets especiais que você utiliza durante a história, fazem toda a diferença.

Vale destacar um momento muito interessante no qual você joga com Farah. Esse é, sem dúvida, um dos momentos mais marcantes do jogo, pois você passa por uma situação tão genuína, que vale muito a pena.

MODO ONLINE

Call of Duty: Modern Warfare

Um dos motivos do grande hype em torno do novo Call of Duty foi a beta disponibilizada pouco antes do lançamento. Era possível jogar apenas alguns modos multiplayer, que já mostravam o quanto o game poderia ser divertido. A versão final traz a mesma sensação com algumas mudanças que não atrapalham a experiência. Talvez seja o melhor multiplayer de um jogo da franquia, sendo totalmente pé no chão, sem armas ou equipamentos exagerados. São diversos modos de jogo, crossplay pela primeira vez na história da saga, dando ainda mais liberdade de escolha ao jogador. A única coisa esquisita é que não é possível levar teu desempenho de um aparelho para outro. Ao jogar no PS4 e depois ir para o PC, não foi possível usar a mesma conta da Activision e configurar a mesma conta, tirando um fator de continuidade e liberdade interessante que o game poderia ter.

Para quem está jogando no PC com o Ray Tracing, recomendo desligar o efeito. Embora ele deixe tudo bem bonito, enquanto está na ação do modo online ele pode lhe roubar preciosos FPS. Logo, isso poderá resultar em mortes por detalhes de alguns segundos. Se o PC for muito poderoso, quase não sentirá diferença, mas mesmo com o efeito sendo leve em MW, como mencionamos acima, estar com o novo COD em 60 FPS é bem importante no competitivo.

Concluindo, Call of Duty: Modern Warfare é um dos jogos de guerra mais interessantes dessa geração. Ele alia uma experiência fantástica da campanha, com temas fortes e polêmicos que causam reflexão e buscam uma ideia de desmistificar a guerra, que é audaciosa. Ótimos personagens, narrativa excelente, ligação nostálgica sensacional (vai tocar seu coração). Esse COD resgata a alma da franquia e traz de volta uma história empolgante e ousada. Recomendo fortemente.

*Esta análise foi realizada através de um código gratuito de COD MW para PS4, enviado pela Activision. A versão PC foi providenciada pela Nvidia, também gratuitamente. A análise do jogo no PC foi realizada utilizando uma GeForce RTX 2080 com todas as configurações no máximo e em 4K. 

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

LIVES

TODOS OS DIAS

O melhor conteúdo do mundos dos Games para você! São LIVES diárias com os melhores jogos de luta, Últimos Lançamentos, Notícias, Temporadas da “Guerra das Torres (Mortal Kombat)” e da “Guerra das Ruas (Street Fighter)” com os melhores players do momento e muito mais! É só colar e mandar aquele “Salve”