China proíbe Battlefield 4 pelo bem da “Segurança Nacional”

Compartilhe

China-proibe-Battlefield-4O Ministério da Cultura da República Popular da China anunciou que o novo jogo da série Battlefield da Eletronic Arts foi bandio em todo seu território alegando que o conteúdo traz risco à segurança nacional, de acordo com as agências de notícias como China.com, QQ e artigos em PCGames.com.cn, o qual já foi retirado.

Veja também: Dan Stulbach e André Ramiro na versão brasileira de Battlefield 4

- PUBLICIDADE -

Os sites chineses citam um aviso que o Ministério da Cultura publicou recentemente, declarando que Battlefield 4 é  ilegal. O China.com postou o que parece ser uma screenchot do aviso:

china-bae-battlefield-4

Depois dessa hein, o que vocês acham disso? Rã, brincadeira, nós claro, traduziremos para vocês:

- PUBLICIDADE -

Ministério da Cultura: Battlefield 4 é um jogo ilegal, com conteúdo que traz perigo a segurança nacional. É um ataque agressivo a nossa cultura. Depois do banimento de BF4, nós exigimos que todos os itens relacionados ao game – downloads, Raiders, patches e notícias – sejam deletadas.

O site Polygon chegou até a EA para comentar sobre, e também contactaram a Embaixada Chinesa para obter uma cópia original do aviso. Como escrito, o Weibo, um site de mídia social chinês, proibiu as buscas de traduções para Battlefield 4. As pesquisas feitas vem sempre com o resultado: “De acordo com as leis, regulamentos e políticas, os resultados para a busca por ‘Battlefield 4’ não podem ser exibidos“. Os usuários devem buscar pelo nome “BF4“, o termo que ‘ainda’ não foi bloqueado.

Veja também: EA Games suspende TODOS os DLCs de Battlefield 4

A proibição em questão segue pelo mais recente DLC lançado intiulado “China Rising Map Pack“, o qual foi lançado para PC, Playstation 3, Playstation 4, Xbox 360 e Xbox One no começo desse mês. O conteúdo do DLC vem com 4 mapas de toda China continental. Logo após o lançamento do DLC, editoriais nos meios de comunicação chineses criticaram o jogo por ter sido usado para “descreditar a imagem de um país aos olhos de outros países“, o qual vêem como “uma nova forma de penetração e agressão cultural”.

O modo campanha de Battlefield 4 também contém uma fonte agravante, com a história focada em um antagonista chamado Almirante Chang e seu objetivo de derrubar o governo Chinês, conquistar o suporte dos Russos e começar uma guerra contra os Estados Unidos.

Parece uma bobagem ao ler, mas isso é muito mais comum do que imaginamos. O Brasil tem um histórico grande de proibição de jogos, assim como a Alemanha, Austrália e muitos outros, todos sempre alegando alguma coisa diferente, mas o principal motivo é sempre político. É complicado você julgar a diretriz de uma nação, e dizer se estão certos ou errados com a proibição de um tema que fere agressivamente suas imagens. A Alemanha sofreu muitos e muitos anos com estereótipos de vilões nazistas em todos os tipos de entretenimentos possíveis, enfrentando sempre preconceito de todos os lados. Em contra partida se você proibe um jogo, filme ou qualquer obra está ferindo direito de pessoas poderem escolher o que querem para si, ferindo diretamente a liberdade de expressão, mais conhecido como “CENSURA”. Pois é meus caros, isso é uma faca de dois “legumes”, e com certeza traqz opiniões divididas.

O que acharam dessa notícia, meus caros Combonautas? Concordam com o governo Chinês? Esse tipo de censura é válido? Comentem e comaprtilhem suas ideias.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

LIVES

TODOS OS DIAS

O melhor conteúdo do mundos dos Games para você! São LIVES diárias com os melhores jogos de luta, Últimos Lançamentos, Notícias, Temporadas da “Guerra das Torres (Mortal Kombat)” e da “Guerra das Ruas (Street Fighter)” com os melhores players do momento e muito mais! É só colar e mandar aquele “Salve”