Início do ano é marcado pela chamada “temporada de premiações” – período que concentra as grandes premiações e alguns títulos despontam como favoritos
A próxima cerimônia do Oscar acontecerá somente no dia 10 de março de 2024. No entanto, o início do ano é marcado pela chamada “temporada de premiações”. Embora as cerimônias dos principais prêmios aconteçam entre janeiro e março, o final do ano é marcado pela divulgação e lançamento de filmes que podem se destacar na temporada, depois de serem exibidos em diferentes festivais de cinema e arte ao longo do ano e ao redor do mundo (como Festival de Toronto, Cannes, Veneza, entre outros).
Além do Oscar, destacam-se entre as premiações o BAFTA (Prêmios da Academia Britânica de Cinema), o Critic’s Choice (em que os vencedores são votados por uma associação de críticos de cinema e TV de veículos impressos, digitais e televisivos), o Globo de Ouro (prêmio dado pela Associação de Imprensa Estrangeira de Hollywood aos melhores profissionais do cinema/televisão no mundo) e o SAG Awards (que é um prêmio do sindicato de atores dos Estados Unidos, que reconhece trabalhos excepcionais do cinema e da TV e que é tido como um termômetro para o Oscar).
A seguir, 6 filmes para vocês ficar de olho na temporada de premiações:
Assassinos da Lua das Flores
De Martin Scorsese e inspirado em fatos, o filme conta a história de assassinatos misteriosos ocorridos em uma comunidade de índios Osage, na década de 20.
Há chances de indicações nas categorias de direção, atuação (destaque para Lily Gladstone, que se ganhar o Oscar, por exemplo, como atriz principal ou coadjuvante, será a primeira atriz indígena a tornar-se reconhecida pela Academia), roteiro adaptado e prêmios técnicos (como fotografia, som e design de produção).
Oppenheimer
O filme dirigido por Christopher Nolan que conta os dilemas do criador da bomba atômica, J. Robert Oppenheimer, deve ser um destaque em categorias técnicas, como design de produção, som, fotografia e efeitos visuais.
Também pode encontrar espaço nas categorias de direção, roteiro adaptado e atuação (para Cillian Murphy, que dá vida ao protagonista do longa).
Napoleão
O novo épico de Ridley Scott chega aos cinemas do Brasil no dia 22 de novembro e conta as origens do comandante militar francês, Napoleão Bonaparte, e sua rápida ascensão.
O filme, que terá uma versão estendida lançada posteriormente na Apple TV, com aproximadamente 4 horas de duração, pode se destacar nas premiações nas categorias de atuação (com Joaquin Phoenix na pele de Napoleão e Vanessa Kirby, como Josefina Bonaparte, esposa do comandante).
Priscilla
Escrito, dirigido e co-produzido por Sofia Coppola, baseado no livro de memórias de 1985, “Elvis and Me”, de Priscilla Presley e Sandra Harmon, o filme é um retrato sobre a vida de Presley e seu relacionamento com o músico Elvis Presley.
O filme acabou aplaudido por 8 minutos seguidos em sua premiére mundial. Além disso, no Festival de Veneza, Coppa Volpi venceu a categoria de melhor atriz e o filme concorreu ao Leão de Ouro – prêmio máximo do festival.
American Fiction
Ainda sem data de lançamento no Brasil, “American Fiction” venceu o Festival de Toronto e trata sobre a obsessão da cultura em reduzir as pessoas a estereótipos, sobretudo, os raciais.
O filme é uma adaptação do livro “Erasure” de Percival Everett e conta com Adam Brody (de “Shazam! Fúria dos Deuses”), Issa Rae (de “Barbie”) e Sterling K. Brown (de “This Is Us”) no elenco.
Vidas Passadas
“Vidas Passadas” acompanha Nora e Hae Sung, dois amigos de infância que se separam depois que a família de Nora decide sair da Coreia do Sul. Vinte anos depois, eles se reencontram em Nova York e confrontam noções de destino, amor e as escolhas.
Da produtora A24 e bem recebido nos festivais de Sundance e de Veneza deste ano, a data de lançamento do filme acabou adiada no Brasil. Dessa forma, por ser um dos cotados ao Oscar, a ideia é lançá-lo apenas em fevereiro, para fortalecer o interesse do público.
Outros títulos em destaque
Além destes, outros filmes como “Pobres Criaturas” (dirigido por Yorgos Lanthimos – de “A Favorita’ – e estrelado por Emma Stone – “La La Land”), “Maestro” (aposta da Netflix, dirigido e estrelado Bradley Cooper) e, por fim, “Saltburn” (dirigido por Emerald Fennell – de “Bela Vingança” e estrelado por Jacob Elordi, da série “Euphoria”) também devem se destacar.
Além disso, entre os filmes nacionais, destaca-se “Retratos Fantasmas”. Trata-se do ocumentário de Kléber Mendonça (disponível na Netflix). Ele aborda o valor histórico e cultural dos cinemas de rua, entrelaçados à sua própria história. É a produção que pode representar o Brasil no Oscar.
Assim, com esta lista em mãos, é só começar a maratona e preparar a torcida para seus filmes favoritos!